Às vezes quando vou sair sinto uma pressão na barriga e n consigo respirar direito, mas somente quando

6 respostas
Às vezes quando vou sair sinto uma pressão na barriga e n consigo respirar direito, mas somente quando estou em pé. Já fz exames de sangue, urina e todos os exames para o coração. Tenho tag e síndrome do pânico. O que pode ser? Não é sempre que sinto, mas atrapalha a minha vida.
São sintomas de ansiedade. Seria interessante investigar melhor o que causa esses sintomas quando vai sair e porque acontece quando está em pé. Pode ter uma simbologia associada a essa situação. Fazer psicoterapia pode te ajudar a se compreender melhor e criar estratégias para lidar e enfrentar essa situação.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Primeiro, não se preocupe com "síndrome do pânico", "TAG", ou qualquer outra sigla. O diagnostico deve servir apenas para o profissional saber que direção dar ao tratamento.
No seu caso, se já eliminou a hipótese de uma razão fisiológica para o sintoma, e tem certeza de que trata-se de uma complicação psíquica, fica claro o que fazer.
Escolha um profissional com quem se identifique e que possa confiar e busque o tratamento clínico. Um bom profissional além de direcionar o tratamento de forma correta, vai identificar a sua condição e a necessidade ou não de suporte de outro profissional.
Todo sofrimento é único e deve ser tratado com respeito. Para isso, é preciso que você seja ouvido(a) com atenção na clínica, pois há muito a se investigar. Procure fazê-lo o quanto antes, não deixe o quadro evoluir.
Pela sua descrição, parece-me que você está lidando com sintomas relacionados a ansiedade. Muitas vezes quando se tem TAG e Síndrome do Pânico, sair de casa pode ser uma tarefa bastante complicada.

O inicio de um tratamento sério em um serviço de psicologia pode ser de grande ajuda para aliviar essas sensações que tanto te atrapalham.

Recomendo ainda que, caso ainda não tenha feito, busque a ajuda de um bom psiquiatra. Para que dessa forma tanto o psiquiatra e psicologo possam fazer um trabalho multi-disciplinar que possa te beneficiar!
A pessoa ansiosa geralmente respira de forma incorreta, inspira pelo tórax, e sente dificuldade de respirar, como se o ar, não pudesse entrar nos pulmões. Essa sensação de sufocamento, faz muitas vezes a pessoa ficar angustiada, podendo disparar outros sintomas fisiológicos. A pessoa começa a achar que está tendo um ataque cardíaco, e quando vai a emergência médica percebe que os exames dão todos normais. O ansioso vive no futuro, medo do que pode acontecer, espera ansiosa. O homem moderno não espera ser devorado pelo predador, hoje ele sofre com a violência, com o apelo social, com as cobranças do dia a dia. Uma forma vantajosa de se lidar com tudo isso é aprendendo a relaxar, aprendendo a lidar com o agente estressor.
A Síndrome do Pânico nada mais é do que um estágio avançado do seu processo de ansiedade. Existem várias técnicas dentro da Terapia Corporal que ameniza ou elimina completamente os seus sintomas.
Os transtornos de ansiedade podem gerar diversos sintomas físicos; é comum que o individuo sinta náuseas, tontura, taque cardia, tremores, dores de cabeça e etc..
Por garantia, é sempre bom buscar um médico para realizar uma avaliação; mas é possível que estes seus sintomas sejam de cunho psicológico e que possam ser tratados por um psicologo.

Especialistas

Renan Marin

Renan Marin

Psicanalista

São Paulo

Yasmim Barbosa da Silva

Yasmim Barbosa da Silva

Psicólogo

Fortaleza

Juliana Cintra

Juliana Cintra

Psicanalista

Recife

Nilo Júnior

Nilo Júnior

Psicanalista

São José dos Campos

Ana Paula Gomes

Ana Paula Gomes

Psicanalista, Terapeuta complementar

Vila Velha

Rafael Schmidt

Rafael Schmidt

Psicanalista

Rio de Janeiro

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 299 perguntas sobre Transtornos de ansiedade generalizados
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.