Após inserir um stent por quanto tempo se faz necessário tomar anticoagulante? Se depois de três meses

3 respostas
Após inserir um stent por quanto tempo se faz necessário tomar anticoagulante? Se depois de três meses houver sangramento pelo ouvido pode ter haver com a angioplastia?
Após a realização de angioplastia coronariana com implante de stent não há indicação de fazer uso de anticoagulante ( ex: marevan, xarelto, pradaxa, eliquis) !!! Há, na verdade, obrigatoriedade no uso de antiagregantes plaquetários. Habitualmente, utiliza-se o AAS ( ácido acetilsalicílico ) associado ao clopidogrel ( ou ticagrelor ou prasugrel ). O tempo adequado para a manutenção da dupla antiagregação plaquetária dependerá do seu quadro clínico no momento do implante do stent ( síndrome coronariana aguda ou procedimento eletivo ), o tipo de stent implantado ( convencional ou farmacológico ) e o padrão atual de sua doença coronariana. Assim sendo, pela complexidade de fatores, esta decisão deve ser dívida entre você, seu cardiologista clínico, somada à opinião do hemodinamicista. A variação de tempo ocorre entre 30 dias ( no mínimo ) a mais de 12 meses ( em casos particulares ).

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Acreditando que você seja leigo no assunto em questão, se não, não estaria nos perguntando,você mencionou anticoagulante por provável desconhecimento, mas não se preocupe com isso, pois o mais importante é a questão do sangramento em seu ouvido, certo?
Pois bem, se fosse por uso de medicação, antes que seu ouvido pudesse sangrar, outras regiões já teria saído na frente, pode apostar, por isso, analise se você não fez uso inadequado de um cotonete por exemplo, ou algum trauma externo que você não tenha valorizado, mas uma consulta com Otorrino não deve ser desprezada.
Quanto ao tempo de uso das medicações, ninguém melhor do que o colega que está lhe acompanhando.
MUITA PAZ!
Olá meu amigo. A sua dúvida é a mesma de muitos pacientes no consultório. Quem implante stent tem que fazer uso de duas medicações que "afinam o sangue". O termo técnico para essas medicações é antiagragantes plaquetários (Ex.: aspirina, clopidogrel). Quem faz uso dessas medicações tem realmente um risco maior de sangramentos. Normalmente, com os stent novos (farmacológicos), o tempo de uso é de 12 meses, mas em algumas situações de sangramento, pode ser retirado antes. Importante retornar ao seu médio para ver essa possibilidade. Tenha um ótimo dia.

Especialistas

Juliana Neves

Juliana Neves

Cardiologista pediátrico

Recife

Agendar uma visita
Marcus Lacativa

Marcus Lacativa

Cardiologista

Rio de Janeiro

Agendar uma visita
Fabricio Leite Pereira

Fabricio Leite Pereira

Cardiologista pediátrico

Recife

Agendar uma visita
Leonardo Celeste Mangili

Leonardo Celeste Mangili

Cardiologista

Maringá

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 75 perguntas sobre Cateterismo Cardíaco
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.