Após ultrassom abdominal total, minha mãe foi diagnosticada com: "Colelitiase" "Nefrolitiase à esquerda"

3 respostas
Após ultrassom abdominal total, minha mãe foi diagnosticada com: "Colelitiase" "Nefrolitiase à esquerda" "Ateromatose da aorta abdominal" "Figado: Hepatomegalia leve associada a esteatose leve/moderada" e "Esplenomegalia moderada". Enquanto ela não faz a cirurgia, quais alimentos são indicados?
Evitar gorduras. Consulte um nutricionista.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Antes de pensar em cirurgia sua mãe deve ser avaliada por um bom gastro. O fato de estar com hepato e esplenomegalia (aumento de baço e de fígado) significa que pode haver algo acontecendo de extra além das pedras na vesícula. Isso porque se ela teve problemas de álcool ou morou em região de barriga d'água (esquistossomose) daí pode explicar um quadro de hipertensão portal que é menos provável. Só que pode haver problema hematológico também mais provável já que a esplenomegalia é moderada. E tanto cirrose como hemólise podem dar pedra na vesícula. Às vezes o paciente tem apenas pedra na vesícula mas nunca teve crise e daí pode comer o que quiser porque não há restrição alimentar. Outras vezes, já houve a crise e a pedra estaria restringindo a comer alimentos gordurosos. Isso tudo porque a bile digere as gorduras e tudo que força a bile ser expelida pode ocasionar dor na vesícula. Mas de novo, sugiro passar por um bom gastro antes de se preocupar com pedras na vesícula. Melhoras!
Olá, para pacientes com colelitíase e esteatose hepática não são indicados alimentos gordurosos. A paciente deverá dar prioridade para frutas, legumes, verduras, carnes magras, leite desnatado e evitar uso de óleo na preparação dos alimentos. Mas lembrando que o tratamento para a colelitíase é somente com cirurgia, de preferência videolaparoscópica.

Especialistas

Ivelise Regina Canito Brasil

Ivelise Regina Canito Brasil

Cirurgião geral

Fortaleza

Antonio Barroso

Antonio Barroso

Cirurgião do aparelho digestivo

São Paulo

Manoel Dias de Albuquerque  Filho

Manoel Dias de Albuquerque Filho

Cirurgião geral

Salvador

Fabio Vizeu Medaglia Filho

Fabio Vizeu Medaglia Filho

Cirurgião do aparelho digestivo, Cirurgião geral, Médico clínico geral

Brusque

Dayana Galdino

Dayana Galdino

Cirurgião geral

Joinville

Lucio Flavio Araujo Costa

Lucio Flavio Araujo Costa

Cirurgião geral

Campina Grande

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1564 perguntas sobre Cálculos na vesícula biliar
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.