Boa noite! Eu fiz a cirurgia para retirada da endometriose em abril..foi muito tranquila graças a Deus..Mas

3 respostas
Boa noite! Eu fiz a cirurgia para retirada da endometriose em abril..foi muito tranquila graças a Deus..Mas no pós operatório estou tendo incômodos em baixo do abdomen mais ou menos 5 dias dias que término de menstruar. É normal?
Olá. Sempre siga as orientações pós-operatórias do seu médico. Esclareça todas as suas dúvidas.
Ter endometriose não é igual a fazer cirurgia. O objetivo do tratamento é melhorar a dor pélvica, dor na relação sexual e cólicas menstruais. Com isso, você terá uma melhora na sua qualidade de vida e no seu bem estar.
Para você conseguir este objetivo, as medicações anticoncepcionais e hormonais podem ser usadas no controle dos sintomas e tratamento.
Na falha do tratamento medicamentoso, a cirurgia deverá ser considerada. Fazer a cirurgia não significa ficar livre da endometriose.
O bloqueio hormonal pode ser necessário mesmo após a cirurgia. Você está usando alguma medicação anticoncepção ou hormonal? Esse tratamento poderá ser feito com medicações anticoncepcionais via oral, injetável, implante, anel vaginal, DIU.
Esse tratamento visa manter o controle da dor pélvica e das cólicas menstruais obtido com a cirurgia. E discutível se o uso dessas medicações evitará o avanço da doença.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Sim. A endometriose não tem cura. Doença crônica imunológica. A cirugia não te cura. Alivia os sintomas mas o tratamento se faz necessário. Ideal é vc não sangrar. Endometriose não deve ficar sem controle. Procure o seu médico.
Bom dia ! Tudo deverá ser avaliado conforme a necessidade de cada caso . Sugerimos exames pós operatórios com 30/40 dias após cirurgia e acompanhamento de 6 em 6 meses , porque normalmente incômodos podem se perdurar por 6 meses , até mesmo 1 ano . Se os sintomas estiverem aumentando sem regressão alguma de melhora , deve ser realizado uma investigação mais aprofundada para melhor avaliação.

Especialistas

Thaciana Liberato

Thaciana Liberato

Ginecologista

Maracaju

Mayara Andrade

Mayara Andrade

Ginecologista

São Paulo

Priscilla Ramalho Carnier

Priscilla Ramalho Carnier

Ginecologista

São Paulo

Daniris Meneses da Silva

Daniris Meneses da Silva

Fisioterapeuta

Recife

Keila Colussi

Keila Colussi

Fisioterapeuta

Florianópolis

Anne Rafaella Carneiro Roza

Anne Rafaella Carneiro Roza

Oncologista, Pediatra

Recife

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 779 perguntas sobre Endometriose
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.