Através do exame de RESSONÂNCIA NUCLEAR MAGNÉTICA do pescoço é possível descobrir se há alterações
3
respostas
Através do exame de RESSONÂNCIA NUCLEAR MAGNÉTICA do pescoço é possível descobrir se há alterações nas glândulas da tireoide e/ou da paratireoide como hiperparatireoidismo primário?
A avaliação da função da glândula tireoide ou da glândula paratireoide é feita através de exames de sangue.
A ressonância nuclear magnética não serviria para o propósito de avaliar a função dessas glândulas.
A ressonância nuclear magnética não serviria para o propósito de avaliar a função dessas glândulas.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
A ressonância pode mostrar aumento de uma ou mais paratireoides, ou nódulos na tireoide, mas o hiperparatireoidismo só é diagnosticado por alterações nos exames de sangue. Você pode ter aumento da paratireoide no exame de imagem e função normal da glândula ao exame de sangue. Mas, se houver uma alteração na ressonância, deve ser solicitado o exame de sangue para avaliar a função das glândulas.
A avaliação da função da glândula tireóide é feita pela dosagem do TSH e/ou T4 livre. A ultrassonografia é o melhor exame de imagem para se avaliar nódulos na tireóide além de demonstrar alterações em casos de processos inflamatórios. As paratireoides, geralmente em número de 4, medem cerca de 5 mm e tem a função avaliada pela dosagem do PTH (paratormônio). O PTH pode estar alterado em caso de deficiência de vitamina D, problemas renais crônicos, adenomas ou hiperfunção de uma ou mais das 4 glândulas. O melhor exame de imagem para avaliação das paratireoide é a cintilografia, seguida de ultrassonografia realizada por um profissional experiente. A ressonância nuclear também pode identificar alterações nestas glândulas mas não é o exame mais indicado.
Especialistas
Marcela Mattar De Melo Miranda Salim
Endocrinologista, Generalista, Especialista em administração em saúde
Belo Horizonte
Perguntas relacionadas
- É possível ter o PTH normal e ter hiperparatireoidismo?
- Olá Tenho valores de paratoroide elevados e vit D com valores baixos, no entanto os valores de calcio estao normais. Tenho um meningioma. Poderá estar relacionado? E podemos considerar que tenho hipertiroidismo? Obrigada
- Tem como ter hiperparatireoidismo e hipertireoidismo ou mesmo tempo ? Ou só tem como ter hiperparatireoidismo e hipotireoidismo ??
- Qual seria a importância do trabalho do Fonoaudiólogo em pacientes com hiperparatireoidismo? Especialmente pessoas que fizeram cirurgia.
- Fiz exame hoje de PTH intacto, e deu 100,200. Não soube interpretar o resultado A dosagem de cálcio está normal. Esse resultado é alto? Tenho um único rim
- Minha avó fez a cintilogragia e constou um nodulo na paratireoide , calcio no sangue está 12,5 mc e Pth 890 Médico recomendou cirurgia . Minha mãe pode ter a mesma doença? E genético? Estou preocupada pq tem comorbidade.
- Uma pessoa pode ter ao mesmo tempo hipotireoidismo e hiperparatireoidismo?
- Boa noite sou paciente renal minha tireoide tá em 2000 tem tratamento sem ser cirurgia
- qual a diferença entre o hiperparatireoidismo primário do secundário?
- O valor máximo de referência do PTH intacto tem uma grande variação de labs pelo mesmo método: 58pg/ml, 65pg/ml e 72pg/ml. Isso confunde, pois o da minha mãe mede 66pg/ml e para o lab de 58pg/ml está fora, para o de 72pg/ml está normal. Afinal qual é o valor de referência desse hormônio? Grato ;)
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 17 perguntas sobre Hiperparatireoidismo
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.