Boa noite, eu gostaria de saber quais as principais diferenças entre psiquiatra e psicólogo, e qual

5 respostas
Boa noite, eu gostaria de saber quais as principais diferenças entre psiquiatra e psicólogo, e qual dos dois especialistas devo procurar para fazer tratamento contra transtorno de ansiedade e/ou a síndrome do pensamento acelerado?
Olá, os dois são profissionais de saúde mental. O psiquiatra se preocupa mais em dar o diagnóstico, examinar os sintomas, pedir exames e medicar . Claro que um bom psiquiatra vai escutar atentamente o paciente a fim de que ele lhe conte tudo que sente, quando e porque mas o foco é mais a medicação.
O psicólogo desenvolve o método de psicoterapia, vai ouvir o paciente em varias e muitas sessões, analisar sua vida, descobrir origens e causas e através de “ cura pela palavra” ou orientação psicológica e encaminhá-lo para uma vida melhor livre de sintomas e aflições. Normalmente vamos ao psiquiatra uma vez por mês até ajustar a medicação e depois mais espacadamente. Um bom trabalho
com o psicólogo são sessões semanais por pelo menos 3 meses a fim de construir um bom vínculo de confiança onde juntos possam descobrir soluções para os conflitos.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Boa noite!
O psiquiatra é um profissional médico especialista em saúde mental. Cabe a ele diagnosticar através de uma entrevista estruturada e solicitar exames quando necessário para concluir o diagnóstico. Ele pode prescrever medicamentos para tratar alguma doença como transtorno de ansiedade e, também indicar outras medidas não farmacológicas como atividade física e acompanhamento psicológico. O psicólogo é o profissional que trabalha com os conflitos internos que geram incômodos e angústias. Ele busca a origem do problemas, a raiz e tenta conduzir o raciocínio para uma elaboração saudável do problema. Não deixe de buscar tratamento, a ansiedade pode ser controlada e sua vida ter mais qualidade.
Espero ter ajudado!
Um abraço,
Dra. Adriana S. Gatti.
Olá. O psicólogo é aquele que irá "escutar" o paciente. Muitos dos conflitos psíquicos são melhor elaborados pelo fato do sujeito fazer um bom uso da fala e a dirigir a um profissional que possa intervir a partir da escuta. À medida que o processo tenha continuidade, geralmente ocorrem modificações na queixa inicial e surgem novas questões. Em outros casos, pode ser necessária a utilização de uma medicação para acompanhar o processo. A medicação psiquiátrica, como o nome já diz, deve ser prescrita por um psiquiatra. Ele é o médico responsável por essa prescrição. Psicólogo e psiquiatra trabalham muito em parceria. Há sujeitos que preferem iniciar um tratamento com o psicólogo; outros buscam primeiro na medicação uma melhora para seus sintomas. Ambos podem auxiliar, de forma diferentes.
Ambos profissionais são capacitados para o tratamento de transtornos de ansiedade, porém de formas distintas. O Psiquiatra é um médico com especialização em psiquiatria e, como tal, é responsável pelo diagnóstico e prescrição de medicações específicas para o tratamento. É importante frisar que somente o psiquiatra pode prescrever tais medicações e avaliar riscos e possíveis efeitos colaterais, ajustando dosagens e frequencia da medicação prescrita. Em hipótese alguma aceite o remedinho que a vizinha ou parente tem na gaveta, ok.
Já o psicólogo vai buscar, junto com o paciente, as causas emocionais e ambientais envolvidas nos transtornos. Entre os psicólogos você vai encontrar algumas diferenças na técnica utilizada, sempre embasada em princípios teóricos, tais como Psicanálise, TCC, etc.
Nem sempre é necessário o uso de medicação, mas sempre é bom fazer psicoterapia para entender e aprender a lidar com as emoçoes e com as dificuldades que fazem emergir a ansiedade.
Tanto o psiquiatra quanto o psicólogo poderá te ajudar neste momento. Em alguns casos de transtorno de ansiedade, o processo terapêutico será suficiente para a compreensão das causas do sintoma, porém em outras situações, há necessidade de avaliação psiquiátrica, pois poderá ser necessária a prescrição de alguma medicação, até mesmo para um melhor resultado do processo terapêutico.

Especialistas

Amanda Vitória Pereira da Silva

Amanda Vitória Pereira da Silva

Psicólogo

João Pessoa

Mônica Quintão

Mônica Quintão

Psiquiatra, Médico clínico geral

Cuiabá

Sara Guerra

Sara Guerra

Psicólogo

Belo Horizonte

Douglas Renato Strozi

Douglas Renato Strozi

Psicólogo

Catanduva

Patrícia Moreira

Patrícia Moreira

Psicólogo

Manaus

Bianca Caroline Secco Silva

Bianca Caroline Secco Silva

Psicólogo

São Paulo

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 251 perguntas sobre Transtorno da ansiedade
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.