Bia tarde, quebrei a tibia, tem 4 meses que fiz a cirurgia, porém não consigo colocar o pé no chão,

1 respostas
Bia tarde, quebrei a tibia, tem 4 meses que fiz a cirurgia, porém não consigo colocar o pé no chão, sinto muitas dores e meu joelho atrofio, a fisioterapeuta me disse que parece que o meu joelho atrofiou 100% é que talvez não possa andar mais, isso pode acontecer??
Lamento saber sobre a sua situação. A recuperação de uma fratura na tíbia pode ser um processo longo e desafiador, especialmente quando há complicações como dor intensa e atrofia muscular.

A atrofia do joelho e a incapacidade de colocar o pé no chão podem ser resultado de vários fatores, incluindo:

1. **Imobilização Prolongada**: Quando uma articulação ou membro não é usado por um longo período, os músculos podem enfraquecer e atrofiar.

2. **Dor e Inibição Muscular**: A dor intensa pode impedir o uso adequado do membro, levando à fraqueza muscular e atrofia.

3. **Complicações Pós-Cirúrgicas**: Infecções, falha na consolidação óssea ou outros problemas cirúrgicos podem afetar a recuperação.

4. **Adesões e Rigidez Articular**: O tecido cicatricial pode se formar ao redor da articulação, limitando o movimento e contribuindo para a atrofia.

É essencial ter uma avaliação detalhada por um ortopedista para entender melhor a causa de suas dificuldades e determinar o melhor curso de ação. Algumas possibilidades de tratamento e manejo podem incluir:

- **Reavaliação da Cirurgia e da Fratura**: Verificar se a fratura está consolidando adequadamente e se a cirurgia foi bem-sucedida.
- **Programa Intensivo de Fisioterapia**: Um plano de reabilitação mais agressivo pode ser necessário para recuperar a força muscular e a mobilidade articular.
- **Controle da Dor**: Estratégias para controlar a dor de forma eficaz para permitir maior participação na fisioterapia.
- **Exames de Imagem Adicionais**: Radiografias, tomografia ou ressonância magnética para avaliar melhor a situação óssea e articular.

Embora a situação seja preocupante, é importante lembrar que muitas vezes há soluções e tratamentos que podem melhorar a condição. Consultar um ortopedista é fundamental para obter um diagnóstico preciso e um plano de tratamento adequado.