As vezes eu fico falando sozinha criando fantasias que nunca aconteceram e nunca vão acontecer. As v

16 respostas
As vezes eu fico falando sozinha criando fantasias que nunca aconteceram e nunca vão acontecer. As vezes fico falando e pensando em coisas tristes que poderiam acontecetodos comigo aí choro isso é normal ?
e isso não foi só uma vez acontece frequentemente acho que desde os 8 anos. Me ajuda por favor fala se isso é normal ?
Oi! O conceito do que é "normal" não é absoluto. Logo, você poderia olhar para isso para além deste julgamento prévio. Talvez fosse interessante você poder expressar o que pensa (sobre os assuntos que levantou) para um psicólogo, que está treinado a te dar uma escuta clínica, sem julgamento. Criar fantasias é comum nos processos mentais. Um critério que você pode utilizar para pensar este contexto é: o quanto isso tudo tem me prejudicado, o quanto me faz sofrer, o quanto produz prejuízos, o quanto me impede de exercer meu viver?

Olá! O seu funcionamento mental estabeleceu essa forma de agir, desde os 8 anos de idade, segundo seu relato. O interessante de analisar é se isso lhe causa sofrimento, interfere no seu funcionamento diário. Caso isso ocorra, seria interessante procurar ajuda profissional, para entender melhor essa dinâmica e compreender qual sentido isso trás para sua vida!
Olá, como os colegas colocaram muito bem, o "normal" não é algo pré estabelecido como uma conduta comportamental que deve ser seguida por todos. O fantasiar ocupa um espaço importante em nossas vidas, mas como você mesma relatou, é importante notar como essas fantasias estão voltadas para questões mais negativas e trágicas, seria interessante procurar por meio da psicoterapia entender que função isso tem para você, de maneira mais profunda, qualquer coisa fico a disposição, abraço!!!
Olá! Acho que a sua pergunta foi para entender se o que está passando demanda um tratamento ou não, certo? Se for esta sua dúvida, a resposta está no sofrimento que você está vivenciando. É o sofrimento psíquico e a dificuldade em lidar com essas questões que vai dizer se você precisa buscar cuidado psicológico ou não. E pelo jeito, esse quadro aparentemente ansioso, está te deixando muito angustiada. Se você tem dúvidas, medo e o que está passando dificulta seu dia-a-dia, cabe sim uma avaliação e cuidado psicológico.
Busque um(a) psicoterapeuta para que você possa realizar uma primeira entrevista, tirar suas dúvidas e buscar (se necessário) o tratamento adequado! Abraço
Seria melhor procurar um psicólogo para tirar todas estas duvidas.
Olá! Nossa mente produz muitos pensamentos ao longo do dia e nem nos damos conta da maioria deles. Vc, no entanto, está observando e dando relevo aos pensamentos fantasiosos, improváveis ou impossíveis de acontecer e, dessa forma, deixando de dar atenção aquilo que é essencial ou primordial para agir adequadamente diante das situações do dia e das perspectivas de futuro. Além da psicoterapia te aconselho buscar o hábito da meditação, busque orientação com um profissional e perceberá mudanças significativas nos seus padrões neurais. Qualquer coisa, eu posso te ensinar algumas técnicas além da psicoterapia. Abs
O conceito de "normal" varia d pessoa para pessoa... familia para familia..enfim... o que voce precisa é verificar se o que acontece com voce está te impossibilitando de ter uma "vida com qualidade", te impedindo de fazer as atividades que antes eram rotineiras e agora, por conta dos pensamentos, nao sao mais.
Se por acaso isso estiver acontecendo, te oriento a buscar auxilio de um psicologo para te ajudar a entender.
A fronteira entre o normal e o patológico não é algo simples, talvez nem possível de se verificar uma vez que tal também reflete uma época em que vivemos onde muito do que já foi considerado inadequado ou patológico muitas vezes pode ser aceito.
Agora, se essas fantasias lhe causam algum tipo de sofrimento certamente o recomendado é que você procure auxílio profissional tendo em vista que elas já acontecem por um certo tempo e podem vir a ter aí uma função encobridora importante.
Oi meu bem, se isso está te desgastando e atrapalhando alguma área da sua vida, é interessante olhar para isso. Se isso tem deixado seus dias pesados e tristes, com certeza é importante olhar para isso. Desde os 8 anos de idade? provavelmente já virou um hábito, seria interessante buscar ajuda de um psicólogo para que você aprenda meios de ligar com esses pensamentos obsessivos para que se sinta mais leve.
Olá. É comum imaginar cenários e eventos que não aconteceram. O ser humano, diferente de outros animais, tem uma grande capacidade de abstração, criatividade e planejamento de eventos futuros. Como você diz, não quer dizer que vão acontecer. Fazemos isso para tentar lidar melhor com o que está por vir. Mas às vezes as coisas se atrapalham e isso mais nos prejudica do que ajuda, transformando-se no que hoje chamamos de ansiedade. Nesses casos é importante entender a história disso na sua vida. O trabalho da psicanálise é justamente esse: proporcionar ao sujeito que ele conte sua história, ouça ela, perceba detalhes importantes que passaram despercebidos e possa mudar a forma como se relaciona com ela. Você percebe algo importante, que isso começou em algum momento da sua vida (talvez por volta dos 8 anos). Numa terapia é possível entender aos poucos as causas disso e atualizar para os dias de hoje. Será que ainda faz sentido agir assim? Essa resposta só poderá ser dada depois de analisar bem a sua vida até aqui. Espero ter ajudado. Abraço!
São sintomas que pela frequência que ocorrem merecem uma atenção. Nesse caso a terapia pode ser uma ótima opção, avaliar os prejuízos que anda tendo no seu dia a dia, em que momentos esses sintomas aparecem, a frequência, e suas estratégias para amenizar esses sentimentos ruins, e junto com um profissional tatear a experiência no momento da sessão quando for eliciada, a partir daí, acredito que irá desenvolver uma atenção mais flexível sobre os momentos que causam sofrimento. Espero ter ajudado, caso queira alguma informação estarei a disposição.
Sim, é normal sentir tristeza e ansiedade e falar sozinha. A psicanálise pode ajudar a entender melhor o que está causando esses sentimentos e ajudar a lidar com eles. Ela pode ajudar a identificar padrões de pensamento e comportamento que estão contribuindo para esses sentimentos e ajudar a desenvolver estratégias para lidar com eles. Além disso, a psicanálise pode ajudar a desenvolver habilidades para lidar com situações estressantes e aumentar a autoestima.
Olá. Falar sozinha, criar fantasias, mesmo tristes, é normal, porém, se a forma como está acontecendo com você está te te trazendo sofrimento, o indicado é investigar e entender melhor o que está acontecendo. Psicoterapia é o serviço indicado. Abraço.
Olá, você parece ficar bastante angustiada com essa situação. Mais importante do que pensar em normalidade é perceber o quanto essa situação traz sofrimento para você. Há muito tempo, pelo que você relata, vive essa situação e está em sofrimento com isso. Entendo que procurar um profissional de psicologia que ajude você a entender como isso foi acontecendo na sua vida e porque é difícil mudar essa situação é fundamental. Qualquer dúvida entre em contato.
olá, em seu relato, voce diz ter identiifcado um sofrimento desde os 8 anos de idade e ainda persiste até hoje. Não se trata de ser ou não nomal e sim do seu estado de saúde e bem estar. Qualquer tipo de sofrimento psiquico quando não contornado, é importanter ser escutado e tratado por um profissional qualificado de saúde mental para que voce tenha mais qualidade de vida. Caso precise, entre em contato!
Olá, como você está?
Me parece que nessas fantasias existe uma carga de afetos significativa, o que às vezes pelos pensamentos, histórias, imaginações e criações pode ser satisfatório ou pode ser triste, o que também ocorre pelo visto. Isso não é algo anormal, muitas pessoas imaginam cenários e histórias, pode ser interessante procurar uma terapia com algum psicólogo para elaborar e falar mais sobre o que imagina, como são os pensamentos, quem está presente neles, de quais maneiras e como se desenrolam as tramas. Para que a elaboração possibilite imaginar outros cenários que não tragédias e injustiças contra você.
Espero ter ajudado, até mais.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!