Beber água enquanto come faz mal?

7 respostas
Beber água enquanto come faz mal?
Olá!
O ideal é consumir toda a refeição e ingerir água apenas depois de finalizar, evitando a sensação de saciedade precoce.
No entanto, se você sofre de engasgos ou dificuldade em consumir alimentos sem líquidos, opte por pequenos volumes, no máximo 100ml.
Se cuide!

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá, não é o ideal.
Além da questão da saciedade diminuída, a capacidade digestiva também é diminuída, e pode vir a interferir na absorção dos nutrientes por excesso de líquido. Fique atenta e de preferência em beber água pelo menos 30 minutos antes ou 30 minutos depois da refeição. Um abraço!
Não faz mal. Apenas evite grandes quantidades para não causar estufamento e refluxo.
Esta pergunta é bastante relativa. A questão é por que está tomando a água durante a refeição. Existe um mito de que a água dilui o "suco gástrico" e que por isso a digestão se torna lenta e os nutrientes não são absorvidos. A questão não é a água mas sim o motivo! normalmente as pessoas tomam agua para diluir o alimento na boca, mas mastigar e engolir melhor e mais rápido. O problema é que a digestão começa na boca. Se não mastigarmos completamente o alimento, sim a digestão será mais lenta. isto é, o problema não é a água, mas sim a forma como você está comendo.
Agora, se você está tomando água por que durante a refeição lhe deu sede, tome a água. Não existe comprovação alguma do malefício da água durante a refeição. Existe sim evidências de que comer rápido e mastigar pouco os alimentos estão associados com "estufamento", refluxo e asia.
Saboreie sua refeição! Abraço!
Olá! O consumo de líquidos juntamente com as refeições principais (almoço e jantar, por exemplo) pode ser uma estratégia ruim para quem busca redução de peso. O motivo se dá pela dilatação gástrica do volume de alimento ingerido, somado ao líquido. Isto significa que ao repetir episódios de refeições com grandes volumes (sólidos + líquidos) seu estômago irá dilatar podendo contribuir a três fatores: 1) aumento do volume gástrico - sensação de saciedade retardada, fará você comer maiores volumes até atingir o mesmo nível de saciedade; 2) aumento na probabilidade de refluxo gastroesofágico - com maior volume do bolo alimentar, maior será a chance do alimento poder retornar do estômago para o esôfago gerando desconforto de "queimação"; e 3) aumento na sensação de "empachamento" - como refeições principais (almoço e jantar) possuem maior conteúdo de gorduras, proteínas e podem ser até mesmo mais ácidas, o bolo alimentar permanece por mais tempo no seu estômago, favorecendo desconforto de "estufamento" e ampliando a chance de também ter azia/refluxo. Portanto, para quem busca emagrecer, é indicado chegar hidratado(a) nas refeições principais e dar um tempo até o bolo alimentar ser processado pelo trato gastrointestinal. Sempre com moderação. Se ainda tens dúvidas, o profissional nutricionista poderá auxiliar você de acordo com a sua individualidade, preferências e especificidades. Com gratidão. Um fraterno abraço, Dr. Giuseppe P. Stefani.
Olá,
Não há evidências científicas sólidas que indiquem que beber água durante as refeições seja prejudicial para a saúde. Na verdade, beber água durante as refeições pode até ter alguns benefícios, como auxiliar na digestão e ajudar a evitar a desidratação.

No entanto, é importante não exagerar na quantidade de água durante as refeições, pois isso pode diluir as enzimas digestivas e potencialmente prejudicar o processo digestivo. Algumas pessoas podem sentir desconforto ao encher o estômago com líquidos enquanto comem, o que pode levar a uma sensação de plenitude prematura.

O equilíbrio é fundamental. Beber água moderadamente durante as refeições para manter-se hidratado e apoiar a digestão é geralmente considerado seguro. No entanto, se você tiver dúvidas específicas sobre como a ingestão de água afeta sua saúde ou suas necessidades alimentares individuais, é sempre uma boa ideia consultar um profissional de saúde ou nutricionista.
Olá! Beber água durante as refeições não faz mal. Na verdade, pode ajudar na digestão ao facilitar a mastigação e a deglutição dos alimentos. No entanto, é importante ressaltar que a pratica não é a mais indicada para pessoas que tem saciedade precoce, além de que deve-se beber com moderação para não causar desconforto ou sensação de inchaço. Cada pessoa deve observar como o corpo reage para ajustes na quantidade conforme necessário.

Especialistas

Flavia Magalhães Ribeiro

Flavia Magalhães Ribeiro

Cardiologista

Belo Horizonte

Matheus Fernandes

Matheus Fernandes

Nutricionista

Fortaleza

João Victor Alencar Ranieri

João Victor Alencar Ranieri

Médico clínico geral

Londrina

Lisandra Gerotto

Lisandra Gerotto

Nutricionista

São Paulo

Andressa Pedro Barbosa

Andressa Pedro Barbosa

Médico de família

Garopaba

Pedro Henrique Faccenda

Pedro Henrique Faccenda

Médico de família

Curitiba

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1344 perguntas sobre Hipertensão
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.