Até que ponto as mudanças de humor podem ser consideradas normais?

10 respostas
Até que ponto as mudanças de humor podem ser consideradas normais?
Prezado(a) paciente, as mudanças de humor são consideradas normais até o ponto em que não prejudicam o indivíduo e/ou seu relacionamento interpessoal.
A mudança de humor pode ser ocasionada externamente (acontecimentos e/ou situações incômodas) e internamente (deficiências orgânicas e psicológicas).
O ponto de equilíbrio se encontra no entorno psicossocial do indivíduo. Se você possui mudanças de humor repentinas que a estão incomodando, sugiro uma sessão de psicoterapia para tirar suas dúvidas e esclarecer quanto a existência ou não de patologia.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
A alteração de humor pode ocorrer em qualquer pessoa que seja submetida a uma situação de estresse.
Porém, a partir do momento, que a alteração de humor está ocorrendo de forma mais impactante, incomodando a pessoa e os que estão a sua volta deve ser olhada com mais atenção. Deve ser tratada com Psicoterapia (Psicólogo) e em alguns casos em conjunto com o Psiquiatra.
Não partamos do pressuposto de que toda mudança de humor é problemática: mudança de humor é uma condição natural, característica do ser humano. A mudança de humor que pode ser considerada danosa é aquela na qual a pessoa - ao olhar para o momento em que a mudança ocorreu - apresenta dificuldade de compreender sozinha as principais motivações para isso, assim como apresenta dificuldade de avaliar o impacto gerado a partir dessa mudança. Se a pessoa consegue compreender qual foi o disparador da mudança de humor, se a pessoa consegue compreender os impactos gerados (para si ou para o outro), e consegue, a partir dessa avaliação, agir diferente (quando assim julgar necessário), essa alteração de humor, talvez, possa ser considerada normal. De toda forma, caso essa alteração de humor seja algo que, em determinado momento, esteja sendo difícil de lidar só, é aconselhável que se procure uma auxilio. Nesse situação, a psicoterapia pode ser uma boa aliada.
Primeiramente o que você entende por normal? Seria uma questão a ser pensada. Quando e em que momentos essas alterações de humor costumam aparecer e com que intensidade? A partir do momento que isso possa estar causando algum prejuízo a você e àqueles com quem se relaciona é sim o momento de ver isso com mais atenção. Se essas mudanças de humor é mais forte que você, de forma que não possa controlar, ao ponto de achar que deixa de ser normal, talvez você possa procurar uma ajuda nesse sentido para falar a respeito dessa sua questão. Um psicólogo/psicanalista e, se for o caso, poderá haver a necessidade de um psiquiatra. Que bom que você já está pensando a respeito, isso é um ótimo sinal.
A mudança de humor pode ser considerada algo natural do ser humano. Tais mudanças podem ser provocadas por fatores endógenos e/ou exógenos. No entanto, quando provocam prejuízos significativos para o indivíduo e/ou para aqueles que se relacionam com o mesmo, deve-se buscar uma avaliação profissional do quadro e, a partir disso, possivelmente iniciar um acompanhamento.
Bom dia,
Mudanças de humor são naturais ao ser humano.
A preocupação surge quando essas começam a prejudicar as relações pessoais/ profissionais e sua rotina.
Se você tem se sentido dessa forma, recomendo que busque uma ajuda psicológica, para que possa trabalhar essa questão e ter uma melhor qualidade de vida.
Sempre que algo tem sido recorrente ou exagerado, e estiver prejudicando as relações sociais e a rotina, deve-se procurar ajuda profissional.
Bom dia!
Não existe um parâmetro generalista, é preciso avaliar cuidadosamente caso a caso.
Procure uma Psicóloga (o) para análise pessoal. Será acompanhado o seu caso, em particular.
Espero ter podido auxiliar.
À disposição.
Mudanças de humor fazem parte da experiência humana, ou seja, são normais. Contudo, quando essas mudanças de humor se tornam recorrentes e trazem prejuízos importantes para sua vida, quer sejam prejuízos profissionais, sociais ou na sua rotina e bem estar, deve-se procurar ajuda de um psicólogo.
Alteração de humor passa a ser irregular, quando causa prejuízos no convívio social, na interação com as pessoas seja em casa, trabalho, faculdade. Para isso pode ser necessário passar por uma avaliação psiquiatra e também tratamento com psicologo.

Especialistas

Débora Lopes

Débora Lopes

Psicólogo

Caxias Do Sul

Rosane Silva

Rosane Silva

Psicólogo

Salvador

Amanda Yuki Nakashima de Oliveira

Amanda Yuki Nakashima de Oliveira

Psicólogo

Taubaté

Regiane A Perli Simão

Regiane A Perli Simão

Psicólogo

Atibaia

Letícia Pedroso Anelo

Letícia Pedroso Anelo

Psicólogo

São Bernardo do Campo

Janete Aparecida Rodrigues da Silva

Janete Aparecida Rodrigues da Silva

Psicanalista

Cristalina

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 18 perguntas sobre Alterações do humor
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.