Benzodiazepínicos rebaixam o nível de consciência?

4 respostas
Benzodiazepínicos rebaixam o nível de consciência?
Depende da dose utilizada. Depende também do grau de sensibilidade individual de cada paciente. Vale uma visita ao médico para avaliação. Um abraço.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá! Sim, isto pode ocorrer. A depender especialmente da dose e suscetibilidade de cada pessoa, que se relaciona a fatores como a idade, fármacos associados, grau de nutrição e doenças associadas. Especialmente em idosos é uma medicação muito perigosa, sendo necessário uma análise criteriosa pelo Geriatra, para determinar a real necessidade ou possibilidade de substituição.
Olá, Sim, os Benzodiazepínicos atuam no sistema nervoso alterando as funções cognitivas, o nível de alerta, e mesmo a percepção. Podem alterar o nível de consciência em maior ou menor grau dependendo do estado de alerta atual do paciente, da dosagem e da frequência da aplicação da medicação. O estado de saúde do paciente também pode predispor a um maior impacto da medicação, bem como o uso concomitante com outras substâncias neurotrópicas. Assim, tanto a dose, a frequência das tomadas, a suscetibilidade do paciente e fatores como idade, fármacos associados, a nutrição e doenças associadas podem predispor a um efeito mais ou menos intenso da medicação. É importante consultar um médico e seguir as instruções e sempre informar ao profissional sobre os sintomas.
Sim, dependendo da dosagem, do tempo de frequência de uso, da absorção e eliminação da droga pelo organismo, do uso concomitante com outras substâncias, das condições psicológicas e físicas da pessoa. O uso prolongado de benzodiazepínico pode alterar áreas cerebrais responsáveis pela cognição relacionadas a atenção, memória, velocidade de processamento de informações, percepção, planejamento e execução de tarefas, alterando o padrão de consciência da pessoa. Uma avaliação médica criteriosa precisa ser feita para que se faça uso dessas substâncias, de modo a prevenir efeitos adversos.

Especialistas

Isa Melo

Isa Melo

Psicólogo

Patrocínio

Kassiane Ben Gonçalves da Silva

Kassiane Ben Gonçalves da Silva

Psicólogo

Nova Esperança do Piriá

Vanessa Fortunato de Oliveira

Vanessa Fortunato de Oliveira

Psicólogo

São Paulo

Thialy Beltran

Thialy Beltran

Psicólogo

Brasília

Andressa Pedro Barbosa

Andressa Pedro Barbosa

Médico de família

Garopaba

Pedro Henrique Faccenda

Pedro Henrique Faccenda

Médico de família

Curitiba

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1150 perguntas sobre Depressão
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.