As estereotipias (balançar as mãos) deve proibir nas pessoas autistas?

7 respostas
As estereotipias (balançar as mãos) deve proibir nas pessoas autistas?
Olá! As esteriótipias fazem parte dos sintomas do autista e não devem ser reprimidas, a não ser que isso possa prejudicar ou causar algum dano, aí sim tem que ser pensando uma forma de evita-las. Há relatos clínicos que esteriótipias que foram tiradas a força são substituídas por auto agressão ou TOC. É importante buscar ajuda de um Psicólogo para além do tratamento, orientar em relação a convivência com o autista. Espero ter ajudado!

Balançar as mãos não parece um comportamento nocivo que precise ser proibido em um autista. Algumas estereotipias podem fazer parte do jeito de ser do paciente autista e podem não melhorar com o tratamento, devendo ser compreendidas e toleradas.
As estereotipias formam, em conjunto com outros aspectos, o quadro de sintomas que compõe os transtornos do espectro autista (TEA). A tendência é que diminuam no decorrer de um tratamento adequado, mas não precisão ser reprimidas a não ser que coloquem em risco o paciente ou as pessoas ao seu redor. Movimentos repetidos podem ser a única forma de expressão desses indivíduos em fases iniciais de tratamento.
As estereotipias são maneiras dos autistas se comunicar, demonstrar felicidade, tristeza, nervoso, etc... Não deve ser ignoradas, mas observadas e direcionadas para uma comunicação funcional. Com o método de terapia ABA, que auxilia a criança nas atividades de vida diária delas, é possível ter avanços positivos significantes em todos os contextos da vida do autista.
À disposição
As estereotipias são uma forma da pessoa com o espectro poder se regular. Podem aparecer em situações diferentes, em um momento de alegria ou em um momento de raiva. O ideal é não cortar as estereotipias, mas é necessário o acompanhamento psicológico e/ou terapeuta ocupacional e fonoaudiólogo. Desta forma as estereotipias tendem a diminuir pois o individuo encontrará outras maneiras de se regular sensorialmente e aprenderá a lidar com os sentimentos que causam esses comportamentos.
Se entendermos que as estereotipias são uma consequência pontual de uma forma de ser e estar no mundo não devemos proibi-las. O que pode ser interessante para os pais é tentar entender a função que as estereotipias têm para cada um, por exemplo, de acalmar uma angústia que pode estar sendo expressa pela estereotipia. Encontrar um canal de comunicação ou simplesmente entender o lugar que este comportamento tem para o seu filho já é muito importante.
Olá. As estereotipias são a maneira como o autista manifesta suas emoções. A necessidade está em fazer o acompanhamento psicológico e entender este tipo de comunicação, e com o processo o portador encontrará outras maneiras para demonstrar suas emoções