Boa noite, meu filho de 9 anos foi diagnosticado com tdah, os psicoestimulantes o pioraram, quais op

2 respostas
Boa noite, meu filho de 9 anos foi diagnosticado com tdah, os psicoestimulantes o pioraram, quais opções que restam? (ficou cheios de tiques, e com medo de tudo) Ele já toma 1mg de risperidona e 10 mg de fluoxetina, é bastante impulsivo. Obrigada
Em crianças, sempre que possível, deve-se evitar o uso de remédios. Mas, certamente, muitas vezes pode haver necessidade. Quando o diagnóstico for correto, é altamente improvável que as medicações específicas para TDAH piorem o TDAH. Assim, se pioraram ou o diagnóstico foi errado ou o motivo da piora pode ter sido outro, que não a medicação. Tiques ocorrem em algumas pessoas com uso de psicoestimulantes, porém se ele está com medos excessivos, isto não deve ser resultado da medicação. Quanto ao porquê de ele estar usando também fluoxetina e risperidona, é uma informação que não tem no seu relato. Existem várias alternativas medicamentosas para tratamentos e há intervenções comportamentais que podem ser muito úteis (às vezes mais que as medicações), inclusive para TDAH. E, quanto mais nova é a criança, maior a importância da orientação sobre parentage ou seja, a ciência e a "arte" de se criar os filhos. As pessoas são adaptadas para lidar com crianças normais e relativamente fáceis, porém quando elas são difíceis e seu comportamento sai do normal, a maioria dos pais acaba comentendo erros que só pioram os comportamentos e acaba ocorrendo um círculo vicioso.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Primeiramente seria necessário rever o diagnóstico. TDAH costuma responder muito bem a psicoestimulantes como a ritalina e similares, pois são medicações bastante específicas e com efeito terapêutico positivo para esse diagnóstico. Se o paciente usou essas medicações e teve piora do quadro, é recomendado rever o diagnóstico.
Impulsividade e inquietação podem estar presentes em indivíduos com TDAH, mas são sintomas que podem também estar presentes em outros transtornos de humor e/ou do neurodesenvolvimento.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.