Beber água enquanto come faz mal?

6 respostas
Beber água enquanto come faz mal?
Olá!
O ideal é consumir toda a refeição e ingerir água apenas depois de finalizar, evitando a sensação de saciedade precoce.
No entanto, se você sofre de engasgos ou dificuldade em consumir alimentos sem líquidos, opte por pequenos volumes, no máximo 100ml.
Se cuide!

Olá, não é o ideal.
Além da questão da saciedade diminuída, a capacidade digestiva também é diminuída, e pode vir a interferir na absorção dos nutrientes por excesso de líquido. Fique atenta e de preferência em beber água pelo menos 30 minutos antes ou 30 minutos depois da refeição. Um abraço!
Não faz mal. Apenas evite grandes quantidades para não causar estufamento e refluxo.
Esta pergunta é bastante relativa. A questão é por que está tomando a água durante a refeição. Existe um mito de que a água dilui o "suco gástrico" e que por isso a digestão se torna lenta e os nutrientes não são absorvidos. A questão não é a água mas sim o motivo! normalmente as pessoas tomam agua para diluir o alimento na boca, mas mastigar e engolir melhor e mais rápido. O problema é que a digestão começa na boca. Se não mastigarmos completamente o alimento, sim a digestão será mais lenta. isto é, o problema não é a água, mas sim a forma como você está comendo.
Agora, se você está tomando água por que durante a refeição lhe deu sede, tome a água. Não existe comprovação alguma do malefício da água durante a refeição. Existe sim evidências de que comer rápido e mastigar pouco os alimentos estão associados com "estufamento", refluxo e asia.
Saboreie sua refeição! Abraço!
Olá! O consumo de líquidos juntamente com as refeições principais (almoço e jantar, por exemplo) pode ser uma estratégia ruim para quem busca redução de peso. O motivo se dá pela dilatação gástrica do volume de alimento ingerido, somado ao líquido. Isto significa que ao repetir episódios de refeições com grandes volumes (sólidos + líquidos) seu estômago irá dilatar podendo contribuir a três fatores: 1) aumento do volume gástrico - sensação de saciedade retardada, fará você comer maiores volumes até atingir o mesmo nível de saciedade; 2) aumento na probabilidade de refluxo gastroesofágico - com maior volume do bolo alimentar, maior será a chance do alimento poder retornar do estômago para o esôfago gerando desconforto de "queimação"; e 3) aumento na sensação de "empachamento" - como refeições principais (almoço e jantar) possuem maior conteúdo de gorduras, proteínas e podem ser até mesmo mais ácidas, o bolo alimentar permanece por mais tempo no seu estômago, favorecendo desconforto de "estufamento" e ampliando a chance de também ter azia/refluxo. Portanto, para quem busca emagrecer, é indicado chegar hidratado(a) nas refeições principais e dar um tempo até o bolo alimentar ser processado pelo trato gastrointestinal. Sempre com moderação. Se ainda tens dúvidas, o profissional nutricionista poderá auxiliar você de acordo com a sua individualidade, preferências e especificidades. Com gratidão. Um fraterno abraço, Dr. Giuseppe P. Stefani.
Olá,
Não há evidências científicas sólidas que indiquem que beber água durante as refeições seja prejudicial para a saúde. Na verdade, beber água durante as refeições pode até ter alguns benefícios, como auxiliar na digestão e ajudar a evitar a desidratação.

No entanto, é importante não exagerar na quantidade de água durante as refeições, pois isso pode diluir as enzimas digestivas e potencialmente prejudicar o processo digestivo. Algumas pessoas podem sentir desconforto ao encher o estômago com líquidos enquanto comem, o que pode levar a uma sensação de plenitude prematura.

O equilíbrio é fundamental. Beber água moderadamente durante as refeições para manter-se hidratado e apoiar a digestão é geralmente considerado seguro. No entanto, se você tiver dúvidas específicas sobre como a ingestão de água afeta sua saúde ou suas necessidades alimentares individuais, é sempre uma boa ideia consultar um profissional de saúde ou nutricionista.
Te convidamos para uma consulta: Nutrição clínica funcional - R$ 400