Após a retirada de amígdalas(amigdalectomia) pode haver algum efeito colateral no corpo? Qual a função

3 respostas
Após a retirada de amígdalas(amigdalectomia) pode haver algum efeito colateral no corpo? Qual a função das amígdalas?
Essa dúvida é bastante frequente. Não há redução da imunidade, como as pessoas costumam imaginar. A amígdala é apenas uma das inúmeras estruturas do nosso sistema imunológico. O médico apenas indica a cirurgia quando percebe que ela está prejudicando sua saúde.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
As amígdalas tem a função de proteger o nosso organismo contra agentes patógenos que chegam pela cavidade oral.
Esta função é exercida até os 8 anos de idade aproximadamente.
Porém, mesmo antes ou depois dos 8 anos de idade, quando as amígdalas começam a inflamar repetidamente, o seu tecido responsável pela defesa (tecido linfóide) começa a ser substituído por um tecido cicatricial que não tem mais esta função de defesa, cheio de buraquinhos (criptas amigdalianas) e esses buraquinhos acabam funcionando como pontos de acúmulo de restos alimentares e porta de entrada para novas inflamações das amígdalas.
Nestas situações a retirada das amígdalas não traz nenhuma "sequela" ou déficit imunitário e sim acaba sendo a solução definitiva para acabar com as Amigdalites.
Olá,
as amígdalas ou tonsilas palatinas, assim como a adenóide, são estruturas que contem células responsáveis pela defesa e realizam papel de proteção contra agentes que estão contidos no ar que respiramos e alimentos que comemos. Sendo assim, elas apresentam inflamação diante desses quadros, pois estão em atividade contra estes agentes.
Porém, não há estudos que indiquem que ocorra deficiência da defesa de nosso organismo após a retirada delas.
Existem vários critérios para avaliação de necessidade desta cirurgia a depender do problema que está gerando, seja ele respiratório, dificuldade para engolir, amigdalites de repetição, abscessos e outras. Seguindo os critérios de cada um, haverá benefício com a cirurgia.
Consulte com seu otorrinolaringologista e pergunte se houver outras dúvidas.
Até mais.

Especialistas

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 441 perguntas sobre Amigdalectomia
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.