Autismo em adultos, como e quando saber? Tenho 23 anos e possuo muitas dúvidas sobre comportamento s

3 respostas
Autismo em adultos, como e quando saber? Tenho 23 anos e possuo muitas dúvidas sobre comportamento social e outras experiências vividas por mim, inclusive acredito que algumas delas se encaixam como hiper-reatividade... Acredito que estas experiências influenciam muito na minha vida e por isso estou procurando ajuda.
Você deve procurar um psiquiatra com experiência em autismo. O autismo, por definição, é um transtorno do desenvolvimento neurológico (ou "neurodesenvolvimento") e, portanto, jamais se inicia na idade adulta. Mas, é possível que, em casos de sintomas muito leves, descubra-se apenas na idade adulta que a pessoa tem algumas características de autismo. Porém, com a ampla difusão do nome deste transtorno, muitas pessoas vêm ao consultório com esta dúvida e a grande maioria não tem traços autistas. Dificuldades na comunicação social podem ter múltiplas origens, a maioria não relacionada com autismo.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá! Me parece que você está à procura de mais entendimento sobre seu comportamento social e sobre as suas experiências. E isso é muito bom e saudável, pois com certeza, nossos comportamentos e o modo como lidamos com nossas experiências vão influenciando a nossa vida. Acho que você pode ser muito ajudado por uma pessoa que te acompanhe em um processo de psicoterapia. A psicoterapia é uma forma que temos de nos conhecer melhor e de buscar as respostas que naturalmente surgem diante dos relacionamentos e da vida.
Olá, talvez a primeira providencia seja procurar um psiquiatra ou neurologista para auxiliar no diagnóstico. Outra coisa muito importante é a avaliação neuropsicológica, que é composta por vários testes, escalas e entrevistas que auxiliam o médico a fechar um diagnóstico. Com o diagnóstico fechado podemos trabalhar suas dificuldades de interação através de psicoterapia ou reabilitação neuropsicológica.

Especialistas

Patricia Nunes

Patricia Nunes

Psicopedagogo

Osasco

Anelise Christmann

Anelise Christmann

Nutricionista

São Leopoldo

Fernanda Alonso e Santos

Fernanda Alonso e Santos

Terapeuta ocupacional

Curitiba

Rakel Gerke

Rakel Gerke

Fonoaudiólogo

Vila Velha

Leticia Bortoni

Leticia Bortoni

Médico clínico geral

São Paulo

Ana Julia Leite Xavier

Ana Julia Leite Xavier

Fonoaudiólogo

Aracaju

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 341 perguntas sobre Autismo
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.