Apos anos de tratamento sem efeito vou precisar fazer a cirurgia de refluxo. Tenho inclusive hernia

3 respostas
Apos anos de tratamento sem efeito vou precisar fazer a cirurgia de refluxo. Tenho inclusive hernia de hiato. Devo procurar um médico velho e experiente ou posso confiar num gastro jovem por estar mais atualizado? Como escolher meu cirurgião?
Você precisa dos dois: experiência e conhecimento atualizado.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Primeiramente, você deverá manter um seguimento com o seu médico gastroenterologista que irá indicar(ou não) o procedimento cirúrgico no caso de doença do refluxo gastro-esofágico.
Quanto à escolha do seu médico, isso irá depender de vários fatores como a empatia, tratamento, confiança, solicitude, capacidade de resolução de problemas, experiência e formação...
Você poderá escolher tanto um médico jovem quanto ao mais velho a depender das características acima. A capacidade não mudará com a idade. A cirurgia é relativamente tranquila. Uma maneira para selecionar seria questionando conhecidos, procurando saber sobre o currículo do seu médico (muitas vezes disponível na sua clínica ou em sites médicos) ou mesmo marcando uma consulta com o profissional para conhecê-lo melhor.

Um abraço.
Procure um cirurgião que fez uma boa faculdade, que fez residência médica, que tem título da sociedade e de preferência esteja linkado com a universidade. E de preferência melhore seu convênio que dê direito a reembolso e daí o senhor escolhe o cirurgião que quiser e não fica na dependência do convênio ter de mandá-lo no profissional que ele quer. A idade em si não importa mas não é bom fazer essa cirurgia com quem tem menos de 10 anos de formado.
A cirurgia de refluxo (cirurgia da hérnia de hiato) é uma cirurgia muito bonita feita por laparoscopia, mas tem risco e precisa ser feita por profissional experiente. Do contrário pode haver problemas e muita incomodação.
A grande questão na indicação da cirurgia é descobrir se é um problema mecânico que daí só a cirurgia resolve ou se há um problema que o estilo de vida resolva.
Se é obesidade o problema do refluxo, daí o problema tem de ser resolvido com perda de peso, não com cirurgia do refluxo. Pense bem. Consulte alguém experiente.

Especialistas

Matheus Canton Assis

Matheus Canton Assis

Especialista em clínica médica

Sinop

Willian Aguiar

Willian Aguiar

Gastroenterologista

Santarém

Gabriela Rezende

Gabriela Rezende

Gastroenterologista

Ponte Nova

Jacob Facuri Neto

Jacob Facuri Neto

Especialista em clínica médica

Goiânia

Christopher Näher

Christopher Näher

Cirurgião geral, Cirurgião do aparelho digestivo

São Paulo

Thaís Carminati Scarton Ramos

Thaís Carminati Scarton Ramos

Gastroenterologista, Médico clínico geral

Linhares

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 433 perguntas sobre Refluxo gastroesofágico (esofagite)
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.