Boa noite meu filho de 4 anos começou a alguns tempo falar em matar todo mundo incluindo crianças, s

18 respostas
Boa noite meu filho de 4 anos começou a alguns tempo falar em matar todo mundo incluindo crianças, sei que ele não tem nem uma noção do sentido da palavra pois se machuca por exemplo a mãozinha ele diz matou minha mão mamãe!
Mais confesso que estou desesperada pois aqui em casa somos só eu e meu esposo e não falamos a nada parecido e a muito tempo deixamos de assistir algo mais adulto e só desenhos que não me aparenta maldade como patrulha canina .. Já conversei já expliquei mais não sei mais o que fazer pra ele parar ! ..
Boa tarde, acho importante a tua preocupação com o bem estar do teu filho. Nesta fase estão se desenvolvendo as relações entre as palavras, as emoções e o que elas expressam através da fala. Uma parte importante do desenvolvimento é a relação lúdica com o ambiente (seria como criar um universo próprio, onde existem as próprias regras, a própria lógica). Como você referiu, ele não compreende o sentido que essa palavra tem para os adultos, sendo importante o acolhimento e a própria explicação. Nas primeiras palavras, a criança realiza muitas repetições até compreender a se relacionar com o mundo. E em relação a matar, me parece que ele está elaborando como expressar a dor ou a raiva, algo que é natural, mas que talvez ele ainda esteja aprendendo a "transformar" isso em fala. Também é na primeira infância que a criança está aprendendo a regular as emoções sendo natural algumas situações que podem parecer desconexo ou exagerado para nos adultos. É importante ajuda-lo a se expressar de maneira saudável e acolhedora. Caso tenhas interesse em saber mais ou queira auxílio para pensar em estratégias para manejar a situação, me coloco à disposição.

Olá!!!
Crianças são muito sensíveis às reações dos pais. E quando descobrem comportamentos ou palavras que promovem impactos ficam repetindo para entender as reações dos adultos. E pode ser isso que esteja acontecendo com seu filho. Há duas coisas que sugiro que você faça: não enfatizar a situação (mostre indiferença); e use outras palavras naturalmente para descrever os fatos que ele traz, sem corrigi-lo com broncas, expressões de surpresa ou indignação. Se ele diz: matei a minha mão, apenas diga: puxa filho, machucou? Tá doendo? Vamos por um curativo para sarar…Se for impossível para você fazer isso, procure um profissional para ajudá-la.
Olá!
Seria importante um olhar sistêmico, ou seja um olhar familiar ou uma terapia de casal. A sintomatologia, qualquer que seja ela, é a expressão de algo.
Ola! As crianças são bem sensiveis e "esponjas".. e nessa idade, aprende tudo que vêem e ouve. Com certeza ele nao tem ideia do que seja matar, mas pelo que vc disse, ele relacionou essa palavra com machucar... de alguma forma, ele aprendeu isso com alguém. Por mais que achamos que "cercamos"nossos filhos para que nao aprendam coisas que consideramos errados, infelizmente nem sempre conseguimos. Acredito que voces devam ficar atentos à escola, e às pessoas que têm contato com ele, para se certificarem de onde esta saindo esse tipo de comunicação. Isso pode ser uma fase e uma forma dele de comunicar e reproduzir algo que viu... importante continuarem atento e para voce se sentir melhor, oriento a buscar uma psicologa infantil para descobrir a respeito. Espero tê-la ajudado... fiquem bem
Olá! Você disse algo que me chamou atenção: '"ele não sabe o sentido da palavra", porque utiliza de maneira incorreta: "eu matei minha mão", quando poderia ter dito que machucou. Fico me perguntando: que tal buscar entender o sentido da palavra para seu filho? Talvez compreendendo o sentido que ele dá, vocês consigam lidar melhor com seu filho. Um pouco mais além, tem o fato de ele falar em matar outras pessoas, incluindo crianças. Seria interessante - pensando no sentido da palavra para ele - verificar onde aprendeu essa palavra, quais os motivos desse matar, que """realizações""" isso traria para ele. Crianças nem sempre são tão racionais quanto nós, adultos. Isso pode dificultar nossa relação com eles. Compreender o mundo (real e imaginário) das crianças pode nos ajudar a entendê-las melhor e assim verificarmos quais nossas possibilidades com elas. Dito tudo isso, penso que seria interessante buscar um psicólogo para seu filho, de forma que esse profissional possa ajudar vocês, pais, a compreenderem melhor seu filho e também encontrarem juntos as melhores saídas para ajudar com isso. Espero ter acrescentado alguma ideia às demais apresentadas pelos colegas acima. Um abraço.
Olá. Muito importante asua atenção neste aspecto. Aparenta que ele ainda esta experimentando e conhecendo o real sentido da palavra, vale destacar que mesmo uma programação infantil apresenta, ainda que de forma não realista situações do matar e do machucar, como exemplo o desenho no Pica Pau, Tom e Jerry e Papa Léguas.
Olá. O acompanhamento psicológico já pode ser feito com a idade de 4 anos. Sugiro que busque um profissional para te orientar, bem como para fazer uma avaliação do seu filho.
Olá!! Entendo a sua angustia com essa questão, deve ser muito assustador para você como mãe. A criança está em seu pleno desenvolvimento então, muitas coisas surgirão. Com essa idade a criança ainda não tem um entendimento claro do que está falando, acaba usando palavras com um significado para dizer outra coisa. Sua interpretação das situações é muito limitada, com isso não fique tão preocupada. Acompanhe e sempre pergunte o que ele quis dizer ao falar aquela palavra. Sempre que uma situação gera algum tipo de incomodo é bom procurar algum apoio para melhor entender e lidar com a questão.
Sugiro você entrar em processo psicoterapêutico pois através da psicoterapia pode conseguir lidar com essa situação de formas diferentes, mais leves e potentes. Palavras são símbolos verbais, crianças e adultos lidam de modo diferente com isso. Sair do seu ponto de referência e tentar compreender o da criança é um exercício rico e prazeroso que pode trazer a transformação e o entendimento almejados.
Olá! Faleceu alguém na família recentemente? Ou alguém se feriu de forma mais grave? Caso isso tenha acontecido, vale a pena conversar melhor. E explicar algumas partes da situação (cuidado... Não se diz tudo, mas o suficiente para compreender o que for preciso). Às vezes também, supondo que não tenha ocorrido nada dessa natureza, vale perguntar em que situação ele associa tal fato. Entender o que significa essa palavra pra ele, entender o contexto, sabe? Quando a gente se despera, perde a condição de escuta e de perceber detalhes úteis. Não se sinta culpada. Pensa que há vezes em que vale mais a pena ouvir do que fazer sermão... Eles nem entendem... Se precisar de mais informações, fico à disposição. Até mais!
Olá! compreendo sua angustia enquanto mãe. Nessa idade ele esta construindo o repertório, talvez repetindo palavras que deve ter escutado de alguém. Observe e acompanhe a qualidade dos filmes infantis que ele esta assistindo, de repente pode não ser ofensivos para você, mas pra ele sim.
Busque construir outras possibilidades que possibilitem outros tipos de repertórios tais como: livros com histórias infantis, brincadeiras, jogos infantis para a idade dele.Se seu filho faz uso do celular, observe o que ele anda jogando, assistindo, nessa idade não é recomendado uso do celular, embora os pais por estarem muito atarefados permitem o uso, pois distraem a criança e a deixa quieta e nesse caso causando muitos danos a criança.
Peço que busque ajuda especializada e adequada para seu filho.
Espero ter ajudado.
Olá! Primeiramente o ideal é que seu filho seja avaliado por um psicólogo a fim de assegurar o que está acontecendo de fato. Muitas vezes nessa idade temos a influência de vídeos, desenhos, filmes e jogos. É importante saber tudo o que a criança assisti e tem acesso, bem como restringir e só liberar a partir da idade indicada.

Também é importante notar que a reação dos pais e familiares ao ouvir frases impactantes pode ter certa influência, pois pode "reforçar" o comportamento verbal da criança.
Olá, como vai?

Fiquei pensando sobre o que escreveu e, antes de tudo, quero que saiba que eu tenho certeza que você e o seu marido estão fazendo o melhor podem com os recursos que tem. Dito isso, acredito ser importante entender o que o seu filho quer dizer quando ele fala "matar todo mundo". Você comenta que ele relaciona com "machucar", este já é um caminho. Entender o que significa "matar" para ele é importante. Será que ele quer machucar alguém? Por que tem esse desejo? O que será que aconteceu?

Para ele, parece que "machucar" é um significado para "matar". Será que "tirar de cena" pode ser outro? Você comentou sobre matar pessoas (adultos e crianças). Será que tem pessoas que o incomodam e ele que tirá-las de cena ou está com dificuldade de lidar com elas? Essas são algumas possibilidades e você e o seu marido podem tentar entender fazendo perguntas abertas, como: Filho, como assim matar? Você consegue me explicar melhor? Você viu/ouviu alguém falando sobre isso?

Tente ter calma e paciência para entender sobre o que se trata. Como alguns colegas colocaram, nessa idade eles estão experimentando as palavras e entendendo o sentido delas. Mas se ficar difícil para vocês, busque ajuda profissional. Nessa idade é possível realizar o atendimento da criança junto aos pais ou sem eles. Há também o serviço de Orientação a Pais. Há algumas possibilidades. Fico à disposição.
O psicólogo pode ajudar a entender o que está motivando o seu filho a falar essas palavras. Pode ser que ele esteja tentando expressar alguma emoção ou sentimento que não consegue expressar de outra forma. O psicólogo também pode ajudar a desenvolver estratégias para lidar com as emoções do seu filho, para que ele possa expressar-se de forma mais saudável. Além disso, o psicólogo pode ajudar a identificar possíveis fatores de risco que possam estar contribuindo para o comportamento do seu filho, como a exposição a conteúdos adultos ou a influências externas.
Olá! É compreensível que você esteja preocupada com o comportamento do seu filho. O discurso sobre matar todo mundo, mesmo que seja apenas uma brincadeira, pode ser bastante perturbador. É importante lembrar que, aos 4 anos de idade, as crianças estão aprendendo a explorar e experimentar o mundo ao seu redor, e isso pode incluir linguagem e comportamentos que podem parecer preocupantes ou estranhos para os adultos.

Uma possibilidade é que o seu filho esteja apenas explorando palavras e comportamentos novos, sem realmente entender o significado. No entanto, se você acha que o comportamento persiste e está preocupada, pode ser útil falar com um profissional de saúde mental, como um psicólogo infantil ou pediatra, que possa avaliar se há alguma preocupação adicional.

Você pode continuar conversando com seu filho sobre por que esse tipo de linguagem pode ser prejudicial e por que não é algo que ele deve dizer. Também é importante lembrar que as crianças muitas vezes imitam o comportamento dos adultos ao seu redor, portanto, monitorar o que está sendo dito em sua casa e evitar linguagem ou comportamentos agressivos pode ajudar a reduzir a exposição do seu filho a essas ideias.
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 220
Olá. Penso que entender porque você tem necessidade que seu filho pare de falar, mesmo sabendo que o sentido não é o verdadeiro da palavra é um bom caminho. Abraço.
Acredito que é necessário uma avaliaçáo psicológica, porque o primeiro passo é entender o verdadeiro significado da palavra matar para ele. Provavelmente ele esta passando por alguma elaboraçao e tentando entender, algo difícil para uma criança como a morte. E pais nao se preocupem demais, se chamou atençao leve ao psicológo, náo crie mais tensao para a criança, nao esqueça que a criança percebe os pais e o imaginário de voces contrui o dele também. (desculpe o teclado ruim)
Abraço
Crianças não tem o lado racional (córtex pré frontal) formado, então muitas vezes pode estar repetindo algo que ouviu, assistiu, não podemos saber ao certo. Com isso, é super compreensivo entender sua angústia sobre o caso, mas lhe indico uma psicóloga infantil para fazer este acolhimento, orientações e observar\compreender os comportamentos desta criança.
Te convidamos para uma consulta: Psicologia infantil - R$ 150