Boa noite, meu esposo tem câncer de pele na parte interna do nariz, somente agora depois de 3 anos que

3 respostas
Boa noite, meu esposo tem câncer de pele na parte interna do nariz, somente agora depois de 3 anos que ele descobriu através de uma biopsia, existe possibilidade de ele se curar?
Sim. O câncer de pele apresenta ótimas taxas de controle, dependo do tipo de câncer (carcinoma baso celular, carcinoma de células escamosas, melanoma, outros..) e do tamanho do tumor, desde que tratado adequadamente. Procure um cirurgião de cabeça e pescoço.

O câncer de pele tem uma característica importante, na maioria dos casos ele é visível em fase inicial, o que permite um diagnóstico preciso (biópsia) e uma intervenção terapêutica adequada (cirurgia por exemplo). Nesse paciente relatado, a dificuldade da localização impediu o diagnóstico precoce, mas isso não quer dizer que não seja possível uma solução efetiva. Um médico especializado em cirurgia pode solucionar o problema, não apenas retirando a lesão, mas analisando o material removido para ter certeza de não ter deixado resíduos do tumor e, mais importante, orientando para identificar outros locais possivelmente acometidos e estimulando a necessária prevenção (radiação solar, fumaça de cigarro, etc)
Existem diversos tipos de câncer de pele, sendo os mais comuns: o carcinoma basocelular, o carcinoma espinocelular e o melanoma. Os dois primeiros representam a maioria dos casos. A biópsia às vezes é necessária para se saber exatamente qual tipo de câncer de pele um paciente apresenta, porém o diagnóstico do câncer de pele e do seu tipo na maioria das vezes é feito apenas através do exame clínico. Em relação ao tratamento e à cura, somente após o diagnóstico correto do tipo de câncer isso pode ser avaliado, mas de forma geral, podemos afirmar que felizmente todos os tipos de câncer de pele podem ser curados se tratados adequadamente.