Boa noite. Alguns meses atrás estava em uma batida de trabalho bem puxada, dormindo pouco ( entre 5

17 respostas
Boa noite. Alguns meses atrás estava em uma batida de trabalho bem puxada, dormindo pouco ( entre 5 a 6 horas por dia) e uma viagem longa ( mais de 4 horas no deslocamento) tomei energérico e tive uma sensação que iria desmaiar, coração desparado, tremendo, parecia que estava entrando em uma onda ( semelhante a bebida alcoolíca) naquele momento me senti muito nervoso, com medo do que poderia acontecer. Passado isso, comecei a sentir alguns sintomas com frequência ( na minha opinião de trauma por esse fato) fiquei com medo de morrer de uma hora para outra, ficava muito nervoso, o corpo inteiro tremia, coração disparado, e uma sensação que estava com a cabeça longe, não estava 100% conectado com meu corpo, imaginava eu desmaiando e via essa cena de fora e isso me causava mais medo ainda. Comecei a me tratar, fiz durante um mês e não vi muito progresso, pois, ele conversa comigo muito do que eu sentia e não chegamos a um caminho de solução que era entender o motivo disso. Comecei a fazer exercícios também para ajudar, porém depois da primeira semana, comecei a ter medo de fazer os exercícios e morrer de algo no coração ( passei por um cardiologista e meu eletro não apresentou nada). Sinto que meu corpo/mente ficou traumatizada por me sentir mal aquele dia e com isso não consigo me livrar disso. Penso praticamente 24h nesses sintomas e o que mais me prende é essa sensação por muitas vezes de estar tonto, aéreo, parece que estou perdendo os sentidos e fico com medo de desmaiar, sinto também na hora de dormir, quando estou quase pegando no nosso um susto e fico alerta, na hora de acordar a mesma coisa, quando desperto não consigo mais ficar deitado, meu coração acelera, meu corpo fica agoniado com isso. Estou na dúvida qual profissional procurar . O que pode ser isso? Sempre que relato essas coisas, fico esperando alguém que tenha ansiedade falar a mesma coisa para me tranquilizar, parece que só eu tenho esses sintomas.
Olá, espero que esta mensagem lhe encontre razoavelmente bem, apesar dos sintomas!
Ao que parece, você teve uma crise num momento de grande demanda física e mental, e realmente as crises podem gerar traumas, marcas do que nos apavorou e tememos que aconteça novamente.
Não ficou claro se procurou um processo psicoterápico, mas acredito que sim. A questão é que questões de origem mais profunda não podem ser solucionadas em apenas 4 sessões (um mês que você relatou). Vivemos numa lógica muito imediatista e as questões relacionadas à mente nos surpreendem por não acompanharem o tempo cronológico. O processo terapêutico vai visar identificar justamente o que esse acontecimento traumático pode ter engatilhado, que podem ser coisas que estavam presentes há mais tempo.
A Psicanálise busca justamente identificar e lidar com essas raízes mais profundas. Fico à disposição se quiser mais informações!

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
O que você está descrevendo parece estar relacionado a sintomas de ansiedade intensa, possivelmente crises de pânico. A sensação de desconexão com o corpo, o medo de desmaiar, o coração acelerado, tremores e o foco constante nos sintomas físicos são comuns em episódios de ansiedade e ataques de pânico.

Aqui estão alguns pontos importantes a considerar:

Crises de Pânico: Os sintomas que você relatou, como sensação de desmaio, taquicardia, tremores e uma sensação de estar "fora de si" ou "aéreo", são característicos de crises de pânico. Essas crises podem ocorrer após um evento estressante ou traumático, como a experiência que você teve com excesso de trabalho, sono insuficiente e o uso de energéticos.

Ansiedade Generalizada: Além das crises de pânico, parece que você está vivendo com uma ansiedade constante e generalizada, onde o medo de que algo ruim aconteça, como morrer subitamente, se tornou uma preocupação persistente. Essa preocupação pode estar afetando diversas áreas da sua vida, inclusive sua capacidade de relaxar e dormir.

Sensações Corporais e Ansiedade: Quando passamos por uma experiência traumática ou estressante, nosso corpo pode desenvolver uma hipersensibilidade a sinais físicos normais, como batimentos cardíacos, tontura ou sensações de desconexão. Isso pode levar a um ciclo de ansiedade, onde você começa a prestar muita atenção ao seu corpo e interpretar sensações normais como sinais de perigo.

Medo de Exercícios: Mesmo com a avaliação de um cardiologista indicando que seu coração está saudável, o medo de fazer exercícios é compreensível, dado o nível de ansiedade que você está experimentando. No entanto, esse medo pode estar reforçando a ansiedade e limitando sua capacidade de lidar com o problema.

Recomendo procurar ajuda de um psicólogo especializado em transtornos de ansiedade e ataques de pânico. A psicoterapia tem se mostrado muito eficaz no tratamento de ansiedade, ajudando a pessoa a entender e modificar os padrões de pensamento que perpetuam o ciclo de medo e pânico. Além disso, um psiquiatra pode ser consultado para avaliar a necessidade de medicação, se for o caso.

Gostaria de convidá-lo para uma sessão de psicoterapia. Na terapia, podemos trabalhar juntos para identificar as raízes de sua ansiedade, explorar suas experiências e desenvolver estratégias para gerenciar e reduzir esses sintomas. A psicoterapia pode oferecer um espaço seguro para você entender melhor o que está acontecendo com seu corpo e mente, e ajudá-lo a retomar o controle de sua vida.

Se estiver interessado, podemos agendar uma sessão inicial para discutir suas preocupações e necessidades mais detalhadamente.
Te convidamos para uma consulta: Tratamento da síndrome do pânico - R$ 150
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.
Sinto muito por saber que você está passando por esses sintomas tão desconfortáveis. Pelo que você descreveu, parece que a crise que você teve após consumir o energético te deixou muito assustado, e desde então, a percepção aguçada que você tem do seu próprio corpo está gerando mais ansiedade e alimentando esses sintomas. É importante lembrar que o que você está sentindo é algo que muitas pessoas com ansiedade também experimentam. Sintomas como sensação de tontura, coração acelerado, sensação de estar "fora do corpo" ou "aéreo" são comuns em estados de ansiedade, especialmente quando o corpo está em constante estado de alerta, como se estivesse sempre esperando por um perigo iminente. O ideal seria procurar um psicólogo para iniciar um tratamento focado na ansiedade. Um profissional pode te ajudar a entender melhor o que está acontecendo, identificar os gatilhos que causam esses sintomas e desenvolver estratégias para lidar com eles de maneira mais saudável. A psicoterapia pode ser um ótimo caminho para te ajudar a recuperar a sensação de controle sobre o seu corpo e a sua mente.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 150
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.
Olá! O que você relata após o acontecido com o energético parece uma crise de pânico que nada mais é do que um medo exagerado e irreal que algo de ruim aconteça, esse pânico provavelmente tem te deixado em estado de alerta constante levando à uma ansiedade, diante disso, aconselho que busque um psicólogo/ psicanalista para ter um espaço de escuta sensível e acolhimento para esse sofrimento. Faça entrevistas como forma de encontrar um profissional com o qual se identifique e confie, isso fará toda a diferença para conseguir dar continuidade ao processo terapêutico, pois conseguir elaborar nossas questões para que o sintoma não seja mais a única forma do nosso inconsciente (parte do nosso psiquismo que está esquecida, mas que diz sobre nós e nosso modo de funcionamento) se presentificar demanda paciência com nós mesmos, tempo e vínculo bem estabelecido com o psicanalista. Espero ter ajudado, estou á disposição
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.
Olá! Diante do seu relato parece ter tido uma crise de pânico gerada pela ingestão do energético e sensações causadas posteriormente. O seu corpo criou um alerta e esses sintomas de ansiedade que muitas pessoas sentem. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, o Brasil é o país em que as pessoas mais apresentam sintomas de ansiedade. Compreendo que em um mês não é possível encontrar a causa e resolver o problema. O processo de terapia exige paciência e comprometimento, ainda que sabemos o sofrimento pelo qual passa. Aconselharia a procurar outro profissional ou o mesmo se desejar e continuar com o tratamento que o ajudará na minimização ou até exclusão destes sintomas que estão afetando a sua vida. Sou especialista em saúde mental e fico à disposição.
Olá! Sinto muito que esteja passando por isso, mas fico feliz que tenha buscado ajuda por aqui. Pelo seu relato me parece que você sofreu um trauma no período que consumiu energético para dar conta da demanda e isso gerou marcas na sua saúde física e emocional. Os sintomas que relata são compatíveis com uma crise de ansiedade e/ou pânico. As crises acontecem em momentos de extremo estresse e sintomas físicos aparecem junto aos emocionais. É possível identificar que você está tendo pensamentos catastróficos que fazem com que você tenha medo de sentir medo e esse pensamentos potencializam os sintomas. Sinto muito que você tenha iniciado a terapia, mas não tenha tido evolução. Me parece que você não teve oportunidade de ter acesso as estratégias de enfrentamento para lidar com a situação e ter alívio dos sintomas e justamente por isso não foi satisfatório. No seu caso essa questão é de extrema importância. Você precisa identificar quais são os pensamentos e emoções que vem a tona antes de ter os sintomas físicos citador por você. No seu relato foi possível identificar os sintomas físicos que estão acontecendo, mas os sintomas emocionais também precisam ser acessados e isso só é possível através da psicoterapia. Após refletir sobre os pensamentos, você terá a oportunidade de identificar se eles são funcionais ou não e, nesse caso, eles podem ser transformados e, dessa forma, será estimulado a ter uma mudança de comportamento. Através da psicoterapia você entenderá quais os gatilhos que te levam a ter as crises e trabalhar neles na perspectiva de prevenção.
Espero que você consiga retomar o processo psicoterapêutico com um profissional qualificado e tenha melhora dos sintomas.
Em alguns casos também pode ser necessário a avaliação de um médico psiquiatra.
Espero ter ajudado!
Abraços
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 200
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.
Olá

Entendo o quanto esses sintomas têm sido angustiantes para você, e é muito importante que você não se sinta sozinho nesse processo. Muitas pessoas passam por experiências similares, especialmente em momentos de estresse intenso. O que você descreveu pode estar relacionado à ansiedade, mas apenas um profissional poderá fazer uma avaliação adequada.

A Psicoterapia pode ser um caminho valioso para entender melhor o que está acontecendo e encontrar formas de lidar com esses sentimentos. Um psicólogo pode te ajudar a explorar a raiz desses sintomas e a desenvolver estratégias para que você se sinta mais seguro e conectado com o seu corpo. Não hesite em procurar ajuda – cuidar da sua saúde mental é essencial. Espero que fique bem! ;)
Boa tarde. Sugiro você consultar um medico de confiança e fazer um checkup. Se for descartado causas físicas pode buscar uma terapia com psicólogo, para trabalhar essa ansiedade, pânico ou psicossomática. Teria que avaliar para ter certeza do diagnostico mas com a terapia você vai entendendo e melhorando a partir de estratégias psicoterapêuticas.
Certamente não és o único a sentir esses sintomas, mas és quem está reconhecendo para poder diminuir eles. Possivelmente esses sintomas surgiram por um acúmulo de cansaço, de autoabandono em função das demandas externas.
Às vezes basta desacelerar um pouco na vida para obter uma saúde melhor. Às vezes seguir com a terapia precisa acontecer para que consigas aprender um novo padrão de se relacionar contigo e com as demandas.
Os sintomas veem para que passemos a nos olharmos diferente.
Olá, espero que minha mensagem chegue até você e que você esteja melhor!
Complementando o que os colegas acima disseram, é importante que você se lembre que o ocorrido neste dia foi o entopim para questões que provavelmente não estavam sendo olhadas com carinho e cuidadas. Indico fortemente que você procure um profissional de saúde mental um psicólogo.
Olá! Não me parece justo que o energético seja a causa da série de sintomas que ocorreram depois dele. O estresse, falta de sono, excesso de trabalho ligado à preocupação de realizá-lo bem pode levar uma pessoa a uma estafa mental, mais conhecida como burnout. Dentro desse quadro é possível ter sintomas de crise de ansiedade, despersonalização, desrealização, entre outros. Cada caso é único e cada pessoa manifesta seu sofrimento de uma forma. O tratamento pode ser feito com uso de medicações psiquiátricas para aliviar as crises, mas é muito importante buscar uma ajuda psicológica para ajudar a lidar com a sua relação com o trabalho. Outro ponto importante é que um processo psicoterapêutico é longo, portanto é fundamental encontrar um profissional com que você se identifique e queira dar continuidade ao seu tratamento. Estou à disposição!
Seus sintomas descritos - sensação de desmaio, coração disparado, despersonalização e sensação de morte - são muito compatíveis com um ataque de pânico. Os ataques de pânico são pareamentos que nosso corpo realiza quando está em percepção subjetiva de perigo e infelizmente, podem parear com vários itens da primeira situação, se espalhando para outros contextos, por exemplo, o evento encadeador de seus anseios parece estar lincado a percepção do batimento cardíaco acelerado (quando exercita, quando acorda sobressalado).

O energético parece ter sido, segundo seu relato, apenas o desparador junto com outras variáveis como cansaço e pressão interna/externa, fatores estes que podem anunciar um funcionamento mais ansioso que também pode ser tratado e recuperado num segundo momento da terapia - outras hipoteses como burnout, depressão ou mesmo transtornos ansiosos são precoces e imprudentes, precisamos de mais informações e observar o curso, nao preocupe com isso neste momento.

Aparentemente, estás vivendo umTranstono do Pânico, visto o prejuízo, sofrimento e intensidade envolvidos.

O melhor tratamento nao é o que busca as causas - isso pouco tem efetividade nos sintomas de agora - mas o que ajuda a desparear esse anseio/medo das sensações corporeas. O trabalho um psicólogo especialista em terapia cognitiva comportamental em associação com o acompanhamento com médico psiquiatra se muito intensos os sintomas, é o mais indicado, baseado em evidencias sólidas.

Nao perca tempo, é um transtorno com protocolo bem definido e chances grandes de remissão, nao é necessário ficar em sofrimento. Desejo boa recuperação!
Te convidamos para uma consulta: Tratamento da ansiedade - R$ 100
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.

Todos os sintomas que você descreve têm a ver sim, com um sentimento de ansiedade muito, muito alto.

Posso te afirmar isso por 2 motivos: primeiro porque seu médico já descartou a hipótese de uma causa orgânica e segundo porque temos três fatores que praticamente provam que isso tem a ver com ansiedade: o excesso de estresse pelo qual o seu corpo foi submetido com esse ritmo de trabalho e viagem , a sensação que você teve quando tomou o energético e todos os sintomas subsequentes.

Então, primeiro explicando um pouco o que aconteceu com o seu corpo nesse dia:

Sempre que o nosso corpo ou mente se sente ameaçado de alguma forma, seja ela física ou psicológica, ele entra no estado de luta e fuga, como também acontece com os animais.

Quando você submete o seu corpo a um estresse tão alto quanto trabalhar demais e fazer viagens longas. E além disso, ao invés de deixá-lo descansar, você ainda toma energético para obrigá-lo a se manter acordado, ele percebe isso como uma ameaça a sua integridade física e psicológica e entra nesse estado de alerta, como se estivesse se preparando para lutar contra essa ameaça ou se for necessário, fugir.

Mas quando entramos nesse estado, o corpo se prepara para as duas situações da mesma forma.

Ele entende que precisa parecer maior e também ficar mais forte, mais atento, mais ágil, mais preparado para lutar ou fugir. E isso faz com que o cérebro mande sinais para o corpo pedindo para que ele:
Acelere os batimentos cardíacos pra bombear mais sangue e deixar a musculatura mais forte e preparada , tensione todos esses músculos, incluindo o do pescoço para podermos olhar rapidamente para todos os lados, arregale os olhos para podermos enxergar melhor...etc
E a mente fica num estado de alerta muito alto, pensando que realmente está correndo um risco muito alto, que de fato é o que está acontecendo. Só que alguns momentos quando a situação de ameaça é muito grande, o cérebro sente o maior medo de todos, que é o medo de morrer que acontece quando passando por um estresse elevado DEMAIS para o nosso corpo aguentar. Ele realmente começa a pensar que vai morrer porque esse é o maior medo do ser humano. É como ele desse um "tiute" e chegássemos no pico do nosso maior medo.

Então, não ter tomado energéticon e ter oferecido o que o seu corpo estava pedindo (descanso longo), provavelmente teria evitado esse sintoma, mas agora vamos falar dos sintomas subsequentes a essa sua situação. O teu cérebro realmente foi traumatizado, você está certo nessa hipótese. Então, agora, ele continua com medo de que isso aconteça de novo, ou seja, ele continua em estado de alerta, com receio de que tudo possa se repetir, por isso a dificuldade de dormir de relaxar.

Então qualquer coisa que te remeta àquela situação, seja trabalhar demais, tomar um energético ou qualquer elemento de memória que te lembre essa experiência, pelo mínimo que seja, pode fazer ele entrar "em tiute" novamente. Entao, resumindo, sim, é importantíssimo que agora você possa tratar essa ansiedade, tratando esse trauma principal de forma bem focada e bem específica.

E em paralelo que o profissional te ajude a encontrar estratégias para não submeter mais seu corpo a um nível de estresse tão elevado. Apenas conversar numa terapia realmente não fará efeito. Existem abordagens mais focadas e específicas para esse tipo de situação.

E uma delas é o EMDR, que é uma das abordagens mais eficientes, hoje, para tratamento de ansiedade, depressão e outras disfunções, principalmente, quando surgem assim, de uma forma tão inconsciente, intensa e difícil de controlar, porque o EMDR trata as causas dos sintomas de forma profunda rápida e neuropsicofisiológica, DIRETO na raiz do problema, direto no teu cérebro. Fico à disposição para maiores informações, mas fica tranquilo que você vai ficar bem. Só precisa realmente de uma abordagem mais específica para poder tratar isso de forma eficiente e permanente. Espero ter ajudado!
Busque um profissional que lhe inspire confiança pra sustentar o tratamento. 1 mês pode ser muito pouco tempo para notar alguma mudança no seu quadro que, a partir do seu relato, parece intenso. A psicoterapia é um processo, não costuma conceder resultados/mudanças de maneira imediata.
Parece que você passou por uma situação de exaustão e estresse que desencadeou sintomas fortes de ansiedade, possivelmente um ataque de pânico. Após uma experiência assim, é comum o corpo e a mente ficarem hipersensíveis, resultando em um medo constante de que o episódio se repita. Esses sintomas, como a sensação de estar desconectado, o medo de desmaiar e a ansiedade contínua, são sinais claros de que sua mente ainda está lidando com o trauma.

É fundamental continuar o processo terapêutico com um psicólogo especializado em ansiedade. Esse profissional pode ajudá-lo a entender o que está sentindo e a desenvolver estratégias para lidar com os sintomas. O acompanhamento médico também é importante para descartar qualquer causa física.
Olá, a descrição de seus sintomas está relacionada a possibilidade de crise aguda de ansiedade com sinais de pânico.
É importante entender, que sintomas são sinais, é como se fosse um “termômetro” de "disfuncionalidades".
Embora, não tenha ficado muito claro, o tipo de tratamento procurado, me parece que foi uma psicoterapia. Nesse caso é importante saber, que um processo terapêutico precisa de tempo, para que o terapeuta possa entender os significados dessas "disfuncionalidades".
De uma maneira geral e breve, os sintomas têm a ver com esquemas comportamentais que se tornaram disfuncionais.
Esses esquemas comportamentais têm o início de sua formação a partir do nascimento, são resultados dos nossos conjuntos de valores e paradigmas. Ocorre com relativa frequência que esses esquemas com o passar do tempo se tornam “inaplicáveis” ou disfuncionais.
Devido a isso é fundamental uma psicoterapia, para a análise desses esquemas disfuncionais e para a construção de esquemas adaptativos.
Estou à disposição para maiores esclarecimentos.
Vc provavelmente teve uma crise de ansiedade induzida pelo energético que tomou associado a excesso de trabalho. Procure um psicólogo de confiança para tratar isso.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.