Após o tratamento PEP existe a possibilidade de dar soro positivo mas sem carga viral? Posso tratar

2 respostas
Após o tratamento PEP existe a possibilidade de dar soro positivo mas sem carga viral? Posso tratar as reações do tratamento PEP com outros medicamentos, exemplo omeprazol (gastrite), e algum atidiarreico (ex. floratil)?
Dra. Keilla Mara Freitas
Infectologista, Intensivista
São Paulo
O Esquema Pós Exposição (PEP) não altera o teste sorológico. Se existe sorologia positiva ao vírus HIV é porque a pessoa já tinha o vírus antes de começar o esquema (pegou de outra situação de risco, e não da última pelo qual está fazendo o PEP), ou houve falha do PEP, dependendo de quanto tempo depois do ultimo risco foi feito o teste.
Agora, a pessoa pode ter sorologia reagente e PCR negativo para HIV em uso de PEP em duas situações:
- A pessoa tem o vírus e esta circulando no sangue, mas o esquema está suprimindo a reprodução viral, deixando a carga viral indetectável.
- A pessoa teve contato com o vírus, mas não desenvolve a doença, mesmo sem uso de antirretrovirais. Estas pessoas são chamadas de controladores de elite.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Prof. Valdir Sabbaga Amato
Infectologista, Intensivista
São Paulo
A pergunta é dividida em duas questões. A primeira é a soropositividade que é detectada por anticorpos, habitualmente o teste de Elisa de quarta geração, que positiva cerca de 25 dias após o contato de risco. Este Teste Elisa não é alterados pelo uso do PEEP. Ou seja se o indivíduo converter para soropositivo este Teste dará positivo mesmo com os antirretrovirais ou não. A segunda questão é quanto a carga viral ou seja partículas do vírus detectadas pelo teste de amplificação Reação da Cadeia da Polimease (PCR), este teste pode dar negativo em uso do PEEP, MAS sua pergunta se refere APÓS o uso do PEEP, desta forma depende do período que se terminou de se usar os antirretrovirais do PEEP, se for precoce e os medicamentos estiverem ainda no organismo o PCR pode dar falso negativo, pois o vírus esta inibido, se o término do PEEP foi há muito tempo o PCR dará positivo (se o indivíduo adquiriu o HIV) pois os medicamentos antivirais já foram excretados do organismo.

Especialistas

Maria Silvia Biagioni Santos

Maria Silvia Biagioni Santos

Infectologista

São Paulo

Valeria de Morais Silveira Telles

Valeria de Morais Silveira Telles

Infectologista

São Paulo

Rafaela Fernandes Nascimento

Rafaela Fernandes Nascimento

Infectologista

Goiânia

Alexandra Karina Dias da Silva

Alexandra Karina Dias da Silva

Infectologista, Médico de tráfego

Araguari

Tobias Garcez de Jesus Junior

Tobias Garcez de Jesus Junior

Infectologista

Santo André

Thiago Cezar Rocha Azevedo

Thiago Cezar Rocha Azevedo

Médico clínico geral

Recife

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 6276 perguntas sobre HIV e AIDS
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.