Boa noite A 10 anos descobri que tenho malformação de Arnold Chiari, estava com 1,7 cm Pouco tem

2 respostas
Boa noite
A 10 anos descobri que tenho malformação de Arnold Chiari, estava com 1,7 cm
Pouco tempo refiz outra ressonância que contou 2,cm
Estou sentido dores de cabeça, formigamento nos braços, peso nos ombros, visão fica pulando ,
Preciso saber se aqui no Brasil existe a cirurgia que não leva a descompressão, fiquei sabendo que existe um hospital fora do país que faz essa cirurgia .
Alguém pode me ajudar.
Olá. A técnica estabelecida em todo o mundo para os casos de Malformação de Chiari que necessitam tratamento é a descompressão. Existem variações nas técnicas de descompressão, mas todas tem esse objetivo. Caso você esteja se referindo à cirurgia de secção do filum terminale, preconizada por um único serviço, é importante lhe dizer que não há qualquer evidência científica consistente que dê suporte a esse tratamento. Inclusive, existe um artigo de revisão sistemática deste ano de 2020 feito por autores brasileiros, (cujo título é Chiari malformation Type I - effect of the section of the filum terminale) disponível gratuitamente na internet, que em sua conclusão diz que não existe evidência consistente para que se recomende de está técnica e que esse procedimento pode ser considerado experimental. Sugiro que seja avaliada por um neurocirurgião de sua confiança para que ele possa lhe esclarecer se tem indicação cirurgia de fato e lhe mostrar detalhadamente os benefícios da cirurgia de descompressão.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
O tratamento convencionalmente aceito para a Síndrome de Arnold Chiari I é o neurocirúrgico e atualmente, a craniectomia ou a descompressão suboccipital é o tratamento standard realizado na maioria dos centros médicos do mundo para este diagnóstico, com ou sem Siringomielia. Geralmente, tal tratamento é indicado, especialmente, para casos sintomáticos graves, porque este tipo de operação provoca mais morbidade e mortalidade do que a evolução natural da própria patologia.
No entanto, desde 1993, com a publicação da tese de doutorado do Dr. Royo Salvador (Institut Chiari e Siringomielia e Scoliosis de Barcelona), que aponta a tração caudal de todo o sistema nervoso pelo filum terminale, como a causa da ectopia das amígdalas cerebelares – entre outras anomalias – foi criado um novo tratamento, que, neste caso, é etiológico, ou seja, relacionado à causa. Isto porque, ao se seccionar cirurgicamente o filum terminale, se elimina a força da tração medular caudal responsável pelo mecanismo patológico.
Segundo a Sociedade Brasileira de Neurocirurgia Pediátrica – Departamento de Pediatria da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia - SBN 293/2019"- A análise criteriosa dos trabalhos científicos permite concluir que apenas casos excepcionais podem ser beneficiados da secção do filo terminal. Assim, de uma forma geral, a indicação cirúrgica de secção do filo terminal para o tratamento do Chiari I pode ser considerada experimental; sem comprovação
científica."

Especialistas

Thaís Melo de Paula

Thaís Melo de Paula

Neurocirurgião

Uberlândia

Anderson Batista Rodrigues

Anderson Batista Rodrigues

Neurocirurgião

São Paulo

Gustavo Bandeira Santos

Gustavo Bandeira Santos

Neurocirurgião

São Paulo

Vinicius Ricieri Ferraz

Vinicius Ricieri Ferraz

Neurocirurgião

São Paulo

Jéssica Silva

Jéssica Silva

Neurocirurgião

Rio de Janeiro

Anne Rafaella Carneiro Roza

Anne Rafaella Carneiro Roza

Oncologista, Pediatra

Recife

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 235 perguntas sobre Malformação De Arnold-Chiari
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.