Após a cirurgia hérnia escrotal o testiculo volta ao normal com qts dias?

2 respostas
Após a cirurgia hérnia escrotal o testiculo volta ao normal com qts dias?
A hérnia escrotal é também conhecida como hérnia inguinal-escrotal, pois o conteúdo da hérnia vai até a região do escroto. Este tipo de hérnia pode ser operado por técnica aberta convencional, por videolaparoscopia e por robótica. Em todas as técnicas, o aspecto do escroto bem cheio desaparece logo após a cirurgia, e o testículo dá impressão que ficou de tamanho normal, mas a razão da melhora do aspecto é que o conteúdo da hérnia escrotal que pode ser volumoso (até alças intestinais) é devolvido para o local correto, ou seja, dentro da barriga e por isto a bolsa testicular volta ao ter aspecto normal. O testiculo não muda de tamanho neste tipo de hérnia e mantém o tamanho normal e posição normal. A recuperação da cirurgia e retorno ao trabalho, depende da técnica empregada e varia de 1 a 2 semanas, sendo que a videolaparoscopia e robotica oferecem a recuperação mais rápida em comparação com a técnica convencional. Para voltar a ter atividades com esforço máximo tipo academia de ginástica e carregar peso, o tempo de recuperação é mais demorado de 2 a 3 meses. Entretanto, tudo isto depende de cada paciente e de seu condicionamento físico. A orientação é genérica, e pode variar de paciente para paciente. Consulte sempre um urologista de confiança que poderá explicar em detalhes após uma consulta bem feita e análise minuciosa dos exames de imagem apropriados.

A hérnia escrotal, também conhecida como hérnia inguinal-escrotal, ocorre quando o conteúdo da hérnia desce até a região do escroto. Após a cirurgia, a aparência do escroto cheio desaparece rapidamente, pois o conteúdo herniário (que pode ser volumoso, como alças intestinais) é reposicionado corretamente dentro do abdome. Isso faz com que a bolsa testicular retorne ao seu aspecto normal. O testículo em si não muda de tamanho e permanece na sua posição original.

A recuperação da cirurgia e o retorno ao trabalho dependem da técnica cirúrgica utilizada. Se a cirurgia foi realizada por videolaparoscopia ou robótica, a recuperação tende a ser mais rápida, geralmente entre 1 a 2 semanas. Já a técnica convencional pode exigir um tempo um pouco maior. Para atividades que exigem esforço físico intenso, como academia de ginástica e levantamento de peso, o tempo de recuperação pode variar de 2 a 3 meses.

Essas são orientações gerais e podem variar de paciente para paciente, dependendo do condicionamento físico e da resposta individual à cirurgia. É essencial seguir as recomendações do seu médico e ter uma consulta detalhada para uma avaliação completa. Um urologista de confiança poderá fornecer orientações personalizadas e esclarecer todas as suas dúvidas com base nos exames de imagem e no seu quadro clínico específico.

Se precisar de mais informações ou tiver outras dúvidas, considere agendar uma teleconsulta. Dessa forma, você pode obter um acompanhamento mais detalhado e esclarecer todas as suas preocupações.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!