Boa noite! Existe algum problema em fazer terapia com mais de um psicólogo? Pq a que me consulto não

17 respostas
Boa noite! Existe algum problema em fazer terapia com mais de um psicólogo? Pq a que me consulto não atua na TCC, e gostaria de fazer terapia nessa modalidade com outra, mas continuar com ela.
Olá, sim. Não é recomendado. Receber orientações de dois profissionais diferentes pode ser confuso e sobrecarregante. Diferentes abordagens podem ter recomendações ou estratégias que não se alinham perfeitamente, o que pode causar conflitos internos.
Te convidamos para uma consulta: Terapia cognitivo comportamental - R$ 120

Boa tarde. O ideal é você ter um profissional, pensando nos objetivos de trabalho e técnicas utilizadas. Você pode refletir se criou uma dependência da atual ou tem medo de trocar? Muitos profissionais trabalham com mais de uma abordagem. Por exemplo, eu amo psicanalise junguiana e atuo 90% nela. Mas também fiz aperfeiçoamentos em tcc para casos específicos que a psicanalise não atua. Se você for trocar, avalie isso antes de escolher seu novo psicoterapeuta.
Olá, como você está?
Não é nada recomendado. A psicoterapia é um processo que depende, antes de qualquer coisa, do vínculo que estabelemos com o profissional. Vínculo de confiança principalemente. E confiança significa confiar que aquele profissional está devidamente qualificado para te ajudar, a partir do seu referencial teórico, a lidar com as suas questões. Se, por acaso, você tem alguma questão de confiança em relação a profissional que te acompanha, sugiro que converse com ela sobre isso, exponha as suas questões, certamente ela saberá te orientar (:
Espero ter ajudado. Te convido a conhecer mais o meu trabalho @gidurat.psi
Um abraço!
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 250
Olá, conforme já apontado pelos colegas não seria recomendado. Acrescento que além do vínculo e das diferentes direções de tratamento a psicoterapia demanda por parte de quem está se tratando uma disponibilidade e abertura para se colocar a trabalho, manejar suas questões e considerar mudanças. Portanto considero que ao fazer o acompanhamento com dois profissionais esse envolvimento fica comprometido. O ponto de partida seria abordar seu pensamento com o seu psicólogo, converse com ele sobre seu interesse por essa modalidade e o que espera com esse outro caminho. Esse diálogo poderá te auxiliar com essa tomada de decisão. Tente ficar tranquilo para expor essa situação, somos profissionais e esse contexto faz parte da nossa prática. Provavelmente ele inclusive já percebeu que tem algum impasse atravessando o seu acompanhamento.
Olá. Conforme os colegas já mencionaram não é indicado, pois pode comprometer o vínculo com ambos os profissionais, assim como, deixar o paciente "confuso" com os diferentes manejos das psicoterapias escolhidas. Aproveite a boa parceria de trabalho terapêutico que parece existir pelos seus relatos para falar da sua vontade em ter experiência com o método TCC. Espero ter ajudado, estou á disposição!
Olá, tudo bem?
Não seria recomendado você ser acompanhada por dois profissionais psicólogos, que utilizam manejos diferentes. Uma coisa é ter o psicólogo e psiquiatra que trabalham em conjunto, num tratamento combinado.
Se você quer experimentar outro método, converse com seu terapeuta sobre o processo de vocês e se seria momento de mudanças.
Boa sorte!
Olá. Reitero a opinião dos outros profissionais, não recomendo fazer terapia com dois profissionais ao mesmo tempo, dirá de abordagens distintas.
Cada abordagem e cada profissional irá conduzir as sessões de uma maneira diferente, o que pode gerar mais dúvidas do que te ajudar.
Fazer a escolha por mudar de profissional não é fácil, mas deve sempre levar em consideração sua vontade e se a profissional que você está atualmente está suprindo as suas necessidades no momento, as vezes não está e tudo bem. Boa sorte!
Olá. Essa é uma questão complexa, que divide opniões entre os profissionais. Recomendo que converse com as profissionais envolvidas para que a transparência continue sendo um recurso presente em sua psicoterapia. De qualquer forma, a escolha ou escolhas profissionais e de como conduzir seu processo de psicoterapia cabem a você.
Não recomendaria a você ter dois profissionais de distintas abordagens. Isso pode ser confuso e comprometer o seu processo. Será importante levar isso ao profissional que já lhe acompanha a mais tempo e juntos refletirem sobre a condução de seu tratamento,
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 150
Olá! Problema talvez não seja a questão, mas qual o objetivo? Invista em quem você se identifica e faça sentido em seu processo. Essa ideia de experimentar linhas da psicologia pode cair num discurso neoliberal de "aula experimental" e desrespeita os profissionais que estão destinando seu tempo de trabalho para o seu caso. Acredito ser uma questão de ética...sua!
Olá! Imagino o respeito e conexão que você tem pela Psicóloga atual e o conflito de buscar uma Psicóloga de outra abordagem como da TCC. O que você busca exatamente no tratamento com a TCC? Poderia ser conseguido em um curso de treinamento específico? Tem algo com a psicoterapia atual que você não tem percebido avanço/melhora? Desejo que encontre respostas e mesmo que tenha dúvida, decida e lembre-se que vai ter possibilidade de mudar caso perceba que a estratégia não deu certo.
Abraço,
Olá, a contraindicação é que um processo terapêutico é pautado em uma formulação, ou seja, um caminho personalizado exclusivamente para você. Dois profissionais podem pensar de maneira muito diferente a mesma demanda, principalmente se não seguirem o mesmo referencial teórico. Talvez, seja importante o questionamento do que te leva a desejar conhecer a TCC. Além disso, importante você conversar isso com a sua terapeuta atual. Ela pode te orientar com mais cuidado e completude. (Ela não irá ficar brava, ou, pelo menos, esperamos que não).
Olá! Não é recomendado ter dois profissionais atuando no seu processo psicoterapêutico que é construído exclusivamente para você, uma vez que se trata de algo individual, subjetivo. É preciso pensar o que está te levando a buscar outra abordagem. Será que o tratamento atual está trazendo resultados esperados? Talvez seja o momento de conversar com a sua terapeuta sobre o processo, o seu interesse e juntas poderem pensar em uma alternativa. Abraços
Boa noite!
Conforme já mencionado, não é recomendado ser acompanhado por dois profissionais psicólogos, além de gerar confusão, pode comprometer o vínculo entre o paciente e o psicólogo, além da conduta e abordagem de cada profissional ser diferente.
Olá! Conforme falado pelos colegas, não é recomendado, pois pode ser que os profissionais dêem direcionamentos diferentes e acabe gerando confusão. O ideal é tratar-se com um só.
Olá! Tudo bem? Espero lhe encontrar bem!
Entendo que você tenha dúvidas sobre fazer terapia com mais de um psicólogo simultaneamente. A questão é muito pertinente e reflete seu desejo de explorar diferentes abordagens terapêuticas para seu crescimento pessoal e bem-estar emocional.
Talvez pela experiência ou formação específica dos colegas anteriores eles lhe responderam como não indicado, porém lhe mostro outro modo de pensar. E vivência na prática sobre o tema.
Não existe um problema intrínseco em fazer terapia com mais de um psicólogo, desde que isso seja bem gerenciado e comunicado a todos. Alguns psicólogos, inclusive, trabalham em parceria com outros psicólogos para atuação pontual. Nos meus 25 anos de formação e experiência clínica afirmo que já vi isso acontecer, inclusive, com alguns pacientes fora do meu consultório e com muito sucesso. Cada abordagem terapêutica pode oferecer diferentes perspectivas e ferramentas que podem ser complementares no seu processo de autoconhecimento e desenvolvimento. Porém, não é para qualquer psicólogo e nem para todos os tipos de pacientes.
No seu caso específico, você mencionou que já faz terapia com uma psicóloga que não atua na Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) e que gostaria de iniciar essa modalidade com outra profissional. A TCC é conhecida por ser eficaz no tratamento de diversos transtornos, como ansiedade, fobias, depressão, através da modificação de padrões de pensamento e comportamento.
Para que essa combinação de terapias funcione bem, é fundamental que os profissionais estejam alinhados em relação ao seu plano terapêutico e combinados sobre o benefício desse tratamento. E como podem contribuir. Isso ajuda a evitar conflitos entre as abordagens e garante que as intervenções sejam complementares, e não contraditórias.
Conversar com sua psicóloga atual sobre seu interesse em adicionar a TCC ao seu tratamento é um passo importante. Ela pode oferecer insights sobre como isso pode se integrar ao trabalho que vocês já estão realizando e, possivelmente, até colaborar com a nova terapeuta ou lhe indicar um profissional para garantir uma abordagem coesa e eficaz.
Se você decidir seguir por esse caminho, gostaria de oferecer meu apoio na através dessa abordagem terapêutica. Estou à disposição para ajudar a explorar como a TCC pode complementar sua terapia atual e contribuir para o seu bem-estar. Se desejar, me mande uma mensagem, conte comigo, estou à disposição para lhe ajudar, agende uma consulta para conversarmos mais detalhadamente sobre suas necessidades e objetivos terapêuticos. O tratamento em conjunto pode ser realizado com atenção e cuidado especial. Uma boa avaliação do seu caso, diagnóstico e acompanhamento pode ser bem vindo.
Aguardo seu contato! Sucesso naquilo que busca e até breve!
Abraços, Psicóloga e Mestre em Psicologia Adriana de Araújo
@psicologaadrianadearaujo
Olá! O ideal é que você tenha uma única Psicóloga, mas não existe nada que proíba o paciente de ser assistido por dois profissionais. De qualquer forma, acredito que pode ser desgastante pra você ser orientado por pessoas diferentes.
O que te leva a querer iniciar o processo com outro profissional? É somente o interesse em conhecer a abordagem TCC? Creio que seja importante refletir os motivos que te levam a mudar de profissional ou ter os dois. A psicoterapeuta atual não está atendendo as suas expectativas?
Sugiro que você continue com sua psicoterapeuta, mas busque um profissional da TCC, marque a primeira sessão e avalie se você tem interesse em seguir com essa pessoa. Em contato com outro profissional você terá a oportunidade de conhecer outra abordagem e poderá decidir qual a que você se identifica melhor.
Acho interessante que você converse sobre o que está acontecendo com sua psicoterapeuta, pois acredito que ela pode te ajudar nesse processo.
Espero ter ajudado!
Abraços
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 200

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!