Atividade física é bom pra embotamento afetivo?

9 respostas
Atividade física é bom pra embotamento afetivo?
Com certeza, principalmente atividades em grupo. Uma excelente sugestão são as lutas como boxe, muay thai, jiu jitsu que exigem disciplina, coordenação e ajudam a aliviar o stress e a ansiedade. Mas lembre-se de fazer um acompanhamento sempre com um profissional.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Boa tarde! É muito importante entender o motivo desse embotamento afetivo, através de um profissional qualificado, mas a atividade física pode auxiliar pois ao praticar alguma, você libera alguns hormônios responsáveis pelo bem estar e felicidade.
As atividades físicas e as artísticas podem sim colaborar com a melhora do quadro, no entanto não dispensam o acompanhamento do especialista.
É necessário entender o motivo desse embotamento afetivo, logo, a análise auxiliará nesse processo. Acredito na importância da atividade física associada a psicoterapia. Estou a disposição.
Olá. Responder a essa questão sem ter o contexto, acredito ser arriscado. A atividade física é amplamente recomendada para muitas coisas, mas não necessariamente atingirá de modo efetivo o que você coloca sob o nome de embotamento afetivo. O embotamento afetivo é uma questão de saúde mental, então a melhor maneira de lidar com ela é procurar um profissional dessa área, em que você terá a oportunidade de falar melhor o que acontece e assim o profissional poder lhe auxiliar de modo mais adequado. Fico à disposição para maiores esclarecimentos. Abraço
Acho difícil uma pessoa com embotamento afetivo se interessar por alguma atividade física. É necessário procurar esclarecer as causas desse embotamento com profissional da área de saúde mental (psiquiatra, psicanalista ou psicólogo). Dependendo do quadro, poderia até agravar ainda mais, caso não seja da vontade do indivíduo fazer tal atividade.
Só atividade física não ! É preciso investigar o que gerou o embotamento afetivo , é um contexto mais complexo que deve ser analisado .
A atividade física é importante porque também libera a produção de hormônios responsáveis pelas emoções porém é importante investigar e entender acerca deste embotamento emocional.

Há sim benefícios das atividades físicas na qualidade de vida do paciente com embotamento, porém, estudos científicos ainda não evidencia o desaparecimento de sintomas específicos da doença com as práticas físicas.

Especialistas

Luciana Estruque

Luciana Estruque

Psicólogo

Campinas

Jacson Souza

Jacson Souza

Psicanalista, Terapeuta complementar

Rio de Janeiro

Mirella Paula Galera

Mirella Paula Galera

Psicanalista, Psicólogo

São Paulo

Ravena Arcanjo

Ravena Arcanjo

Psicanalista

Sobral

Claudia Francielli Anjos de Oliveira

Claudia Francielli Anjos de Oliveira

Psicólogo

Engenheiro Coelho

Maria das Graças Pedreira Do Couto Ferraz De Alencar

Maria das Graças Pedreira Do Couto Ferraz De Alencar

Psicanalista, Psicólogo

Rio de Janeiro

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 24 perguntas sobre Transtornos afetivo-emocionais
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.