Após utilizar diversos medicamentos de várias classes para o tratamento da depressão e da ansiedade,

8 respostas
Após utilizar diversos medicamentos de várias classes para o tratamento da depressão e da ansiedade, em conjunto com terapia cognitiva, não houve resposta. Há a indicação da possibilidade de utilizador um inibidor da MAO, no entanto me foi passado que são raros os médicos que utilizam, procede?
O sujeito que está vivenciando um estado depressivo precisa ser escutado e percebe-se mais além da superfície de seus sintomas. Na maioria das vezes o excesso de medicação obtura essa possibilidade e fazem com que os sintomas se desloquem para outros tipos de perturbações. Procure em um primeiro momento, paralelamente à medicação iniciar um atendimento psicanalítico.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Sobre o inibidor de MAO é interessante uma segunda opinião de um psiquiatra de sua confiança, adaptações de medicação fazem parte comum deste tipo de tratamento. Se as alterações que você sofre tem alguma origem psíquica ou emocional, é fundamental uma boa terapia. Recomendo análise com um psicanalista de boa reputação em sua localidade. É possível também receber orientação breve online inicial, que ajudará a decidir o melhor tratamento.
Quadros depressivos que não respondem a um determinado numero de estrategias antidepressivas são classificados como Depressão Refratária. Estima-se que pelo menos 25% dos quadros de depressão serão irresponsivos a diversas estrategias. Sim, tanto os IMAOs quando a Eletroconvulsoterapia são eficazes em situações dramáticas como essa. Embora sejam estrategias de alta eficácia, possuem efeitos colaterais e outros riscos bastante acima da media.
Há alguns anos vem se documentando a eficacia de uma medicação chamada Ketamina nos quadros de depressão refrataria. Ela se demonstra muito eficaz, cm puco efeito colateral e altamente segura. Inclusive atualmente estou participando de um estudo que esta usando Ketamina intranasal em pacientes com quadro de depressao refrataria.
O tratamento com um psicologo não ter dado certo não significa que toda abordagem não funcione. Tente com outro terapeuta. Indico dentro das Terapias Cognitivas a Terapia do Esquema. Ela é ótima para casos refratários.
Com relação a indicação ou não do uso desta classe de fármacos, há necessidade de avaliação médica cuidadosa para ver quais esquemas anteriores você utilizou. Na maioria das vezes ainda ha possibilidade de associações de classes de fármacos antes de partir para os iMAOs. Caso seja indicado pelo médico, qualquer psiquiatra experiente pode começar o tratamento sempre monitorando a resposta é possíveis efeitos colaterais. Em casos de depressão refratária aos fármacos, também está indicado tratamento com eletroconvulsoterapia, apresentando respostas muito boas. Existe ainda a estimulação magnética craniana, ainda em fase experimental, com resultados ainda inconsistentes, mas que pode ser um tratamento promissor para os próximos anos.
A utilização de técnicas comportamentais é bastante efetiva em alguns casos mas não em todos. A depressão ou quadro de episódio depressivo pode ter também bons resultados com psicofármacos, mas também não é só isso. Tente uma psicoterapia de orientação psicanalítica ou mesmo uma psicanálise.
Olá. Caso a terapia não tenha sido efetiva considere procurar outro psicólogo para tentar novamente. O mais importante no seu caso, além da terapia, é conversar com seu psiquiatra sobre tratamento para depressão refratária, pois há alguns tratamentos alternativos sendo testados.
Bom dia, uma unica linha teórica as vezes não é ou não se adéqua para atender a melhora do seu caso, é importante perceber a origem de tanta ansiedade e depressão. Se são causas derivadas de experiencias traumáticas é importante procurar outras linhas teóricas de tratamento para poder alcançar algum benefícios. No entanto sugiro que procure algum psicologo/a que trabalhe com EMDR e/ou Brainspotting perto de onde vc mora que, considerando minha experiencia, são abordagem que poderão encontrar algum beneficio psíquico. Não confie sua cura só aos medicamentos.

Especialistas

Ana Cristina Mascarenhas

Ana Cristina Mascarenhas

Psicólogo

Salvador

Ellen Martins Peiter

Ellen Martins Peiter

Psicólogo

Rio de Janeiro

Caroline Zurawski Sisto

Caroline Zurawski Sisto

Psicólogo

Porto Alegre

Marisa de Araujo Gaspar

Marisa de Araujo Gaspar

Psicólogo

Rio de Janeiro

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Anne Rafaella Carneiro Roza

Anne Rafaella Carneiro Roza

Oncologista, Pediatra

Recife

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1153 perguntas sobre Depressão
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.