Boa noite, fiz cirurgia de escoliose quando tinha 15 anos, hoje estou com 35, mas a minha coluna não

4 respostas
Boa noite, fiz cirurgia de escoliose quando tinha 15 anos, hoje estou com 35, mas a minha coluna não corrigiu. Fui ao ortopedista e fiz exames e raio x, e ele disse que só resolveria com uma nova cirurgia, mas que tambem poderia não corrigir 100%. Quero fazer a cirurgia, mas to com um pouco de receio. Que me podem dizer?
Olá tudo bem! É importante mais informação para uma melhor explicação sobre o tratamento da escoliose citado. Outro dado importante sobre a cirurgia de coluna para a escoliose é a seguinte: O paciente tem dor ou não hoje? Houve melhora do alinhamento da coluna com a última cirurgia? Como está alinhamento da coluna hoje, melhor, pior ou igual após a última cirurgia? Outro ponto, é importante que o paciente converse com o seu médico para saber, se de fato vai haver ganho de alinhamento e/ou diminuição ou sumiço das dores. É muito importante nessa fase de tratamento como em todos as outras fases, que o paciente converse com um fisioterapeuta experiente nesse tratamento, com o seu médico, e juntos busquem um caminho seguro e sem riscos futuros para o paciente.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
A cirurgia de escoliose não tem como intenção corrigir 100% a deformidade. Mesmo porque isso não é necessário para obter-se bom resultado.
O segmento da coluna que for artrodesado ficará sem movimento, e irá “estabilizar a curva”, ou seja, a escoliose não irá piorar na velocidade normal, funcionando como um modo de “segurar” a deformidade, e não corrigi-la totalmente.
O alinhamento global (de frente e de lado) é um dos parâmetros que será indicativo de boa resposta assim como a piora ou não da curva.
Consulte um especialista para fazer essas avaliações, e acredito que nenhum especialista irá “prometer” resolver 100% a deformidade, por ser arriscado, difícil em uma reoperacao e muitas vezes envolver um risco desnecessário.
Provavelmente sua curva na época já era muito rígida e com a cirurgia melhorou. Agora depois da cirurgia, que foi realizado a artrodese (consolidação óssea entre as vértebras), fica muito difícil de nova correção, pode ser que melhore mais um pouco, discuta com seu médico sobre a melhor forma de tratamento e o que você espera disso! Abraços
Busque uma avaliação funcional, às vezes correções pode minimizar os danos da cirurgia e ajudar em uma nova se for necessário.

Especialistas

Paulo Satiro de souza

Paulo Satiro de souza

Ortopedista - traumatologista

São Paulo

Agendar uma visita
Cesar Cimonari de Almeida

Cesar Cimonari de Almeida

Neurocirurgião, Especialista em dor, Médico acupunturista

São Paulo

Agendar uma visita
Dejair Xavier Cordeiro

Dejair Xavier Cordeiro

Ortopedista - traumatologista

Vitória

Agendar uma visita
Cleiton Naves

Cleiton Naves

Ortopedista - traumatologista

Rio de Janeiro

Agendar uma visita
Paulo Augusto Bonini

Paulo Augusto Bonini

Ortopedista - traumatologista

Adamantina

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 23 perguntas sobre Tratamento cirúrgico da escoliose
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.