Até mesmo o uso crônico de inibidores de bomba de prótons (como omeprazol, pantoprazol, lansoprazol)

2 respostas
Até mesmo o uso crônico de inibidores de bomba de prótons (como omeprazol, pantoprazol, lansoprazol) podem provocar o surgimento desses pólipos.Tomo omeprazol ha muito tempo, (mais de 20 anos) isso pode me prejudicar de alguma forma/
Olá! Os inibidores da bomba de prótons são medicações que podem ser de uso crônico ou não. O que irá definir isso é o quadro clínico do paciente e a avaliação médica. Não é adequado que o paciente mantenha o uso prolongado de qualquer tipo de medicação sem acompanhamento médico. Os inibidores da bomba de prótons favorecem o surgimento de pólipos no estômago, diminuição da absorção de vitaminas, supercrescimento bacteriano do intestino delgado, etc. , logo seu uso prolongado necessita de acompanhamento médico. Atenciosamente!

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dra. Flávia Lage
Gastroenterologista, Endoscopista
Belo Horizonte
Sim, o uso crônico de inibidores da bomba de prótons (IBPs), como omeprazol, pode ter alguns efeitos adversos a longo prazo, embora o benefício em muitos casos ainda supere os riscos. O uso prolongado de IBPs está associado a:

Pólipos de glândulas fúndicas – Pólipos gástricos benignos (sem potencial maligno) podem surgir com o uso prolongado de IBPs, especialmente após mais de 1 ano de uso. Eles geralmente não requerem tratamento, a menos que cresçam ou apresentem características suspeitas em endoscopia.

Deficiência de nutrientes – O uso prolongado pode reduzir a absorção de vitamina B12, ferro, magnésio e cálcio, aumentando o risco de anemia, osteoporose e fraturas.

Infecções gastrointestinais – A acidez gástrica é uma defesa natural contra bactérias. A redução dessa acidez pode aumentar o risco de infecção por Clostridium difficile e outras bactérias intestinais.

Hipersecreção de ácido rebote – Ao interromper o uso de IBPs após muito tempo, pode haver um aumento temporário da produção de ácido, causando sintomas de refluxo mais intensos.

O que fazer:

Não interrompa o uso sem orientação médica, especialmente se você toma por uma indicação específica (ex.: refluxo grave, gastrite, úlcera).
Avalie com o médico a possibilidade de reduzir a dose ou tentar um desmame gradual, se possível.
Monitorar níveis de vitamina B12 e ferro pode ser útil em casos de uso prolongado.
Se forem identificados pólipos na endoscopia, o médico pode orientá-lo sobre o acompanhamento adequado.
O mais importante é balancear o benefício do uso com os riscos, o que pode exigir ajustes na dose ou na frequência, sempre sob supervisão médica.

Especialistas

Emilio Coan Berger

Emilio Coan Berger

Gastroenterologista

Criciúma

Debora Creuz

Debora Creuz

Gastroenterologista

Balneário Camboriú

Ricardo Iervolino

Ricardo Iervolino

Coloproctologista

Rio de Janeiro

Anne Rafaella Carneiro Roza

Anne Rafaella Carneiro Roza

Oncologista, Pediatra

Recife

Lucio Flavio Araujo Costa

Lucio Flavio Araujo Costa

Cirurgião geral

Campina Grande

Ulyssea Reschke Berquo

Ulyssea Reschke Berquo

Cirurgião geral

Nova Prata

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 5 perguntas sobre Polipose intestinal
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.