Boa noite. A ansiedade pode trazer a respiração cansada ou os batimentos fortes após esforço?

6 respostas
Boa noite. A ansiedade pode trazer a respiração cansada ou os batimentos fortes após esforço?
Olá!
Pode sim, a ansiedade pode trazer sintomas físicos e fisiológicos como estes que você citou. Tendo em vista que a ansiedade é basicamente uma resposta quase automática do seu organismo, ela traz consigo estes e outros sintomas (como sudorese, palpitação, respiração ofegante, etc).

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá!
Sim, certamente.
Em vez de inspirar e expirar longamente, quem sofre de ansiedade procura encher os pulmões com respirações curtas, contribuindo para a hiperventilação. Esta, por sua vez, reduz os níveis de dióxido de carbono no sangue, podendo causar tremores, dormência nos membros, boca seca e dores no peito.
A respiração ofegante pode ser assustadora durante uma crise de ansiedade, deixando o ansioso tonto e confuso.
Com toda a certeza! A ansiedade desencadeia muitos sintomas físicos, como aumento do ritmo da respiração e dos batimentos cardíacos. Outros sintomas podem estar relacionados, como suor frio, principalmente nas mãos, pressão no peito, boca seca e tremores nas mãos. Durante as crises, o controle da respiração tem se mostrado eficaz para reduzir a intensidade e o tempo da crise. A longo prazo, o ideal é encarar um processo terapêutico com psicólogo, e se necessário consulta médica para uso de medicação.
Com certeza, não só esses sintomas, como outros já relatados pelos colegas. Precisamos ficar atentos principalmente nesse momento atual da pandemia com as sinalizações que nosso corpo nos mostra e tentar o máximo possível procurar alternativas que estão ao nosso dispor em casa e tratar com eexercios principalmente de relaxamento,
Olá!!! Pode sim, a respiração de forma curta traz parte destas características que você relatou. Aprender a respirar de forma mais longa pode auxiliar, e exercícios de mindfulness também auxiliam no controle da ansiedade. Entretanto, devemos levar em consideração outros pontos, como o condicionamento físico e a capacidade vascular.
Você já ouviu falar em hipnoterapia? A hipnoterapia é a terapia a base de hipnose, é claro que não substitui as medicações porém lhe revela o que está em oculto em suas emoções que estão lhe causando tamanho dano. Se quiser saber mais, entre no meu perfil e se beneficie das meditações guiadas que fiz especialmente para o controle da ansiedade. Sou Marcos Mastri hipnoterapeuta.

Especialistas

Débora Lopes

Débora Lopes

Psicólogo

Caxias Do Sul

Rosane Silva

Rosane Silva

Psicólogo

Salvador

Lisarb Ribeiro

Lisarb Ribeiro

Psicólogo

Caxias Do Sul

Jonatan Ribeiro

Jonatan Ribeiro

Terapeuta complementar

Rio de Janeiro

Amanda Yuki Nakashima de Oliveira

Amanda Yuki Nakashima de Oliveira

Psicólogo

Taubaté

Regiane A Perli Simão

Regiane A Perli Simão

Psicólogo

Atibaia

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1037 perguntas sobre Ansiedade
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.