artrose das interapofisárias, qual é o tratamento?

2 respostas
artrose das interapofisárias, qual é o tratamento?
A artrose das interapofisárias é um achado comum em exames de imagem solicitados geralmente para dores na coluna. Muitas vezes ela é assintomática, e outra alteração está causando a dor. É necessária uma avaliação atenciosa para determinar se a culpada é realmente a artrose ou outra doença, essa é a parte mais importante do tratamento. Se realmente for a artrose a causa da dor, o tratamento pode ser analgésicos simples, fisioterapia principalmente, podem ser usados medicamentos de controle de dor crônica também, pode ser feita infiltração dessas articulações e, em última instância, eventualmente pode ser necessária cirurgia, embora essa necessidade seja rara. Faça uma consulta, pode ser com um ortopedista especializado em coluna, com um neurocirurgião, ou com um reumatologista, para elucidar melhor essa questão.
Te convidamos para uma consulta: Consulta reumatologia - R$ 600
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá, bom dia. Artrose é desgaste/envelhecimento das articulações. Ocorre em todo o corpo em todas as pessoas ao longo dos anos. Porém, não é porque existe artrose que obrigatoriamente haverá dor naquele local do corpo. Assim, é sempre importante investigar outras causas de dor. Entretanto, quando há dor, o tratamento mais adequado é atividade física orientada por profissional capacitado, como um educador físico ou fisioterapeuta. O fortalecimento muscular e o alongamento muscular reduzem o estresse físico, o impacto, a sobrecarga sobre a articulação com artrose e isso resulta em redução da dor. A artrose faz parte da vida: quanto mais se vive, mais artrose surge. Assim, não há cura para ela. O exercício físico aparece, então, como o principal auxílio à dor por ela causada e também como fator protetor de novas dores. Enquanto se pratica exercício a dor melhora ou diminui. Ao parar o exercício, a dor retorna... Os exercícios que mais contribuem positivamente para artrose são pilates e musculação (sempre com supervisor capacitado!!). A fisioterapia tenta resgatar a pessoa da dor quando o quadro está muito ruim. Ao estabilizar a dor, o paciente recebe alta da fisioterapia e o adequado é iniciar pilates ou musculação. Hidroginástica e hidroterapia podem ser boas opções para pacientes bastante incapacitados, que não conseguem realizar as atividades anteriormente citadas. Infelizmente, caminhada, corrida, bicicleta e natação nem sempre são os melhores exercícios, porque podem piorar os sintomas de artrose em algumas pessoas. Os remédios são para melhorar a dor na hora em que ela acontece. Os remédios não curam nada. Não há cura para a artrose. Os exercícios tentam evitar que a dor venha ou reduzir a intensidade dela quando ela vier. Cirurgia é exceção, por risco de sequela. Oriento parecer médico para maiores esclarecimentos.
Te convidamos para uma consulta: Consulta online clínico geral - R$ 450
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.

Especialistas

Rafaela Pessoa

Rafaela Pessoa

Fisioterapeuta

Fortaleza

Vitor Misugi

Vitor Misugi

Ortopedista - traumatologista

São Paulo

Belchior Thiago Corte Timoteo

Belchior Thiago Corte Timoteo

Reumatologista

Serra Talhada

Gustavo Henrique Ramalho De Mattos

Gustavo Henrique Ramalho De Mattos

Ortopedista - traumatologista

São Paulo

Vanessa Rodrigues

Vanessa Rodrigues

Reumatologista, Médico clínico geral

Araraquara

Thiago Cezar Rocha Azevedo

Thiago Cezar Rocha Azevedo

Médico clínico geral

Recife

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 153 perguntas sobre Artrose
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.