Autoestima baixa pode estar relacionada com depressão?

51 respostas
Autoestima baixa pode estar relacionada com depressão?
Um dos sintomas depressivos é a baixa autoestima, além de outros. Porém, a baixa autoestima além de poder ser um sintoma depressivo também pode ser uma característica vinculada a um sentimento que está pessoa está adquirindo naquele momento. Cada caso é individual, por isso é tão importante o atendimento para que seja feito o tratamento de acordo com a individualidade de cada pessoa.

A autoestima é uma avaliação subjetiva que a pessoa faz de si mesma. Nos quadros depressivos, essa avaliação é bastante negativa. Porém, outros fatores estão relacionados à depressão e não só a autoestima baixa. É preciso ficar atento à variação de humor e falta de esperança que tem duração prolongada.
Olá! A baixa autoestima pode sim estar relacionada à depressão, porém a depressão inclui mais uma série de outros sintomas. Vale ressaltar que ter uma autoestima baixa não significa estar com depressão. Um psicólogo poderá fazer uma avaliação mais profunda caso seja necessário e ambos os casos tem tratamento. Abraços!!
Sim, pois a depressão afeta o organismo a conseguir fazer contato saudável consigo mesmo e com o meio circundante, em busca de sua realização pessoal.
Como os colegas aqui já afirmaram, sim pode estar relacionada a depressão e tendo identificado isso, o passo seguinte é buscar ajuda com um Psicólogo para entender mais e melhor sobre você, aprendendo a ter uma melhor auto percepção de si, reconhecendo o que já tem e adquirindo novas características para começar a mudar esse cenário.
Olá!
Sim, certamente a autoestima baixa pode estar relacionada à depressão, mas nem toda baixa autoestima quer dizer que a pessoa tenha depressão.
Cada caso precisa ser avaliado.

A baixa autoestima geralmente vem situações mal resolvidas da infância precoce e a terapia pode trazer um enorme benefício nesse sentido.

Sugiro as terapias EMDR e Brainspotting como forma de trabalhar na raiz dessas crenças negativas que interferem e limitam muito a qualidade de vida da pessoa.
Não é uma regra ter baixa autoestima x depressão.
Mas alimentar pensamentos e sentimentos negativos pode fazer com que o corpo e mente adoeçam. A pessoa pode desenvolver TM (transtornos mentais).
Uma pessoa com baixa autoestima tem um jeito distorcido da percepção de si, do outro e do mundo.
Recomenda-se psicoterapia para compreensão da sua autopercepção.
A autoestima baixa é um dos sintomas da depressão, mas não um diagnóstico, pois para isso é preciso uma avaliação por um profissional, onde estará avaliando esse e outros sintomas afim de fechar o diagnóstico.
Existe a relação entre baixa auto estima e a depressão, mas não necessariamente é um sinal de depressão. A depressão possui uma série de sintomas característicos para além da auto estima. Digamos que a depressão é uma patologia com jma experiência que se dá de modo específico podendo ou não haver baixa auto estima. Eu lhe indicaria procurar um psicoterapeuta para melhor entender a relação que você tem com você mesma e então conseguir elaborar tudo que tem passado. Forte abraço.
Pode estar relacionada sim a depressão, mas não necessariamente quem tem baixa autoestima está deprimido
Olá querido (a), a falta de autoestima pode levar à depressão. Autoestima tem uma relação direta sobre a visão integrada que temos de nós mesmos, com nossas luzes e nossas sombras. A compreensão e aceitação dessa visão integrada de conseguir enxergar nossas fraquezas e também nossos potenciais, diz respeito a uma autoestima saudável. Uma pessoa que só enxerga em si, suas sombras, tende a minimizar suas necessidades. Além disso, uma pessoa com baixa autoestima costuma evitar exposições, prejudicando seu desenvolvimento social e pode ter receio de solicitar seus direitos, por acreditar estar sendo egoísta, trazendo prejuízos para sua saúde mental, que pode se manifestar através da depressão…
Sim, todo deprimido tem autoestima baixa, sempre
A tonalidade afetiva pode estar relacionada com o modo de se relacionar com o mundo, e por quanto tempo você se percebe nesse estado afetivo, se é de longa duração ou recente, minha orientação é que inicia uma psicoterapia para se conhecer melhor e superar o estagio afetivo em que se encontra, afim de evitar uma depressão.
Sim podem estar relacionadas e se sugere tratamento psicoterapico junto a psiquiatria se necessário.
Att.
Eduardo
Sim, estão relacionadas. Não necessariamente quem tem autoestima baixa tem depressão, mas a baixa autoestima nos impede de fazer inúmeras coisas que podem nos deixar deprimidos. Por sua vez a depressão traz tantas dificuldades de viver, de reagir, de mudar, deixando nossa estima lá embaixo.
Olá...
A baixa autoestima é um sintoma da depressão, mas não significa que a pessoa com autoestima baixa está com depressão.
Sobre tudo, é algo que deve ser avaliado em processo terapéutico.
Boa noite. É importante destacar que, para nenhum diagnóstico de saúde mental, é referido apenas um quadro sintomático. Diagnósticos como quadros depressivos (referido), devem ser avaliados com bastante cautela, para não sucumbir à generalizações sociais. Nem tudo é depressão porém, sendo, dever ser tratado com seriedade e somente por Psicólogas (os) em associação, muitas vezes, de auxílio medicamentoso, acompanhados por médicos Psiquiatras.
Desta forma, sugiro que, assim que possível, inicie uma análise pessoal com uma Psicóloga de sua escolha. Caso a profissional, após tempo considerável de análise, verificar que existe um quadro depressivo, você será devidamente informada (o) e orientada.
Espero ter podido auxiliar.
À disposição.
Olá

Autoestima baixa não significa estar com depressão.
Sugiro procurar um psicólogo para lhe ajudar a entender o que está acontecendo e ajudá-la a lidar com essa questão.
Um dos sintomas da depressão é a baixa autoestima frequente, contudo, existem outros diagnósticos relacionados à baixa autoestima, que podem ser feitos por profissionais da saúde mental. Estou disponível para maiores esclarecimentos!
A baixa autoestima está dentre um dos sintomas da depressão. Sugiro que busque ajuda de um psicólogo para melhor compreensão da problemática.
Olá,

A baixa autoestima é um dos sintomas já que a depressão é multifatorial.
É importante observar o quanto ela compromete o dia a dia, a intensidade e duração.
Conforme o caso é necessário fazer uma avaliação psicológica.
Olá, a baixa autoestima é um dos vários sintomas da depressão. Sugiro que você procure auxílio médico e psicológico.
Pode, sim. Autoestima está ligada ao valor que atribuímos de nós mesmos. Quando estamos em depressão, temos uma avaliação baixa acerca de nós mesmos, do mundo e do nosso futuro. Uma das alternativas de impulsionar a nossa autoestima é entendermos que somos mais do que a soma das partes que nos compõem. Uma bela árvore não perde o seu valor por causa de alguns galhos quebrados ou por alguns danos que sofreu. Além do mais, estamos em constante mudança. Quando estamos vivendo uma depressão, temos a tendência de nos rotular, de supergeneralizar as nossas falhas pontuais, esquecendo-nos que simples imperfeições não nos definem por inteiro. Uma psicoterapia poderá fazer muito bem às pessoas que estão com baixa autoestima e em depressão.
Pode estar relacionada, mas não necessariamente. Quem tem auto estima baixa não significa que possui depressão.
Olá! Cada caso deve ser avaliado individualmente, mas, não necessariamente a baixa auto estima tem a ver com depressão. A auto estima está relacionada com a imagem que a pessoa tem de si mesma, de como ela se vê! Mesmo que seja só baixa auto estima, deves procurar uma profissional psicologo, pois só por se sentir assim, já vale a pena! Qualidade de vida é tudo. Coragem!
A baixa autoestima é um dos sintomas da depressão. Auto- estima é uma experiência íntima de autoconceito que a pessoa tem de si mesma. Sendo, também, o valor que ela se dá. Como é sua autoestima?
A formação do auto-conceito, tanto positivo como negativo, é um processo complexo e dinâmico. A existência da baixa auto estima se dá em razão da pessoa não ser aceita da forma que ela é, seja por ela mesma ou para pessoas significativas para ela. (A formação desse conceito tem uma tendência maior em se formar numa infância marcada por desqualificações, abusos ou abandonos.)
Essa não aceitação de si mesmo, faz com que a pessoa não reconheça seu devido valor, se torna uma pessoa insegura, e no decorrer de sua vida isso pode limitar as possibilidades de realização pessoal em alguns campos de atuação.
As pessoas com baixa auto estima costumam colocar a opinião dos outros acima da sua. Por exemplo, ´´Maria faz de tudo para agradar os amigos, quando eles agradecem e a elogiam, ela se sente ótima. Porém, se ela não recebe elogios ou não agradou, vem um sentimento muito ruim, como se ela não vale se nada, desqualificando todo o esforço de suas ações.´´
E você? Você já colocou todo o seu valor nas mãos de alguém? Ou de alguma situação em que se resultou bem e em aprovação você se achou o máximo, senão você se diminuiu e se menosprezou?
Se você se considera uma pessoa com baixa auto estima e isso tem afetado sua vida negativamente, procure uma ajuda terapêutica, para que você possa desenvolver um auto conceito positivo, uma auto valorização e uma auto admiração de suas características, seus potenciais e suas conquistas.
Sim, pode esta relacionada a depressão, no entanto, um único sintoma pode ser desencadeado por uma série de fatores ou situações vivenciadas. Caso esteja se sentindo desta maneira, seria interessante procurar um profissional para que assim seu caso possa ser avaliado de uma forma mais concreta.
Sim. Pode estar relacionada à depressão. Como também pode ser expressão de outros transtornos também ou simplesmente baixa autoestima também.
Sim, e vice-versa.
Olá!

Sim, de modo geral, pessoas deprimidas costumam ter problemas com a autoestima, pois tem uma visão distorcida de si mesmas.

Em um processo de terapia, é possível tratar não apenas a autoestima, mas também os outros sintomas característicos da depressão.

Busque ajuda profissional!
A autoestima é uma avaliação subjetiva que a pessoa faz de si mesma, já a depressão inclui mais uma série de outros sintomas que precisam ser avaliados e receber o diagnóstico de forma adequada, acompanhamento com psiquiatra atrelado a psicoterapia podem lhe trazer vários ganhos em sua qualidade de vida. Espero ter ajudado e coloco-me a disposição. Um abraço!
Bom dia! É possível que sim, mas busque ajuda de um psicólogo, (a) pois não da pra se afirmar sem ter uma clareza do que está acontecendo com vc. Abraço
A diminuição da autoestima pode estar associada a diversas situações ou transtornos. Sugiro que procure um psicólogo. Ele está preparado para te ajudar a enfrentar essa situação e descobrir os motivos que a causaram. Estou à disposição!
Autoestima e depressão têm um vínculo significativo, sim.

A autoestima é a forma como nos enxergamos, e uma autoestima saudável tem como característica a aceitação de si mesmo. Ter uma boa autoestima é estar feliz com as próprias decisões, é ser a pessoa que você quer ser - ou chegar bem perto disso.

Já os sintomas de depressão vão estar relacionados a uma forma de pensar muito negativa a respeito do mundo, do futuro e principalmente: de si mesmo. É como se a pessoa não conseguisse se enxergar de uma boa forma - tendo grandes problemas em se aceitar, se acolher e se entender.

Dessa forma, uma pessoa com depressão terá sim uma baixa autoestima, mas nem todo sujeito com uma baixa autoestima, terá necessariamente depressão.

Olá, boa tarde, tudo bem?

Sim! A baixa autoestima é um dos sinalizadores de que pode haver um transtorno depressivo instalado, e pode desencadear, também, a depressão. A baixa autoestima está relacionada a pensamentos disfuncionais em relação à própria imagem, ou às próprias capacidades, na forma de sentimentos de inferioridade, por exemplo.

É importante que esses sentimentos sejam trabalhados, seja aliado a um quadro depressivo ou não, com um profissional da saúde mental, o psicólogo, que poderá ajudar com a psicoeducação e trabalhando comportamentos, pensamentos e emoções disfuncionais.

Espero ter esclarecido,

Estou à disposição,

Abraço.
Sim, e o contrário.
Pode estar relacionada, já que quem tem baixa autoestima pode sentir vergonha e dúvidas sobre si mesmo ou em relação às suas escolhas; mas não necessariamente quem tem baixa autoestima, tem depressão.
Olá!

A baixa autoestima pode estar relacionada a depressão; no entanto, é importante considerar que nem sempre estão relacionados.
A depressão, via de regra, engloba uma série de outros fatores além da baixa autoestima. Por este motivo, não é possível fazer alguma afirmação categórica sobre o que tem havido com você.
A baixa autoestima pode ser a expressão de outras questões internas.
Olá, tudo bem ? Pode está sim relacionada, baixa autoestima é um sintoma comum quando há alguma queixa sobre ou suspeita de depressão por parte do cliente. Se caso quiser e se sentir à vontade, pode entrar em contato comigo para tirar alguma dúvida ou mesmo já marcar um primeiro atendimento.
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia
Olá, tudo bem?
A baixa autoestima pode estar associada à depressão. Pessoas com depressão muitas vezes têm uma visão negativa de si mesmas e se sentem sem valor, o que pode levar a uma baixa autoestima e autoconfiança, bem como sentimentos de desamparo e desespero. A baixa autoestima pode ser tanto uma causa como uma consequência da depressão. Cada caso é individual, por isso é importante buscar um psicólogo para ajudá-la a lidar melhor com essa questão. Estou disponível para maiores esclarecimentos!
Olá, como vc está hoje?
A baixa autoestima e o desvalor consigo, aliados a ansiedade,
são sintomas característicos depressivos, junto com desânimo, desesperança, falta de motivação, etc.
Muitas vezes quando estamos assim temos a tendência a ver a vida com "as lentes depressivas" ou seja, tudo que vemos vai parecer mais ruim do que realmente é, tudo não vai parecer ter sentido, etc.
Mas não é porque está assim que vai ficar sempre assim ok? Só de você ter conseguido vir se expressar e buscar ajuda já demonstra um sinal importante de autocuidado e tentativa de melhorar. Vamos aproveitar isso?
Me coloco à disposição, busque um profissional que você se identifique para te ouvir mais e te ajudar.
Espero ter ajudado. Abraço afetuoso.

Que bom que veio buscar ajuda. O primeiro passo vc já deu, viu?
Procure ajuda especializada para conseguir junto com um profissional, a olhar para si, sem tantas distorções e desmerecimento. Abraço carinhoso e me coloco á disposição.
Pode sim, é comum aparecerem juntos.
Olá! A baixa autoestima pode sim relacionar-se com quadros depressivos, embora nem toda pessoa com autoestima baixa esteja com depressão. O recomendado seria passar por uma avaliação profissional.
Sim! Procure um psicólogo.
Sim, a autoestima baixa pode estar relacionada ao transtorno depressivo. Somente esse sintoma não caracteriza a depressão, que para ser diagnosticada são necessários outros critérios também, num período de pelo menos duas semanas.
A autoestima baixa pode estar relacionada à depressão. É importante explorar esses sentimentos em um ambiente seguro e acolhedor. A terapia pode te ajudar a compreender melhor essa relação e trabalhar para nutrir sua autoestima. Fico a sua disposição. Abraços
Olá! A baixa autoestima pode ser um fator de risco para o desenvolvimento da depressão, assim como pessoas deprimidas também apresentam como um dos sintomas a baixa autoestima.

Vamos ao longo da nossa vida construindo crenças sobre nós mesmos com relação ao nosso valor, importância, senso de utilidade, habilidades, autonomia, características pessoais, de funcionamento... Se essas crenças forem em grande parte negativas, elas vão influenciar negativamente na percepção que você tem de si mesmo, causando insegurança e falta de autoconfiança. E isso além de causar constante mal estar e frustração, a autopercepção negativa também influencia nos relacionamentos, no trabalho, e em todas as áreas da vida da pessoa, podendo a longo prazo, desencadear a Depressão. O trabalho de construção de uma boa autoestima e autoimagem positiva envolve muitos aspectos que devem ser trabalhados de forma contextualizada para cada pessoa e a psicoterapia é muito indicada para isso.
Olá, tudo bem? Que tudo esteja bem! Sim, a autoestima baixa pode estar intimamente relacionada à depressão. Quando uma pessoa está constantemente se sentindo desvalorizada, incapaz e sem dar o devido valor próprio, isso pode agravar os sintomas da depressão. Sentir-se inadequado ou incapaz de alcançar padrões percebidos como ideais pode levar a um ciclo negativo de pensamentos e emoções, contribuindo para sentimentos de tristeza, desesperança e desamparo característicos da depressão. Embora seja fundamental ressaltar que outros fatores podem desencadear e reforçar a depressão.
Busque sempre uma avaliação médica para ter certeza que outros fatores físicos não estão atrelados aos sintomas.
Na psicoterapia, é possível explorar as origens dos sentimentos de baixa autoestima, identificar padrões de pensamento negativos e distorcidos e desenvolver estratégias para promover uma autoimagem mais positiva e saudável. Além disso, abordar questões pessoais e história de vida, como traumas passados, crenças limitantes e padrões de comportamento disfuncionais, pode ser fundamental para melhorar a autoestima e o bem-estar emocional geral.
Se você está enfrentando desafios relacionados à autoestima baixa, depressão ou qualquer outra questão emocional, estou aqui para ajudar. Me mande uma mensagem, estou à disposição, agende uma consulta e juntos podemos trabalhar para sua superação e enfrentamento desse desafio. Confiante na sua melhora e na promoção de uma vida mais feliz e satisfatória.
Conte comigo, reforço que estou à disposição para conversar e ajudar no que for necessário. Sucesso naquilo que busca e até breve! Abraços, Mestre em Psicologia clínica e Psicóloga Adriana de Araújo. @psicologaadrianadearaujo
Pode ser um dos sintomas, mas pode está relacionado a vários outros casos. Somente em psicoterapia é possível ter uma visão melhor da autoestima em sua vida. Recomendo procurar psicoterapia. Estou aqui e juntos podemos entender melhor. Abraço
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia - R$ 100
Olá, sim. A autoestima é o valor que atribuímos a nós mesmos e o quanto confia em si mesmo. E a baixa autoestima é um fator de risco no desenvolvimento de vários distúrbios psicológicos, incluindo a depressão. A psicoterapia te ajuda a restabelecer esse pilar muito importante que a autoestima. Estou a disposição..
Olá, me chamo Alice Silva psicóloga clinica com foco na abordagem da logoterapia, sim é possível que a baixa autoestima seja um indicio de depressão, mas não necessariamente uma afirmação o que você pode fazer é buscar um profissional da psicologia pra te auxiliar nessa caminhada e entender de onde vem essa baixa estima e se o que você deseja mudar é um desejo genuíno ou se parte de comentários de terceiros.