Bem fui numa consulta de rotina do meu filho de 3 meses a pediatra passou a US tranfontanela. Me tir

4 respostas
Bem fui numa consulta de rotina do meu filho de 3 meses a pediatra passou a US tranfontanela. Me tire uma dúvida pq a pediatra passou essa ultrassom se tá tudo bem com ele. Ela só me disse que não é pra se preocupar. O que ele pode ter ?
Sou da opinião que o paciente deve saber de tudo sobre o que é solicitado, como exames ou segunda opiniões, ou o porque da medicação prescrita. Você deveria ter insistido com o seu pediatra.

É uma dúvida que você precisa buscar com a pediatra que indicou o exame. A ecografia transfontanelar avalia possíveis malformações cerebrais, mas não há como dizer qual foi a indicação apenas por ter sido solicitado.
Entendo sua preocupação. A ultrassonografia transfontanelar, ou US transfontanela, é um exame de imagem que permite aos médicos avaliar o cérebro de bebês através da fontanela, a área macia no topo da cabeça onde os ossos do crânio ainda não se fecharam completamente. Este exame é comumente utilizado para verificar se há alguma condição que possa afetar o desenvolvimento neurológico do bebê¹².

É importante notar que a realização deste exame não significa necessariamente que há algo errado. Muitas vezes, ele é feito como uma medida preventiva, especialmente em bebês que nasceram prematuros ou que têm fatores de risco para problemas neurológicos¹. O exame pode ajudar a diagnosticar e acompanhar condições como hemorragias peri-intraventriculares, hidrocefalia, asfixia perinatal, entre outras².

A pediatra pode ter solicitado o exame como parte de um acompanhamento de rotina, para garantir que o desenvolvimento do seu filho está ocorrendo como esperado. É um procedimento padrão e não invasivo, que não causa dor ou desconforto ao bebê¹².

Se ainda restarem dúvidas ou preocupações, recomendo que converse novamente com a pediatra para esclarecer o motivo específico pelo qual o exame foi solicitado para o seu filho. Ela poderá fornecer informações mais detalhadas com base no histórico médico e nas observações feitas durante a consulta.
A ultrassonografia transfontanelar é um exame de rotina para verificar o desenvolvimento do cérebro do seu bebê e garantir que tudo está bem. Mesmo se o seu filho parecer saudável, é uma forma de confirmar que não há problemas ocultos. Como não sei detalhes sobre o seu bebê, fica difícil saber o exato motivo pelo qual foi solicitado. Nunca saia com dúvidas de uma consulta com pediatra!! Se precisar de mais esclarecimentos ou desejar agendar uma consulta presencial no Rio de Janeiro ou uma teleconsulta, estou à disposição para ajudar.