Boa noite, meu colesterol ldl deu 67, colesterol não hdl deu 86, colesterol hdl 38, colesterol total

2 respostas
Boa noite, meu colesterol ldl deu 67, colesterol não hdl deu 86, colesterol hdl 38, colesterol total 124 e triglicerídeos 102. Devo me preocupar muito? pois vi que alguns estão baixos e é perigoso
Ei, boa tarde. Seria interessante saber outros dados da sua história prévia para avaliar sua saúde integralmente e não apenas os valores de colesterol. Mas, avaliando, isoladamente, não há o que preocupar. Apenas o HDL, que é o bom colesterol, que nos "protege" poderia estar melhor (ou seja, acima de 45). A melhor forma de tentar melhorar a performance do HDL é a atividade física (que, após autorizada por um médico) auxilia tanto na melhora do padrão do colesterol, quanto estado geral, previne doenças cardiovasculares e até alguns cânceres. Então, mãos à obra!!!!!

Boa noite. Analisando os seus valores de colesterol e triglicerídeos, posso entender sua preocupação. Vamos explorar isso mais detalhadamente para esclarecer o que esses números significam e como você pode gerenciar sua saúde.

Seu colesterol LDL, conhecido como colesterol "ruim", está em 67 mg/dL, o que está abaixo do limite superior recomendado de 100 mg/dL, indicando um bom controle. O colesterol não-HDL está em 86 mg/dL, que também está abaixo do limite recomendado de 130 mg/dL. O colesterol total está em 124 mg/dL, e os triglicerídeos estão em 102 mg/dL, ambos dentro dos limites normais. A única preocupação ligeira é o HDL, ou colesterol "bom", que está em 38 mg/dL, um pouco abaixo do recomendado (acima de 45 mg/dL).

O HDL é importante porque ajuda a remover o colesterol das artérias e a transportá-lo de volta ao fígado para ser eliminado do corpo. Ter níveis baixos de HDL pode aumentar o risco de doenças cardíacas, mesmo que os outros números estejam dentro dos valores normais.

Para melhorar seu HDL, a prática regular de atividade física é uma das melhores estratégias. Exercícios aeróbicos, como caminhar, correr, nadar ou andar de bicicleta, podem aumentar seus níveis de HDL. Além disso, é importante manter uma dieta equilibrada e rica em nutrientes. Inclua alimentos que podem ajudar a aumentar o HDL, como peixes ricos em ômega-3 (salmão, sardinha, atum), nozes, sementes, azeite de oliva e abacate. Evite gorduras trans e reduza o consumo de açúcares refinados e carboidratos simples, que podem baixar o HDL e aumentar os triglicerídeos.

Além disso, evite fumar e, se consumir álcool, faça-o com moderação, pois essas medidas também podem ajudar a aumentar o HDL.

Perguntas adicionais que podem ajudar na avaliação incluem: Você tem histórico familiar de doenças cardiovasculares? Está tomando algum medicamento que pode afetar os níveis de colesterol? Como está sua alimentação e rotina de exercícios atualmente?

A medicina integrativa pode proporcionar uma abordagem holística para melhorar sua saúde cardiovascular. Além das mudanças na dieta e no exercício, técnicas como a meditação e o gerenciamento do estresse podem ser benéficas, já que o estresse crônico pode afetar negativamente os níveis de colesterol e a saúde geral.

Acompanhe regularmente seus níveis de colesterol e outros marcadores de saúde com seu médico. Ele pode fornecer um plano personalizado e ajustado às suas necessidades específicas para garantir que você mantenha seu coração e sistema cardiovascular saudáveis.

Dra. Caroline Oliveira - CRM/SP 189586, Medicina Integrativa, com foco em Endocrinologia e nutrologia.