As vezes acordo na madrugada sem conseguir respirar, isso várias vezes quando começo a pegar no sono

16 respostas
As vezes acordo na madrugada sem conseguir respirar, isso várias vezes quando começo a pegar no sono. Acordo com o coração acelerado e muito suada. O que pode ser?
Bom dia,

A causa do que você relata pode ser orgânica e não ter relação com sua saúde mental. A dispneia pode ter diversas causas e necessita ser avaliada.

Para pensar nos aspectos subjetivos que envolvem sua saúde mental no seu relato mais informações são necessárias, por exemplo:

- Como você está quando vai dormir?
- Como se sente quando acorda nesse estado, para além dos aspectos físicos, sente-se ansiosa, alguma sensação estranha?
- Esses eventos ocorrem com que regularidade? Acontecem mais ou menos perto de determinados eventos de sua vida?

Buscar um profissional da saúde para colher a história mais completa de sua experiência é o melhor a se fazer, um psicólogo, um especialista em sono, ou mesmo um médico clinico geral para ajudar a direcionar seu cuidado.

Espero ter ajudado.

A Apneia do sono (suspensão temporária da respiração) ou Dispneia do sono (dificuldade de respiração) podem ter origens diversas, tanto físicas quanto psicológicas. No contexto psicossomático (relação da mente com o corpo), é importante levar em consideração as especificidades do momento, da rotina e até mesmo as implicações dessa sensação de falta de ar no dia a dia. Recomendo que busque fazer uma avaliação conjunta com um psicólogo, que explorará os aspectos subjetivos do seu quadro, e com um médico, que investigará os aspectos físicos da situação.

Em um contexto psicológico, é relevante considerar tanto os aspectos da sua vida que podem contribuir para o surgimento desse quadro quanto aqueles que estão sofrendo interferência dessa sensação, tais como ansiedade, rotina de trabalho, estresse, esforço físico, medo, entre outros.
Olá! Sugiro que procure um médico para avaliar se não há nenhum problema físico. Descartada essa possibilidade, pode-se iniciar a avaliação emocional. Nesse caso, procure um psicólogo, pois o seu relato pode estar associado a ansiedade. Porém, há necessidade de investigar para verificar se a mesma aparece em outras situações, entre outros fatores.
Bom dia! Pode ser muita coisa. Procure um médico, pode ser um Clínico Geral, assim ele descarta se tem algum problema físico. Caso seja um problema emocional, procure um Psicólogo. Estou à disposição.
Olá! Pelos sintomas que você traz a causa pode ser tanto fisiológica quando psicológica ou até a somatória dos dois, por isso indico buscar um(a) médico(a) para investigar a possível causa biológica e em paralelo buscar um tratamento psicoterápico para elaborar essa questão, a depender dos resultados investir mais naquele tratamento que vá possibilitar uma melhor qualidade física e emocional de vida. Estou à disposição. Se cuide!
Se você sente falta de ar, acorda várias vezes, procure um cardiologista ou pneumologista. Apenas com ajuda de um especialista, será possível identificar o melhor tratamento para cada perfil de paciente.
Olá querida! Como vários colegas citaram pode até existir uma causa física. Mas pode ser sintoma de ansiedade. Você precisa explicar melhor para que um profissional te ajude a entender e a cuidar dos sintomas e principalmente das causas, para que não tenha mais.
Eu sugiro que independente do motivo que te faz sentir essa falta de ar, você procure uma psicóloga para ter suporte nesse processo e te ajude a entender os motivos pelo qual o seu corpo está dando esses sinais.
Eu costumo dizer que o nosso corpo fala quando a gente cala os nossos sentimentos e nossas dores. Se é por um motivo emocional como a ansiedade ou se é por uma causa física, de qualquer forma seu corpo está comunicando um pedido de ajuda.
Em uma entrevista avaliativa conseguimos mapear os possíveis motivos que fazem você desenvolver esse sintoma.
Em paralelo, o suporte psicológico te dará apoio para investigação da parte física com um médico.
Estou à disposição!
Espero ter te ajudado.
Primeiramente, é recomendável descartar problemas físicos relacionados ao sistema respiratório ou cardíaco. Um profissional de saúde, como um médico, pode realizar uma avaliação clínica mais detalhada e solicitar exames específicos, se necessário.
É possível considerar uma possível associação com questões emocionais, como a ansiedade ou o estresse. A ansiedade pode se manifestar através de sintomas físicos, incluindo dificuldade para respirar, palpitações e sudorese. Esses sintomas podem ocorrer durante o sono ou ao acordar. Nesse caso, buscar a ajuda de um psicólogo ou profissional de saúde mental pode ser benéfico.
Um psicólogo poderá ajudá-lo a explorar as possíveis causas emocionais desses sintomas e desenvolver estratégias para lidar com a ansiedade ou outros problemas emocionais que possam estar contribuindo para essas experiências durante o sono. A terapia pode fornecer ferramentas para gerenciar o estresse, relaxar antes de dormir e promover uma melhor qualidade de sono.
Estou à disposição caso você queira mais informações ou precise de suporte adicional. Lembre-se de que é essencial consultar profissionais de saúde qualificados para obter um diagnóstico preciso e orientação adequada.
Olá, salientando o que meus colegas disseram acima, seria muito interessante você procurar pela orientação de um médico. Sugiro um neurologista especializado em sono.
O primeiro passo é compreender o que está acontecendo. Compreender possíveis causas relacionadas ao funcionamento do seu organismo é um bom começo.
Vejo a importância de um tratamento que pode ter como aliada a psicoterapia e outras ferramentas que podem ajudar a lidar com o sofrimento que esses sintomas tem lhe causado, afinal, percebo que existem reações do seu corpo que remetem à sintomas ansiosos.
Com base nos sintomas que você descreveu, parece que eles estão relacionados à ansiedade. Nesse sentido, gostaria de encorajá-lo a considerar a possibilidade de marcar uma consulta o mais breve possível. Um diagnóstico precoce pode ajudar a minimizar os prejuízos sociais e a melhorar significativamente sua qualidade de vida. Ao buscar apoio profissional, você terá a oportunidade de compreender melhor suas experiências, receber orientação adequada e desenvolver estratégias eficazes para lidar com a ansiedade. Marcar uma consulta é um passo importante em direção ao seu bem-estar emocional. Estou aqui para responder a quaisquer perguntas adicionais que você possa ter e para apoiá-lo nesse processo de autocuidado.
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 250
Olá! As causas podem ser tanto fisiológicas quanto psicológicas ou os dois em conjunto. Sugiro buscar um médico do sono para identificar se há alguma causa fisiológica. Caso não exista, sugiro buscar tratamento psicoterapêutico para lidar com essa questão.
Uma avaliação médica poderá tratar ou a descartar alguma questão física ou fisiológica. Em paralelo o processo psicoterapêutico poderá diagnosticar e tratar as dores emocionais, como ansiedade, por exemplo, que possui sintomas parecidos com os que você mencionou.
Esses sintomas podem ter diversas causas e é essencial buscar uma avaliação médica adequada para obter um diagnóstico preciso. Há condições físicas, como distúrbios respiratórios do sono, distúrbios de ansiedade, problemas cardíacos ou problemas de tireoide, que podem apresentar sintomas semelhantes. Uma consulta com profissional de saúde poderá avaliar sua situação de forma mais precisa e indicar o melhor curso de tratamento.

Se os sintomas que você está enfrentando são frequentes e estão afetando sua qualidade de vida, é altamente recomendável buscar ajuda médica para um diagnóstico adequado e orientação sobre o tratamento adequado para sua situação específica.
Olá!
Com base na sua descrição, esses sintomas podem estar relacionados a ataques de ansiedade noturnos. É comum que a ansiedade se manifeste durante a noite, principalmente quando estamos prestes a adormecer, pois é nesse momento que nossa mente tende a ficar mais inquieta. O aumento da frequência cardíaca, sudorese e dificuldade em respirar são respostas típicas do corpo quando enfrentamos uma sensação de ameaça ou medo. Recomendo que você procure apoio profissional para avaliar sua situação específica e desenvolver estratégias eficazes para lidar com a ansiedade, de modo a promover uma qualidade de sono mais tranquila e restauradora. O autocuidado e o suporte adequado podem ser fundamentais para melhorar sua saúde emocional e bem-estar geral. Vamos juntos?
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 180
Olá, pelo que você relatou, é importante uma avaliação médica para entendimento desses sintomas. Não se tratando de condições orgânicas, podemos pensar em avaliar um quadro de ansiedade que pode estar comprometendo o sono e originando sintomas no corpo. A psicoterapia e análise pessoal contribuem para uma melhora em sua qualidade de vida, bem como para o fortalecimento emocional.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 200
Acordar na madrugada sem conseguir respirar pode estar relacionada a diversas questões que são analisadas durante a sessão, no entanto, acordar com o coração acelerado, sem conseguir respirar e suando pode estar vinculado a ansiedade, que é vista como uma resposta de luta ou fuga de pensamentos ansiosos. Catastrofizar (pensar no pior cenário) e hipervigilância (excesso de alerta) podem aumentar esses sintomas. Estratégias da TCC podem ajudar a identificar e modificar esses pensamentos para reduzir a ansiedade.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!