As vezes quando estou nervoso (é mais certo) ou simplesmente do nada me dá uma coceira meio que inte

16 respostas
As vezes quando estou nervoso (é mais certo) ou simplesmente do nada me dá uma coceira meio que interna no corpo (áreas aleatória, porém mais "potente" do quadril pra cima), e com ela eu sinto muito calor, o que pode ser?
Olá, do modo em que você descreveu, pode se configurar como um sintoma de ansiedade, pois é comum sentir coceiras ou picadas na pele, principalmente nos membros e na cabeça, suor e ondas de calor, assim como tontura, alterações no batimento cardíaco, aumento da pressão arterial. Para se realizar um diagnóstico é necessário recolher uma boa anamnese (história de vida) e explorar os momentos em que a pessoa afirma sentir o mal estar associado à ansiedade. Podem ser realizados testes psicológicos e exames físicos para auxiliar o processo e, também, despistar outras doenças. O diagnóstico deve ser sempre realizado por um/a profissional de saúde, preferencialmente da área da saúde mental (psicólogo/a ou psiquiatra).

Olá! Pode ser sintoma ansioso, mas é importante procurar um médico para descartar problemas de cunho fisiológico. Marque uma consulta com um Psicólogo.
Olá! Quando vivenciamos uma situação estressante, o corpo entra em modo de lutar ou fugir e responde aumentando a produção de hormônios do estresse, como adrenalina e cortisol. Mas quando o corpo produz muito cortisol, ele pode suprimir o sistema imunológico e causar uma resposta como coceiras, vermelhidão ou ainda inflamação na pele. É importante salientar que essa sensação ocorre quando você está nervoso. Busque ajuda médica e faça terapia, é preciso investigar com cautela seu caso, te desejo melhoras, tudo caminha para o melhor, forte abraço!
Nervosismo, ansiedade, medo, expectativa tudo isso é normal e comum até que a intensidade e frequência dessas manifestações tragam transtornos para a tua vida. Sabe quando você fica com vergonha e alguma parte do seu corpo coça? Para algumas pessoas é até prazeroso, enquanto para outras a coceira se torna um incômodo que atrapalha seus afazeres. Mas claro que existem inúmeras explicações para esses sintomas e sinais, um Psicólogo, Psicanalista ou medico devem ser consultados para melhor a avaliar se essas sensações viraram um transtorno na tua vida
Olá! Coceira, vermelhidão e sensação de formigamento são sintomas ansiosos. Vejo que sentir-se nervoso pode estar relacionado com diferentes sentimentos e emoções: raiva, medo, ansiedade e, até mesmo, o estresse. Você conseguiria definir o que predomina nesses momentos de nervosismo?
Por outro lado, é de extrema importância que você realize exames clínicos para descartar possíveis causas fisiológicas para essas sensações corporais.
Não deixe de procurar ajuda profissional para uma avaliação maior detalhada!
Um abraço!
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 120
Olá! Seria interessante descartar qualquer hipótese fisiológica, sendo isso feito, indico buscar um profissional psicólogo para iniciar um processo de psicoterapia, entender melhor em que contextos e momentos esses sintomas, que a princípio parecem ser ansiosos, aparecem, quando iniciaram, tornam-se mais ou menos intensos, entre outras coisas, podendo assim investigar e elaborá-los. Estou à disposição e se cuide!
Olá! Lí em sua mensagem que a ocorrência no corpo se dá em ocasiões diversas. Segundo Lacan, o ser humano é um ser da linguagem, ser falante (FALA-SER) que habita em um corpo, que por sua vez, fala. Contudo é preciso escutar mais para melhor compreensão...Busque atendimento psicanalítico! Abraços.
Olá, pode ser algum tipo de conversão ao corpo com o qual seu estado emocional não está conseguindo dar conta psicologicamente. O mais recomendado é você procurar algum médico para descartar qualquer problema que possa ser um agravante e iniciar o processo de psicoterapia para amenizar esses sintomas.
No contexto de tensão emocional por algum fator bom ou não, pode desencadear ansiedade. Os formigamentos e sensibilidade na pele condizem com reações por alteração na distribuição do fluxo sanguíneo, desencadeado por palpitações mais aceleradas do coração. Psicoterapia pode lhe auxiliar na compreensão do que está lhe levando ao estresse.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 120
Olá! Fiquei aqui pensando o que pode fazer você ficar nervoso... Entendo a ansiedade como uma energia que precisa ser utilizada e não encontra vazão. Assim, é como se ela voltasse em outro formato. Por exemplo: brigou com a namorada e se sentiu injustiçado, mas não conseguiu dizer nada. Vira "panela de pressão". Até mais!
Boa tarde
Pode ser algo psicológico, como sintoma de ansiedade ou até algo fisiológico também.
Eu indicaria passar por uma consulta médica para desacatar qualquer problema de cunho medico e uma consulta psicológica para avaliação de um psicólogo.
Cuide-se
Esses sintomas podem ser sinais de ansiedade ou estresse. A psicanálise pode ajudar a identificar as causas subjacentes a esses sintomas e ajudar a lidar com eles. A terapia pode ajudar a identificar e trabalhar com as emoções e pensamentos que estão contribuindo para esses sintomas. Além disso, a terapia pode ajudar a desenvolver estratégias para lidar com o estresse e a ansiedade.
Olá, tudo bem?
Estes sintomas podem sim estar relacionados com a ansiedade. É sempre importante avaliar que não tenha nada físico para que se possa ir a fundo nas questões emocionais e trabalhar para identificar situações que estejam causando estes desconfortos.
Busque ajuda de um profissional da área e faça uma avaliação.
Boa sorte!
Olá, boa noite!
Indico que busque uma avaliação médica para descartar qualquer hipótese ligada ao físico. É para o emocional é de suma importância que faça Psicoterapia/análise.. para que seja compreendido o que lhe acontece nesses momentos de nervosismo.
Fico à disposição para outras dúvidas.
Abraço querido.
Olá. Ja ouviu falar em somatização. Corpo e mente estão conectados, porém, por conta de crenças e até mesmo da rotina acelerada, muitas vezes a gente esquece. Somatização é quando a mente, por meio de pensamentos e do estado emocional em conflito, manifesta dores e doenças no corpo físico. Através das nossas condições psicológicas, o corpo pode responder apresentando um problema que até então não existia.Quando ficamos ansiosos, por exemplo, e não conseguimos controlar, sintomas físicos podem desencadear, como taquicardia, enrijecimento dos membros, dores nas costas, pescoços, dores de cabeça, entre outros.Por exemplo, a preocupação em excesso e até mesmo o medo recorrente de perder o emprego acelerar o batimento cardíaco, dores na lombar, como se estivesse carregando o mundo.
É muito comum presenciar o transtorno de somatização em nossa própria rotina, porque temos o costume de viver preocupados com o futuro, causando medo, ansiedade e depressão, Recomendo que busque atendimento psicologico para ser avaliado.
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia - R$ 150
A sensação de coceira interna acompanhada de calor pode ter várias causas possíveis, incluindo condições médicas e respostas emocionais. Aqui estão algumas das causas mais comuns a considerar:

Estresse e ansiedade: O estresse emocional pode desencadear uma resposta física no corpo, incluindo sensações de coceira e calor. Essas reações são parte da resposta de "luta ou fuga" do corpo, onde há aumento da circulação sanguínea e liberação de hormônios como a adrenalina, que podem afetar a pele e as sensações corporais.

Reação alérgica ou irritação: Certas substâncias, alimentos ou produtos podem causar reações alérgicas que se manifestam como coceira interna acompanhada de calor. É importante considerar se houve exposição recente a novos alimentos, produtos de cuidado pessoal ou materiais que poderiam desencadear uma reação alérgica.

Problemas dermatológicos: Condições de pele como urticária, eczema ou dermatite podem causar sintomas de coceira intensa e calor. Essas condições podem ser exacerbadas por estresse emocional ou fatores ambientais.

Sistema nervoso: Em alguns casos, distúrbios do sistema nervoso central ou periférico podem causar sensações anormais, como formigamento, coceira ou sensações de calor.

Resposta psicossomática: Algumas pessoas podem experimentar sintomas físicos como resultado direto de estresse emocional intenso ou ansiedade crônica. Esses sintomas são reais e podem exigir abordagens tanto médicas quanto psicológicas para tratamento.

Para determinar a causa exata da sua condição, é aconselhável consultar um médico. Um profissional de saúde poderá realizar uma avaliação completa, considerando seus sintomas, histórico médico e qualquer fator desencadeante potencial. Com base nessa avaliação, eles podem recomendar o tratamento apropriado, que pode incluir manejo do estresse, medicamentos para alívio dos sintomas, ou encaminhamento para um especialista, se necessário.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!