as dispareunias nao terao como causas as doenças de transmissao sexual?

5 respostas
as dispareunias nao terao como causas as doenças de transmissao sexual?
A sexualidade humana vai muito além de um ato biológico, sofrendo influências de aspectos afetivos, educacionais, culturais e outros. Após afastadas todas as causas orgânicas pelo médico ginecologista ( e eventualmente outros a quem este possa solicitar investigação, pois a causa pode estar relacionada a afecções de áreas adjacentes à genital, como urologista, gastroenterologista e proctologista) o encaminhamento natural seria o Psicólogo, preferencialmente com experiência em Sexologia, para avaliação dos aspectos emocionais e comportamentais envolvidos. Frequentemente se faz necessário uma intervenção ampla que trate desde questões básicas como a educação sexual, passando por revisão dos aspectos psíquicos como em uma psicoterapia tradicional, acrescentando-se os exercícios da Terapia Sexual propriamente dita e finalmente a Terapia de Casal.

As Dispareunias (dores recorrentes durante e/ou após o ato sexual) não são uma queixa incomum nas mulheres, apesar de também acometerem os homens em bem menor escala.
As causas precisam ser investigadas, e diagnosticadas a principio por um ginecologista.
Dentre as causas mais comuns podemos encontrar: infecções, tumores, traumatismos (como cicatrizes cirúrgicas por exemplo), doenças pélvicas (como a endometriose e outros tumores), atrofia genital (causada pela deficiência hormonal), cistites e doenças dermatológicas (dentre essas podem se encaixar as DST).
Como podemos ver, um percentual muito pequeno de Dispareunia é relacionado cm Doenças Sexualmente transmissíveis.
Além do tratamento com o Ginecologista, a pessoa em questão também deve procurar um Psicólogo (preferencialmente Sexólogo), pois pode estar ocorrendo ou ampliando o quadro de dor, algum fator Psicológico, por problemas Psíquicos de ordem sexual/emocional ou trauma pela dor recorrente.

Abraço
Dispareunia, a dor durante o ato sexual com certeza merece uma atenção especial em relação as questões da fisiologia. O ginecologista deverá ser consultado para uma avaliação, o urologista também. O ato sexual deverá ser um momento de prazer, e quando torna-se um momento de sofrimento é importante ser avaliado tanto do ponto de vista orgânico quanto emocional. Mas em principio é importante a avaliar o corpo para depois ver o lado emocional, fazer terapia de casal ajudar bastante.
Nos casos das dispareunias, as etiologias mais frequentes são orgânicas, contudo o medo pode estar relacionado a questões emocionais e, portanto, são psicossomáticas.
Marque uma consulta com seu ginecologista, para completa e minuciosa apuração das possíveis causas orgânicas dos espasmos e dor, que podem ser de origem infecciosa, má formação, DST, lubrificação insuficiente, dispareunia pós-cirúrgica, dentre outras.
Após certificar-se das causas, e descartados problemas de ordem orgânica, agende uma avaliação com um psicólogo experiente, para que as questões emocionais sejam tratadas.
Dispareunia, dor durante o ato sexual, deve-se investigar a causa, converse com seu ginecologista, pode haver fatores orgânicos gerando estas dores.
Caso não encontre qualquer problema físico que justifique estas dores, elas estão sendo desencadeadas por fatores emocionais, sendo assim, um psicólogo poderá lhe ajudar.