Boa noite,estou com 62 anos, não tenho mais libido,ou seja vontade de fazer sexo, gostaria de saber

5 respostas
Boa noite,estou com 62 anos, não tenho mais libido,ou seja vontade de fazer sexo, gostaria de saber se com esse tratamento que a minha ginecologista passou, promestrieno, ela mandou usar o creme vaginal por 4semanas,1 vez por semana, volta a vontade de fazer sexo? Posso usar até acabar o creme? Obrigada
Olá. Sempre siga as orientações do seu médico. Agende a sua consulta de reavaliação e esclareça suas dúvidas.
A sua avaliação clínica através da sua história clínica, suas queixas e exame físico é fundamental para o diagnóstico e tratamento corretos.
A redução da libido pode estar relacionada a alterações hormonais como menopausa e hiperprolactinemia. Mp seu caso, a redução da libido pode estar relacionada a menopausa.
Essa alteração pode estar relacionada com o uso de medicações como os anticoncepcionais e medicações psicotrópicas como a fluoxetina e a amitriptilina.
Pode estar relacionada com o seu estilo de vida, questões psicogenicas, falta de atividades físicas, questões de auto-imagem, questões relacionadas ao seu relacionamento conjugal.
O tratamento da sua alteração da libido não necessariamente é fazer o uso de mais uma medicação.
A avaliação psicológica pode lhe ajudar muito.
O promestrieno pode ajudar na melhora da libido.
Nunca inicie uma reposição hormonal sem a ajuda do seu médico. Nem todas as mulheres podem fazer a reposição hormonal. Essa medicação pode estar associada a eventos graves como trombose.
Ao prescrever uma reposição hormonal, o seu médico deverá avaliar a sua história clínica, suas queixas, seus antecedentes pessoais e familiares, seus problemas de saúde, suas medicações em uso, seu exame físico e seus exames laboratoriais e de imagem. Com isso, o seu médico saberá se você precisa de hormônios e se pode usar essas medicações
Converse com o seu médico. Agende uma consulta com o psicólogo. Inicie a psicoterapia.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Esta medicação é para melhorar a sua umidade vaginal e para você não ter dores nas relações. Não interfere diretamente na libido. A questão da sexualidade é multifatorial, envolve seu organismo mas envolve também relacionamento, educação sexual prévia, converse com seu médico ( a ) para rever a questão da libido.
Olá! A medicação prescrita (colpotrofine) é uma reposição hormonal de baixa dosagem e absorção cujo objetivo é melhorar atrofia, o ressecamento vaginal e a dor na relação, podendo, as vezes, melhorar também a libido. No entanto, não é específica para isso. A questão da sexualidade é multifatorial, envolve seu organismo mas envolve também relacionamento, educação sexual prévia, etc. Converse com seu médico. Esclareça suas dúvidas!
Olá! Tanto a redução como a inibição do desejo sexual costumam ser produzidas e/ou mantidas por fatores psicológicos. Uma vez descartadas as causas físicas através do tratamento médico, sugiro procurar um psicólogo que trabalhe com foco em sexualidade, para lhe ajudar a resolver essa disfunção. Espero ter ajudado. Boa sorte!
Olá!
Como bem frisado pelo colegas a cima, a medicação citada não atua propriamente na "recuperação" da libido. É importante que você tenha o parecer de outro profissional para ter um diagnostico mais preciso e assim começar um tratamento, caso seja comprovado causas orgânicas que estejam influenciando nessa perda da libido. Outro fator importante que precisa ser levado em consideração, são as causas psicológicas que possam, também, influenciar na libido, negativamente ou positivamente. Procure um psicologo que tenha em foco na sua atuação a sexualidade humana, ele poderá ajudar a identificar possíveis conflitos emocionais que possam atuar nessa perda. Fatores psicológicos são os maiores causadores de problemas relacionados a sexualidade de maneira geral. Se autoanalise e veja se consegue identificar algum evento que possa está contribuindo para a sua atual situação.
Qualquer coisa, estou a disposição.

Especialistas

Párvati Cortez

Párvati Cortez

Psicanalista, Psicólogo

São Paulo

Sylvia Murrieta

Sylvia Murrieta

Psicólogo, Psicanalista

Brasília

Debora Gill

Debora Gill

Psicólogo

Rio de Janeiro

Mayara Zaqueo Diniz

Mayara Zaqueo Diniz

Psicólogo

São Carlos

Arthur Andrade Alves

Arthur Andrade Alves

Ginecologista

Governador Valadares

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 210 perguntas sobre Distúrbios na libido
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.