Boa Noite, já faço tratamento com fonoaudióloga há 3 anos. Sendo a Gagueira(disfemia) uma doença neu

5 respostas
Boa Noite, já faço tratamento com fonoaudióloga há 3 anos. Sendo a Gagueira(disfemia) uma doença neurológica, existe algum tratamento medicamentoso, mesmo auxiliar, para a gagueira?
BOA TARDE!! OS TRATAMENTOS MEDICAMENTOSOS SÃO RECEITADOS PELO MEDICO E SUGERIDOS PELA FONOAUDIÓLOGA,EM CASOS DO PACIENTE APRESENTAR UM QUADRO DE ANSIEDADE AUXILIADO AO PROCESSO DE GAGUEIRA. SEMPRE COM ORIENTAÇÃO MEDICA

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá.
Nós Fonoaudiólogas trabalhamos com a reabilitação e a medicação é escolha do médico se houver outros fatores envolvidos como transtornos da ansiedade, depressão, fobia social, etc, e ainda em caso de comorbidades, ou seja, outras patologias associadas.
A maioria dos pacientes que atendo não necessita de medicação porque mesmo sendo neurológico é uma condição que precisa de estímulos certos. Em outras palavras, mesmo se for o caso de usar algum medicamento este não substitui a Fonoterapia. Continue firme. Terapia para Disfluência é demorada mesmo. É um processo longo, mas que vale a pena.
Boa tarde. Sim, existe tratamento medicamentoso, mas via de regra seu efeito dura apenas enquanto os remédios são utilizados, o que significa que para manter a melhora na fluência o uso deve ser contínuo. Para maiores esclarecimentos, procure um psiquiatra ou neurologista especializado em transtornos do espectro obsessivo-compulsivo, mas lembre-se que o ideal é associar a medicação com o tratamento fonoaudiológico e/ou psicoterapêutico. Abraços!
Medicamento tira o sintoma, mas não resolve a causa.
Sugiro que procure, além da fono, um psicoterapeuta, quem sabe sua gagueira tenha também fundo emocional.
Pela minha prática, observo que a gagueira tem a ver com insegurança, que gera ansiedade. Acredito que a psicoterapia e o tratamento com terapia complementar podem ajudar a trabalhar a causa da gagueira e não apenas o sintoma. Isso trará sem dúvida um resultado ainda melhor.

Especialistas

Elmy Théssia Almeida Correia

Elmy Théssia Almeida Correia

Fonoaudiólogo

Marabá

Anne Maryse do Lago

Anne Maryse do Lago

Fonoaudiólogo

São Paulo

Larissa Luppe Pompêo

Larissa Luppe Pompêo

Fonoaudiólogo

Valinhos

Ana Julia Leite Xavier

Ana Julia Leite Xavier

Fonoaudiólogo

Aracaju

Leandro Morioka

Leandro Morioka

Otorrino

Jataí

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 113 perguntas sobre Gagueira
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.