Após uma lesão de lcl grau 2, bem tratada vou voltar a praticar jiu jitsu. O fisioterapeuta me indicou

4 respostas
Após uma lesão de lcl grau 2, bem tratada vou voltar a praticar jiu jitsu. O fisioterapeuta me indicou uma joelheira bauerfeind genutrain s, que disse ter hastes laterais que ajudam a proteger o lcl. É indicado treinar jiu jitsu com esse brace, ou melhor sem nada?
Se o tratamento foi bem realizado (fortalecimento muscular específico e treinamento proprioceptivo) a joelheira é dispensável. Se vc persistir com sensação de falseio recomendo a reconstrução cirúrgica do ligamento, podendo ser realizado a reconstrução seletiva de somente um feixe do LCA.

O principal é a lesão está bem curada, sem instabilidade (frouxidão) e ter feito uma boa reabilitação.
Sendo assim, o uso da joelheira ajuda para a retomada das atividades, em relação a confiança e segurança, principalmente.
o que realmente importa é se o joelho após uma lesão do LCA ( entorse, rotura parcial ou total ) é estável ou não.
O conceito de instabilidade é dinâmico, é o que o paciente sente ao "usar o joelho" ( correr, jogar...). Frouxidão é o que o médico examinador percebe ( quantidade de frouxidão) e não é determinante nem de tratamento nem de prognóstico. Se se joelho é instável, deve operar. O uso de joelheiras não é o tratamento de instabilidade do LCA.
Se a lesão foi bem tratada, confirmado por um novo exame de ressonância magnética, não há necessidade de joelheira ou brace.