Após um ano engravidei novamente. Meu primeiro parto foi uma cesariana. Quando meu segundo filho nascer

3 respostas
Após um ano engravidei novamente. Meu primeiro parto foi uma cesariana. Quando meu segundo filho nascer fará 1 ano e 9 meses que efetuei a última cirurgia. Quais as chances de ser um parto normal? Existem riscos? E em um segundo parto cesariana, quais os riscos que corro? O que seria mais indicado?
Pelo que você está dizendo, há sim a chance de você ter um parto normal. Para tal, é necessário que o trabalho de parto aconteça de forma espontânea, pois não é possível induzir o parto.
O risco que aumenta (embora seja ainda muito difícil de ocorrer) é de o útero se romper na cicatriz da cesariana.
Quanto à cesariana, o risco é similar ao risco que você teve na primeira cesariana. Será uma cirurgia mais trabalhosa, mas viável.
Importante é você ter um acompanhamento pré-natal adequado, com um profissional no qual você confie e que possa lhe esclarecer todas as dúvidas. Na hora do parto, opte por uma equipe qualificada e que possa lhe acolher para tomar a melhor conduta que for necessária.
Att, Dr. Frederico Vilanova Monken

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
O intervalo muito curto entre partos aumenta o risco de rotura uterina, uma grave emergência obstétrica. Intervalos maiores que 18 meses já não estão associados a risco tão elevados. Outro dado fundamental para decidir sua via de parto é a técnica que foi utilizada na cesariana anterior. Cesarianas de emergência ou de feto muito prematuros ocasionalmente são realizadas com incisões verticais uterinas e isso aumenta muito o risco de rotura em caso de nova gravidez. É importante que o trabalho de parto transcorra de forma satisfatória e espontânea. Uma vez que o uso de medicamentos para induzir o parto estão proscritos e só devem ser usados de forma cautelosa durante o trabalho de parto, a chance de uma nova cesariana é maior em pacientes que já tiveram uma cesariana anterior. Mas não é impossível. Busque profissional experiente em parto vaginal e gestação de risco para acompanha-la.
No seu caso não tem uma via de parto que seria mais indicada, se você entrar em trabalho de parto espontaneamente o mesmo pode ser conduzido de preferência por um profissional bem qualificado. Existe o risco de rotura uterina durante as contrações mas este é muito baixo principalmente após 1 ano e 6 meses da última cirurgia, isto não se aplica quando a paciente já foi submetida a duas ou mais cesarianas.
O que acontece após qualquer cirurgia é a formação de aderências nos seus diversos graus, principalmente nas realizadas na cavidade abdominal, o que pode dificultar e aumentar os riscos em um segundo procedimento. Uma boa técnica cirúrgica empregada pelo obstetra minimiza esses riscos.

Especialistas

Paulo Rodrigo Faria Rodrigues

Paulo Rodrigo Faria Rodrigues

Ginecologista, Especialista em diagnóstico por imagem

Campinas

Agendar uma visita
Mariana Morette Giampietro

Mariana Morette Giampietro

Ginecologista, Mastologista

Araçatuba

Agendar uma visita
Roberto Didier

Roberto Didier

Ginecologista

Sobral

Nayara Santos

Nayara Santos

Ginecologista

Brasília

Cynthia Klas

Cynthia Klas

Ginecologista

Curitiba

Agendar uma visita

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 150 perguntas sobre Parto normal
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.