Ataques de pânico a longo prazo pode prejudicar o coração ou algum outro órgão ?

10 respostas
Ataques de pânico a longo prazo pode prejudicar o coração ou algum outro órgão ?
Olá! Na Síndrome do pânico pode a pessoa experimentar sintomas que parecem ou se confundem com o infarto, porém são produzidos pela crise de ansiedade que esta experienciando. Para tirar a dúvida , seria interessante que você procurasse um cardiologista para fazer uma avaliação e assim descartar qualquer doença coronariana. Ao ser descartado, procure ajuda de um profissional da área de saúde mental, como o psicólogo. Depressão, ansiedade, e outros fatores são fatores de risco para doença coronariana, mas não são isoladamente. Espero ter ajudado. A disposição!

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá! Existem possíveis consequências para eventos cardíacos e também a facilitação para o aumento das crises de pânico quando o transtorno não é tratado. Contudo, essa condição se dá no curso de muitos anos.

Caso tenha mais dúvidas, estou a sua disposição.
Existe a medicação adequada para que os sintomas sejam amenizados e assim não proliferarem no organismo. Porém ressaltamos que o ataque de pânico já é o estagio ultimo de um estresse que resultou em conflitos emocionais interiores, causando medos e fobias até chegar no pânico. Esse estagio, se houver frequencia continua, pode afetar outros órgãos ao reduzir o poder imunlógico do corpo e as consequencias são imprevisíveis.
É importante acompanhamento psicológico a fim de se identificar as causas dos conflitos emocionais e trazer o auto-controle para si e a capacidade de lidar com os problemas.
Quando alguém tem um ataque de Pânico o corpo libera diversas químicas e hormônios na corrente sanguínea, que causam o estado de alerta. O coração dispara devido a adrenalina, pupila dilata, respiração aumenta e etc.
Essas são reações que o corpo tem para se proteger de um perigo eminente que o cérebro esta acreditando que vai ocorrer.
Se esses episódios se tornam comuns, frequentes e repetitivo, os órgãos podem ficar comprometidos de alguma maneira.
Os ataques de pânico nao prejudicam os órgãos a longo prazo, já que são sentidos não orgânicos de fato. São desencadeados por emoções e stress que o paciente inconscientemente sente, em algum momento gatilho. Lentamente, dia após dia, isso vai prejudicando a sua saúde mental, pelo medo de outro ataque ou pelos ataques que vao se tornando frequente. O ser humano como um todo sofre.
Olá. Ataques de pânico recorrentes N-A-O prejudicam o coração a longo prazo nem N-E-N-H-U-M outro tipo de órgão segundo a Medicina. Os ataques chegam a ter a sintomatologia de um ataque cardíaco, mas N-A-O são ataque cardíaco e nem chegam perto de ser. E nem chega a prejudicar qualquer outro órgão do corpo. Os sintomas apenas se PARECEM, mas NAO PREJUDICA NADA EM NENHUM GRAU. O problema em questão é que, caso não tratado, o paciente terá que conviver com esses sintomas, e isso não é fácil, e eles devem ser tratados para se ter uma qualidade de vida melhor. Existe tratamento medicamentoso para tal, podendo levar a uma melhora substancial e até mesmo cessar as crises de pânico, levando o paciente a ter uma vida sem limitações. O tratamento é feito com antidepressivos: medicações seguras, que não causam dependência nem costumam causar sonolência, podendo o paciente ter uma vida normal. Qualquer dúvida estou a disposição.
Ola! O excesso de desgaste, de sobrecarga pode afetar órgãos vitais, principalmente se tem histórico familiar. O ideal é ter um controle com medicamento prescrito por um psiquiatra e um acompanhamento terapêutico como constantemente! Ter uma vida saudável com atividade física moderada e alimentação pode trazer bem estar tb! Abraço
Podem, tanto pelas consequências de estresse crônico, como por facilitar a ocorrência de eventos cardíacos especialmente em corações com a função cardíaca já comprometida
Apesar do pânico não ter uma causa orgânica, já que é um sofrimento psíquico, pode vir a ser somatizado, causando doenças no corpo. É preciso tratar as causas, que são psíquicas, o quanto antes, para que a saúde seja restabelecida. A psicanálise é bastante eficaz no tratamento do pânico.
Olá, os ataques de pânico são gerados pelo alto nível de ansiedade, a causa é psicológica. A maioria dos pacientes ao enfrentar a primeira crise, acreditam que estejam tendo um infarto ou algo do tipo, o paciente em crise encara a morte como algo real e acaba indo ao pronto-socorro, como não é nada físico, os resultados dos exames dão normal, eliminando-se o fator físico, pode-se entrar com um diagnóstico de pânico. Respondendo à sua pergunta principal, os ataques de pânico não prejudicam o coração e outros órgãos, mesmo a longo prazo, uma vez que fisicamente não há nada, porém conviver com crises de pânico não é fácil e você não precisa passar por isso sem ajuda é tratamento, o tratamento psicológico aliado ao medicamentoso é o que apresenta melhores resultados, procure por um Psicólogo, ele vai saber avaliar a necessidade ou não de encaminhamento psiquiátrico.

Especialistas

Débora Lopes

Débora Lopes

Psicólogo

Caxias Do Sul

Rosane Silva

Rosane Silva

Psicólogo

Salvador

Jonatan Ribeiro

Jonatan Ribeiro

Terapeuta complementar

Rio de Janeiro

Amanda Yuki Nakashima de Oliveira

Amanda Yuki Nakashima de Oliveira

Psicólogo

Taubaté

Regiane A Perli Simão

Regiane A Perli Simão

Psicólogo

Atibaia

Janete Aparecida Rodrigues da Silva

Janete Aparecida Rodrigues da Silva

Psicanalista

Cristalina

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 114 perguntas sobre Ataque de pânico
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.