As pessoas com Transtorno do Espectro Autista – TEA (autismo) tem sentimentos de solidão?

4 respostas
As pessoas com Transtorno do Espectro Autista – TEA (autismo) tem sentimentos de solidão?
Sim, nós temos sentimentos de solidão quando somos contrariados, ou ficamos nervosos e ansiosos, entre outras situações. Mas como cada um reage de forma diferente, seria importante vc acompanhar seu funcionamento e anotar o que te faz sentir solitário (talvez em um registro de pensamento diário). Com as informações certas podemos orientar nossa rede de apoio a melhor forma de agir para identificar nossa solidão e diminuir este sentimento com segurança.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá!
Alguns pessoas com o diagnóstico podem sim se sentir sozinhas em algumas situações e por diversos motivos, um deles pode ser pela rigidez cognitiva em lidar com mudanças, dificuldade de comunicação e socialização, sensibilidade e etc. Dessa forma podem apresentarem dificuldade de terem flexibilidade cognitiva, uma espécie de habilidade mental que nos permite gerir e controlar os nossos pensamentos, emoções e ações. Se precisar de ajuda profissional, pode me chamar. Um abraço!
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia - R$ 150
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.
As pessoas com TEA podem sentir solidão sim! Muitas vezes as questões sociais e relacionais vêm como uma dificuldade de se relacionar, mas ainda assim há o desejo de ter relações sociais. Já outras pessoas com o TEA não fazem tanta questão de manter um círculo social muito grande, mas mesmos essas podem se sentir solitárias. Como diz o nome, é um espectro, e os sintomas podem se manifestar de diversas maneiras. Sentir-se solitário não é um fator de exclusão do diagnóstico. Por isso é sempre importante buscar ajuda de um profissional. Se precisar, estou aqui! Espero ter ajudado! :)
Sim, pessoas com TEA podem sentir solidão. Embora afete a forma como os indivíduos se comunicam e interagem socialmente, muitos deles desejam conexões e amizades, mas podem enfrentar dificuldades em estabelecer e manter essas relações.
Fatores como a dificuldade em interpretar sinais sociais, o isolamento social e a falta de compreensão por parte dos outros podem contribuir para sentimentos de solidão. Além disso, a intensidade dos interesses específicos pode fazer com que se sintam desconectados de seus pares.
É importante oferecer apoio emocional e oportunidades para socialização, ajudando essas pessoas a desenvolver habilidades sociais e a encontrar comunidades onde se sintam compreendidas e aceitas.

Especialistas

Bruno Henrique de Souza Guerra

Bruno Henrique de Souza Guerra

Psicólogo

Londrina

Thiago Alencar de Moura

Thiago Alencar de Moura

Psicólogo

São Paulo

Renata Adams Fernandes

Renata Adams Fernandes

Fonoaudiólogo

Porto Alegre

Suéllen Karolyne Golon

Suéllen Karolyne Golon

Fonoaudiólogo

Irati

Nathalie Moura

Nathalie Moura

Pediatra

São Paulo

Andréa Pavan Bidin Martins

Andréa Pavan Bidin Martins

Psicopedagogo

São Paulo

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 333 perguntas sobre Autismo
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.