Boa noite! Como saber se eu e meu parceiro estamos precisando fazer uma terapia pra casais?

13 respostas
Boa noite! Como saber se eu e meu parceiro estamos precisando fazer uma terapia pra casais?
O ideal é passar por uma primeira consulta. Muitas vezes o casal está em tamanha confusão mental que sequer é possível formular perguntas-chave da relação, o que dirá obter as melhores respostas. A terapia de casal, bem como terapia individual, ou a possibilidade dela deve ser considerada na prática. De outra forma, muito frequentemente, os mesmos mecanismos que ocasionam sofrimento tendem a surgir repetidamente. Para as mesmas atitudes, obtém-se as mesmas respostas. Para atitudes diferentes, respostas diferentes.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Prezad@
A pergunta já sugere uma resposta embutida. Você não faria esta pergunta se já não desconfiasse de um problema que um profissional de saúde poderia ajudar, ainda que seja um problema passageiro ou de caráter um pouco mais profundo. Normalmente, manifestações de perda de interesse afetivo-sexual, violência física, subjetiva ou desrespeito no relacionamento, conflitos sobre o estilo de educação dos filhos ou distanciamento nos objetivos de vida são as causas mais comuns. Esta avaliação pode ser feita com o próprio especialista. De todo modo, a terapia de casal parte de um acordo entre os dois e em muitos casos é desencadeada por manifestações que aparecem no comportamento dos filhos. Qualquer que seja a iniciativa de buscar alternativas que possam melhorar o relacionamento é saudável, entretanto é necessário avaliar quais profissionais podem oferecer o melhor tratamento. Procure conversar com outros casais que passaram pela mesma experiência e observe a formação do profissional.
Olá, tudo bem ? Acredito que se há um questionamento sobre a necessidade de auxílio para que o relacionamento se perpetue, é um forte indicador de que há um desencontro entre o casal. Contudo, esta medida precisa ser analisada por ambos e definida como uma vontade que os dois pares se demonstrem favoráveis. A análise é um caminho que, através de uma escuta especializada, torna-se possível que o casal possa remontar a sua história, como esta história se faz presente no relacionamento, qual o incômodo e a alegria que um causa no outro e, também, conseguir melhor avaliar se a perpetuação do relacionamento é algo do desejo de ambos, já que a terapia não vem como uma ferramenta que possui a prerrogativa anterior de fazer com que o casal continue seu relacionamento.
Espero ter ajudado e estou a disposição.
Para sua pergunta acredito que existe uma premissa, de que olhamos ao nosso derredor e vislumbramos que algo não está bem ou de acordo como estava-se caminhando anteriormente. Será que em sua pergunta não está embutida uma outra pergunta, será que a caminhada e meus anseios internos estão em conformidade com meu pensar e sentir. Se existir alguma divergência neste questionamento, deve ser explicada simplesmente se vc está feliz ou querendo ter razão com as situações vividas ou se precisa entender o que ocorre por estar sentindo algo em desalinho com isto. Acredito que se não estamos felizes e ao contrário tentando nos explicar perante as pessoas e situações, precisamos encontrar o caminho que nos leve a nossa felicidade interior. Fica uma proposição para pensar.
Como vocês estão no relacionar-se? Como você está ao relacionar-se com ele? Já conversaram sobre essa possibilidade? Se sim, os dois estariam dispostos? Se não, você estaria disposta a entrar nessa possibilidade de conscientização de si mesma sozinha em prol de se sentir melhor e talvez refletir no relacionamento? Algumas perguntas que vale a pena pensar. À disposição.
Olá! Terapia de casal é para que os cônjuges se reencontram, sexualmente, afetivamente, como companheiros na educação de filhos... Se estiverem numa dessas situações, busquem por um bom Psicólogo, sexóloga, cognitiva comportamental e hipnoterapeuta. Paz e bem!
Olá! A terapia de casal é indicada quando o relacionamento entre o casal está passando por alguma crise, onde ambos não conseguem trabalhar a questão que está desencadeando o desentendimento.
Abç
Se não estiver havendo entrosamento, se ocorrer brigas constantes e se houver mtas dúvidas de um para com o outro, é o caso de procurar um profissional
Boa tarde,
É comum o casal procurar a terapia de casal em momentos de crises que podem ser por fatores circunstanciais ou que se arrastam anos a fio. Mas que em todos estes, o casal não consiga estabelecer qualidade na comunicação do casal nem na maneira em que se relacionam.
Conflitos relacionados à grandes mudanças que exijam novos arranjos, como nascimento de filho, mudanças profissionais, desinteresse sexual, dentre outros fatores, costumam desencadear necessidade de mudanças e quando o casal não consegue estabelecer, a terapia de casal vem colaborar com eles.
A terapia de casal pode possibilitar o olhar para o outro e para relação a partir de nova perspectiva.
Vale ressaltar a importância que os dois estejam disponíveis para terapia de casal e que o profissional que os acompanhe tenha competência para tal.
Olá, meus colegas já disseram, e é verdade, o fato de perguntar já sugere algumas dificuldades. Porém eu vi sua pergunta como: "como saber se a terapia vai resolver?". Esta resposta depende muito da disposição DO CASAL para a mudança e encontrar as soluções. Fazer terapia é o resultado desta vontade. Os dois querendo, os dois decidindo buscar ajuda, os dois se comprometendo com o trabalho... os dois, sempre os dois, então funciona sim!!!! Acreditem e busquem ajuda!!!
Todo e qualquer relacionamento que envolva no mínimo duas pessoas pode gerar conflitos. Como seres humanos temos crenças diferentes e educação diferentes de nossos parceiros. Pensar diferente não é errado. Mas os casais muitas vezes sentem-se magoados ou traídos pelo fato do conjuge não concordar. Surgem sentimentos de abandono, desamparo, tristeza. Cada membro do casal quer ter razão e essa atitude gera mais antagonismo, mais briga, mais decepção. Qualquer mal funcionamento de um casal deve ser entendido, ouvido, acolhido. Cada um dos parceiros tem queixas legítimas que precisam ser compreendidas e esclarecidas. Muitas vezes o problema é externo, vem do trabalho, ou de familiares e o casal acaba se contaminando com problemas que não são exatamente seus. Vale muito ir ao profissional especialista para tentar entender o que de fato, acontece. Um relacionamento que foi unido por sentimentos importantes deve dar a mesma importância quando o vínculo destá adoecido,. Sempre vale a pena .
Quando o casal não está dando conta sozinho e está vivenciando uma série de desencontros. A terapia de casal propicia esse reencontro para a construção de uma relação melhor para ambos, em que as necessidades e os limites de casa um seja olhado.
Sou especialista em Terapia de Casal, em um modelo de trabalho diferenciado, o da equipe reflexiva (um terapeuta conduz a sessão e outro contribui com reflexões). Trazendo mais movimento e eficácia ao processo.
Qualquer dúvida ou maiores informações, me coloco a disposição.
Todos temos questões a serem resolvidas, buscamos incessantemente por respostas, não seria diferente quando se trata de relação interpessoal buscar ajuda de um profissional para ajudar a relacionar_se com o outro ou o meio que os cerca. Um relacionamento não está somente o eu e o outro mas, um universo de questões e pessoas que indiretamente estão nesse ciclo de convivência. É a soma de elementos, da história de vida, lembrando _se que temos nossa bagagem, e uma diferente da outra.Na terapia aprendemos a lidar com divergências de opiniões, ter empatia e saber lidar com os problemas e mais ainda, dar importância a eles solucionando_os ou decidir se vale a pena conviver com eles. Procurar terapia para casais é tão importante quanto a terapia individual, pois coloca as questões que são necessárias para o bom entendimento do casal e ver valer a pena a convivência com essas divergências.

Especialistas

Mirian Mateus de Cerqueira

Mirian Mateus de Cerqueira

Psicólogo

Cuiabá

Maura Galaxe

Maura Galaxe

Psicólogo

Campos Dos Goytacazes

Gisele de Brito

Gisele de Brito

Psicólogo

Jacareí

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 144 perguntas sobre Terapia de Casal
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.