Após me contarem uma experiência de afogar, absorvei esta informação e o medo cresceu, acredito que

7 respostas
Após me contarem uma experiência de afogar, absorvei esta informação e o medo cresceu, acredito que por outras influencias psicológicas tbm. Passei a ter pavor ao engolir comprimidos e dificuldade para comer outros alimentos. Os medicamentos podem trazer resultados satisfatórios para este problema?
Sim, algumas medicações poderiam te ajudar. Contudo, a psicoterapia será fundamental no processo de superar tais dificuldades. Até mesmo para poder engolir a medicação receitada. É possível inclusive, que você consiga engolir de forma tranquila novamente apenas com a psicoterapia, sem necessidade de medicação. Sendo assim, recomendo que procure um psicólogo. Você não precisa continuar a sofrer com isso sem ajuda profissional.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá.
De acordo com sua descrição, confesso que daria duas orientações:
A primeira é sobre a sua pergunta... Os medicamentos podem sim ser satisfatórios para ajudar você a diminuir a sensação de medo... Mas, como você tomará medicações se tem medo de se afogar/engolir? De qualquer forma, para tomar medicação, será necessário a avaliação de um psiquiatra, assim ele poderá dizer se vc precisa e qual a melhor medicação para vc.

Isso entra em minha segunda orientação:
Caso você tenha medo de tomar medicações é necessário que um psicólogo que atue na parte de medos e ansiedades avalie seu caso junto à um psiquiatra, assim ambos podem te dar o tratamento recomendado justamente para a dificuldade que você tem. Especificamente, na abordagem cognitivo-comportamental, que pode dialogará com o psiquiatra, e trabalhará com seus pensamentos, crenças e sensações sobre o afogamento/ ato de engolir.

Espero que tenha ajudado vc! Qlqr dúvida me envie uma mensagem por aqui ou pelo celular. Abs! :)
Olá. Você deve estar vivendo grande desconforto e dor, precisa de ajuda. Não hesite em procurar um bom profissional da área Psi e tentar significar essa dor que mora aí dentro e se abalou tanto com um comentário sobre afogamento. Um psicanalista seria interessante neste caso para que você possa trazer a tona elementos inconscientes que atualmente afetam a sua vida. Não hesite em procurar ajuda e buscar um profissional qualificado a ouvir e acolher a sua dor e afetos. Espero ter ajudado.
A medicação correta, prescrito por médico especialista no caso, pode trazer bons resultados. Mas a terapia neste caso especifico também é muito eficaz. Traz bons resultados ao tratamento.
Olá, de acordo com sua pergunta acredito que somente o fato de tomar remédio poderia diminuir algum sintoma, mas veja que a sua dificuldade está justamente no ato de engolir os remédios e alguns alimentos. Por isso, independente de você decidir procurar ajuda de um psiquiatra, eu também lhe sugiro procurar ajuda de um psicólogo para aprender a lidar com as dificuldades comportamentais que você apresenta.
Olá
Seria importante você procurar uma ajuda psicologica tendo em vista que o que sente hoje você descreve por ter sido desenvolvido apenas por ter ouvido um relato.
A avaliação do seu padrão comortamental precisa ser avaliado. É importante em primeiro lugar buscar um profissional bem qualificado para te ajudar a entender o que esta acontecendo e porque está.
O uso de medicamentos vai ser por orientação médica caso seja nescessário.

Abr.
Dra. Sayonara Machado
É importante consultar um médico especialista para uma orientação sobre a medicação indicada para o seu caso. Ressalto também que uma psicoterapia seria fundamental para trabalhar esse medo que tem te causado sofrimento. O método americano EMDR traria bons resultados.

Especialistas

Júlia Henrique Nascimento

Júlia Henrique Nascimento

Psicólogo

Tubarão

Kassiane Ben Gonçalves da Silva

Kassiane Ben Gonçalves da Silva

Psicólogo

Nova Esperança do Piriá

Vanessa Fortunato de Oliveira

Vanessa Fortunato de Oliveira

Psicólogo

São Paulo

Thialy Beltran

Thialy Beltran

Psicólogo

Brasília

Rebeca Oliveira

Rebeca Oliveira

Psicólogo

Londrina

Gabriela Lazzari Ribas

Gabriela Lazzari Ribas

Psicólogo

Goiânia

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 403 perguntas sobre Transtornos de ansiedade
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.