Bem tem vezes estou vazia, sem propósito,de achar que viver a vida e sem graça, não tenho propósito,

20 respostas
Bem tem vezes estou vazia, sem propósito,de achar que viver a vida e sem graça, não tenho propósito, desanimada, as vezes parece que não tenho identidade nem sei quem sou, as vezes tenho autoestima muito alta de achar que sou o centro, as vezes autoestima baixa , eu nunca sei quem sou
Olá, É compreensível que esses sentimentos de vazio, falta de propósito e oscilações na autoestima possam sugerir a presença de um processo depressivo ou apenas você pode está passando por um período de instabilidade emocional.

Explorar essas oscilações emocionais com um profissional de saúde mental, como um psicólogo, pode fornecer um espaço seguro para refletir sobre suas experiências, entender melhor suas emoções e desenvolver estratégias para lidar com elas de forma mais saudável.
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia - R$ 120

Olá. Recomendo buscar psicoterapia para maior compreensão de como se sente.
Olá.
Acredito fortemente que essa oscilação cause enorme prejuízo na qualidade de suas relações. Pelo seu breve relato, há um caminho de descobertas sobre você mesma pela frente, mas é preciso que você queira tomar a decisão de se conhecer.
Como disse o colega, o caminho mais seguro é mesmo aquele que possa ter o acompanhamento de um psicólogo, que a ajudará nesse processo de autoconhecimento.
Coloco-me à disposição desde já.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 189
Olá!
Sentir-se desanimado e achar que a vida não tem graça pode ser um sinal de que você está passando por um momento desafiador emocionalmente. Quando esses sentimentos são intensos e persistentes, é importante buscar ajuda profissional. Conversar com um Psicólogo pode ser um passo importante para entender e trabalhar essas questões.

A psicoterapia pode ajudar você a explorar esses sentimentos e encontrar maneiras de redescobrir seu propósito e identidade. Lembre-se de que a jornada para entender quem você é pode ser longa e cheia de altos e baixos, mas cada passo nesse caminho é valioso. Ter paciência consigo mesmo e reconhecer seus sentimentos é um primeiro passo importante.
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia - R$ 200
Olá, tudo bem? Entendo que você está passando por um momento difícil e que esses sentimentos de vazio, falta de propósito e variação na autoestima podem ser muito desafiadores. É comum, em certos momentos da vida, sentir-se perdido ou sem direção, mas é importante lembrar que esses sentimentos podem ser superados.
Primeira indicação é uma consulta com um médico para descartar alterações hormonais ou outras questões fisiológicas que podem afetar o estado emocional.
Depois a próxima indicação é uma consulta com um psicólogo para compreensão do que está havendo, seja momentâneo ou parte de um quadro emocional.
A variação na autoestima que você descreve pode ser trabalhada durante o processo psicológico para um equilíbrio emocional. Esses altos e baixos podem ser exaustivos e dificultar a manutenção de uma visão clara de quem você é.
A terapia pode ser uma ferramenta muito útil nesse processo de autoconhecimento e estabilização emocional. Através da terapia, você poderá explorar seus sentimentos e pensamentos, desenvolver estratégias de enfrentamento, fortalecer sua identidade, encontrar/criar seu propósito.
Estou aqui para lhe ajudar nesse processo. Havendo interesse, me mande uma mensagem, marque uma consulta para iniciar seu trabalho de autoconhecimento. A terapia oferece um espaço seguro e acolhedor para você explorar esses sentimentos e começar a construir uma vida mais equilibrada e satisfatória.
Cuide da sua saúde emocional. Estou à disposição. Aguardo por você! Sucesso naquilo que busca e até breve! Abraços psicóloga Adriana de Araújo @psicologaadrianadearaujo
Olá, tudo bem? Imagino que essa oscilação grande deva te deixar muito confuso e cansado né?
Imagino que todos os dias ficar atento ao que se sente e como se está deva ser muito drástico também.
Isso tudo pode ter diversas causas e pode ser tratado com um bom tratamento psicoterapêutico. Envolvimento seu com o profissional e vínculo serão a chave para o sucesso.
Se precisar de alguma coisa, estou a disposição.
Boa noite
Os extremos fala de um vazio intenso, que tem ser preenchido com a alternancia. A terapia irá auxiliar você buscar a sua verdade e fortalecer o processo de construção de sua autoestima
Boa noite. Imagino como deve ser difícil lidar com estes sentimentos.
Então, é comum você sentir todos estes sentimentos às vezes, porém, caso deseje compreender melhor sobre o que os causa, ou caso sejam sentimentos frequentes, indico que procure um profissional psicólogo e/ou psicanalista para lhe auxiliar.
Espero ter sanado a sua dúvida, e caso surjam outras fique a vontade para entrar em contato. Abraço!!
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 110
Parece que você está passando por momentos de incerteza e flutuações emocionais. É normal se sentir assim às vezes, mas pode ser útil explorar mais sobre si mesma para entender melhor seus sentimentos e identidade. Ter altos e baixos na autoestima é comum, mas trabalhar na construção de uma autoimagem mais estável pode ajudar. Consideraria conversar com um profissional de saúde mental para obter apoio e orientação? Estou aqui se precisar, abraços.
Essa falta de reconhecimento de si própria, de ausência de sentido e flutuação da autoestima sugerem que você está muito distante de si mesma, do que pensa e sente.
O processo terapêutico irá te ajudar muito a reconstruir sua intimidade consigo mesma. Mergulhe nesse processo e você tenderá a ter altas chances de preencher esse vazio que sente.
Olá, é normal sentir uma oscilação de sentimentos, mas não ao ponto de se sentir sem identidade, esse vazio e desânimo que vc menciona, seria importante entender melhor como tudo vem acontecendo e qual a frequência dessas mudanças e a terapia lhe ajudaria nesse processo de auto conhecimento, afim de ganhar uma melhor qualidade de vida
Olá. É normal termos dias bons e ruins, e diante disso, nossa humor acaba sofrendo interferências também, mas é importante avaliar como essas oscilações, o desânimo e vazio têm afetado sua vida, pois parece existir um incômodo seu em relação a essa situação que precisa ser levado em consideração, possibilitando assim, investigar e trabalhar as questões associadas aos sintomas relatados. Espero ter ajudado, estou á disposição!
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia
Sinto muito por você estar assim. Costumo dizer que precisamos nos lembrar das coisas que nos tornam humanos: nossas emoções. Quando existe uma oscilação é importante avaliar o que pode estar interferindo em seu estado de humor. Acredito que a terapia pode te ajudar muito e me coloco à disposição.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 150
Sentimentos\sensações como os seus são muito comuns na adolescência, mas podem ocorrer em qualquer fase da vida, dependendo da forma como você lida com eventuais desafios. A vida é por natureza desafiadora. Conhecer os seus limites, suas forças e fraquezas em cada situação e momento é muito importante para lidar com esse carrossel de emoções, mas é necessário também que você descarte doenças como hipotireoidismo e outras que podem afetar o humor e podem ser diagnosticadas por exames de sangue. A psicoterapia é um processo que pode te ajudar muito e um profissional atento saberá, paralelamente, te orientar e encaminhar para outros profissionais capacitados a solicitar exames para descartar causas bioquímicas dessas oscilações.
É completamente compreensível sentir-se perdida e confusa sobre sua identidade e propósito. Muitas pessoas passam por momentos assim. É importante lembrar que esses sentimentos são válidos e podem ser trabalhados. Em momentos de confusão, é útil explorar e entender melhor seus valores, interesses e o que realmente importa para você.

Refletir sobre suas experiências e emoções com o apoio de um terapeuta pode ajudar a encontrar um equilíbrio e a desenvolver uma compreensão mais clara de quem você é. Trabalhar em conjunto para explorar suas forças, desafios e o que te faz sentir viva pode ser transformador.

Lembre-se, a jornada para autodescoberta é contínua e única para cada pessoa. Não precisa enfrentar isso sozinha. Estou aqui para ajudar você a navegar por esses sentimentos e a encontrar um caminho que ressoe com você
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia online
Olá. Momentos de incertezas e variações emocionais são naturais ao longo de nossa vida, é compreensível que em alguns momentos temos sentimentos confusos em relação a nós mesmos, afinal a vida é feita de altos e baixos. Porém se existe uma constante oscilação de humor que esteja impactando nossa vida de uma maneira especifica ou de uma forma geral, é importante buscar ajuda para entender melhor tudo que esta acontecendo neste momento, inclusive a questão de falta de propósito, a baixa estima como você descreve. Estar nesses autos e baixos geralmente são exaustivos e pode estar comprometendo ou dificultando uma compreensão clara de quem você é. É importante explorar suas questões com ajuda de um profissional que poderá te auxiliar no processo de autoconhecimento. Espero ter clareado. Abços
Boa tarde,
Respondendo a sua colocação. São sintomas e comportamentos de depressão. Sugiro agendar consulta com psicólogo experiente cognitivo-comportamental, para obter uma melhor avaliação e posterior conduta terapêutica
Olá! Imagino como deve ser difícil pra você conviver com essas dificuldades. Essa sensação que você se refere, que as vezes parece não ter senso de identidade e não saber quem é, chamamos isso de self subdesenvolvido. Existem vários fatores para que uma pessoa tenha um self subdesenvolvido. É comum em pessoas com self subdesenvolvido não saberem os seus gostos, preferencias, quem de fato são, o que querem e ter sentimentos de vazio e desânimo.
Recomendo que busque um psicoterapia. Através da psicoterapia você pode trabalhar para desenvolver o seu self, e a partir disso ter mais claro quem é você, quais são seus gostos, preferencias, valores e propósitos.
Recomendo que busque um psicólogo que trabalhe com a Terapia Cognitivo Comportamental.
Olá! Até certo ponto as oscilações fazem parte da nossa existência. É importante avaliar como essas oscilações acontecem, se estão lhe trazendo sofrimento e nesse momento é válido a buscar por ajuda profissional. A sensação de desânimo e vazio também fazem parte da nossa existência e precisam ser analisado com atenção. Um psicólogo pode te ajudar nesse processo. A terapia é um espaço seguro e acolhedor em que você poderá explorar mais essas questões juntos com o profissional, compreender como esses sentimentos surgiram em sua vida, desenvolver autoconhecimento, fortalecendo sua autoestima. Espero ter ajudado! Estou à disposição. Abraços :)
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 100
Os sentimentos e experiências que você descreve podem ser bastante desafiadores, e é importante reconhecer o impacto que eles têm sobre o seu bem-estar emocional e mental. A variação entre se sentir sem propósito e desanimada até momentos de alta autoestima e se sentir o centro das atenções sugere uma oscilação significativa no seu estado de ânimo e na percepção de si mesma, o que pode ser perturbador e confuso.

Explorando as Possíveis Causas
Flutuações de Humor e Identidade: A experiência de oscilações entre autoestima alta e baixa, e sentir-se às vezes sem identidade, pode estar associada a várias condições psicológicas, incluindo transtornos de humor como depressão e transtorno bipolar, ou até características de transtornos de personalidade, como o transtorno de personalidade borderline.

Crise Existencial: Sentir-se vazia e sem propósito pode ser parte de uma crise existencial ou uma resposta a uma busca por significado e identidade na vida, que são questionamentos profundos e muitas vezes dolorosos.

Estratégias para Exploração e Intervenção
Avaliação Psicológica: Considerando a complexidade e a profundidade dos seus sentimentos, seria benéfico iniciar uma avaliação com um psicólogo ou psiquiatra. Uma avaliação profissional pode ajudar a identificar se há uma condição subjacente que precisa ser tratada e qual a melhor abordagem para isso.

Terapia Individual: Iniciar um processo terapêutico pode ser muito útil. A terapia pode oferecer um espaço seguro para explorar esses sentimentos de vazio, as flutuações de autoestima e sua identidade. Modalidades como a psicoterapia psicanalítica podem ser particularmente úteis para investigar as raízes profundas de sua experiência emocional e trabalhar através dos conflitos internos.

Desenvolvimento de Identidade e Autoestima: A terapia pode ajudar a estabilizar sua autoestima e a fortalecer sua identidade. Isso pode envolver o trabalho para entender e regular melhor suas emoções, desenvolver um sentido de continuidade e consistência em quem você é, e explorar seus valores, interesses e objetivos.

Mindfulness e Técnicas de Grounding: Práticas como mindfulness (atenção plena) podem ajudar a manter você conectada ao presente e reduzir a tendência à ruminação ou à preocupação com a identidade ou o propósito. Técnicas de grounding ajudam a lidar com a despersonalização ou sentimentos de estar "fora de si".

Grupos de Apoio e Atividades Comunitárias: Envolver-se em atividades comunitárias ou grupos de apoio pode proporcionar um senso de pertencimento e propósito, ajudando-a a sentir-se mais conectada com os outros e consigo mesma.

É essencial não enfrentar esses desafios sozinha. Buscar apoio de amigos, familiares e, crucialmente, de profissionais qualificados pode oferecer o suporte necessário para navegar por essas questões complexas e dolorosas. O importante é dar o primeiro passo e começar a explorar esses sentimentos com a ajuda adequada.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!