As características da síndrome de asperger podem aparecer apenas na adolescência?
6
respostas
As características da síndrome de asperger podem aparecer apenas na adolescência?
Quanto à esta questão, o ideal seria que a pessoa fosse avaliada por um profissional, ou de um médico psiquiatra da sua confiança ou um psicólogo. Neste caso é importante observar os sintomas aparentes, o histórico de desenvolvimento. Em ambos os casos o tratamento, acompanhamento, pode ajudar. Abraço.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
Pôde-se dizer q o diagnóstico tardio ocorre com maior frequência pelo fato de ser mais fácil avaliar os aspectos comportamentais ou em tenra idade. Mas o bom profissional é capaz de orientar os pais no direcionamento quanto ao tratamento mais dessertivo em crianças menores. Este é um transtorno neurobiológico que não afeta a aprendizagem , porém a linguagem pode apresentar certa dificuldade. A partir daí o diagnóstico fica mais fácil de ser identificado em crianças maiores.
A Síndrome de Asperger é um autismo leve e os traços são observados desde a infância. Um traço muito significativo é o atraso na fala. Entretanto, é muito difícil prever a evolução do quadro, somente após o crescimento o diagnóstico estará consolidado.
É possível notar características da síndrome de asperger desde a infância. Há atrasos que são incontestáveis como a fala muito precária ou incompreensível aos 3 anos, criança muito isolada com muita dificuldade de brincar com as outras, dificuldade de brincar de faz de conta, não compreender comandos simples, evitar olhar nos olhos, ... Pode haver também divergência de diagnóstico de profissional para profissional. Por isso é importante sempre buscar outras opiniões, profissionais indicados por pessoas de confiança. Quanto mais cedo for o diagnóstico melhor para a criança e a família lidar com os sintomas e evitar situações difíceis para ambos, além de desenvolver o que for necessário para qualidade de vida.
A sindrome de asperger, ou transtorno do espectro do autismo leve, como consta no DSM-V, pode ser dedectado à partir dos três anos, pode ter atraso na fala ou não, apresenta esteriotipias, dificuldade de se relacionar com outras pessoas, não que não se interesse mas porque têm dificuldade de entender o que as pessoas falam.
Pode acontecer de só ser diagnosticado na adolescência em função de não apresentar, às vezes problemas de aprendizagem, do tipo dificuldade para aprender a ler /escrever. Ou porque, pode ser confundido com TDAH.
Ideal seria, realizar uma avaliação multidisciplinar para ter um diagnóstico. mais preciso.
Pode acontecer de só ser diagnosticado na adolescência em função de não apresentar, às vezes problemas de aprendizagem, do tipo dificuldade para aprender a ler /escrever. Ou porque, pode ser confundido com TDAH.
Ideal seria, realizar uma avaliação multidisciplinar para ter um diagnóstico. mais preciso.
Quando o autismo é muito leve, é comum que a pessoa demore para obter o diagnóstico e somente quando ocorre uma maior exigência social ou de comportamento ,como na adolescência, é que se percebe. Como nesses casos não há atraso na fala (pelo contrario a criança fala bem e seu vocabulario é bom), não tem queixa escolar e se a criança tem uma inteligencia acima da média e se relaciona bem com os adultos infelizmente passa despercebida.
Especialistas
Perguntas relacionadas
- Qual a diferença entre a Síndrome de Savant e a Síndrome de Asperger?
- Gostaria de saber qual a diferença entre asperger e autismo?
- Desejaria saber por que a Síndrome de asperger é considerada como autismo leve?
- Gostaria de saber se existem diferenças entre a Síndrome de asperger e o autismo?
- É possível uma pessoa com TEA possuir tanto a hiper, quanto a hipossensibilidae?
- Quais as chances de um filho de um adulto com Asperger e TdAh nascer com TEA de nível moderado ou grave? É uma probabilidade maior que em geral ou igual? Há algum exame (genético ou não) que auxilie esclarecer essa questão? (Mãe neurotípica)
- Pessoas com asperger em especial podem ter pouca empatia? Eu sei que é "mito" a informação que TODAS as pessoas com asperger não tem empatia ou pouca, mas há realmente pessoas nessa síndrome que podem ter baixa empatia e ainda, não saberem expressa-las?
- É possível uma criança TEA com pessoas conhecidas se comunicar muito bem e com crianças em público não? Em casa pergunta, responde, dentre outras formas de se comunicar.
- Uma criança com síndrome de Asperger pode ser bem comunicativa até com estranhos?
- É possível ter autismo de nível de suporte 2 e borderline também?
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 215 perguntas sobre Síndrome de asperger
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.