Apenas uma curiosidade Certo tempo atrás fiz uma pequena mudança no visual (hoje vejo como MUITO pe

16 respostas
Apenas uma curiosidade
Certo tempo atrás fiz uma pequena mudança no visual (hoje vejo como MUITO pequena), absolutamente ninguém criticou de forma negativa mas eu acabei levando em conta que se não recebi tantos elogios quanto eu era acostumada aquilo estava horrível, internalizei isso e passei uma semana sem conseguir me olhar no espelho direito, sempre chorava, em um episódio isso foi tão forte que eu tive ânsia de vômito em me olhar, ficava arrepiada, tinha nojo de tocar no meu corpo, da roupa que eu vestia, parecia quando se coloca uma roupinha em um gatinho ele não deixa, fica todo arrepiado.
Isso já passou mas fiquei pensando se isso não poderia até acontecer mais vezes, fica aí minha dúvida; a que ponto isso é normal?
Até o ponto em que você deixa de aceitar e assumir quem você realmente é e passa a rejeitar seu corpo, então, desenvolveu-se uma dismorfia corporal. Talvez seja necessário iniciar uma terapia para lidar com as questões que te levaram a esse episódio passado de dismorfia.
Um abraço e fico à disposição.

Olá! Então, pelo que você relatou e com as palavras que você usou, essas questões estão te incomodando e te trazendo um prejuízo a sua saúde mental. Diante disso, o que é dito como anormal simplesmente está no resposta do que você sente como sendo prejuízo a você, na sua percepção de você mesm@, ansiedade, angústia, tristeza, etc.

Pelo que você está contando, têm sido pensamentos preponderante nos últimos tempos e que não estão sendo agradáveis. Logo, recomendo que inicie um processo psicológico, com certeza será de grande valia para você compreender sobre seus pensamentos e a profundidade deles. Estou a disposição! Abraços!

Olá , precisaria de mais conversas com você, para entender bem sua reação a esse evento. É preciso refletir sobre o seu comentário, " não tive muitos elogios como estou acostumada" , então , para você parece ser normal ouvir muitos elogios. . . Parece ter se ressentido por não ter sido "vista" , como queria. A opinião alheia ,positiva, para você é um grande influenciador na sua autoestima. Porém, passar desapercebida parece doer a ponto de se rejeitar, em um nível muito grande. E quando é uma observação negativa a seu respeito, como é sua reação? Essas nuances de respostas suas a determinados eventos dizem como você está em relação ao exterior. Mas o mais importante é avaliar em que momento você se encontra com você mesma.
Um forte abraço!

Aparentemente isso te trouxe um sofrimento imenso, então não é algo banal. Isso pode acontecer novamente a depender da forma que você lida com a validação social. Ser reconhecido pelo outro é importante, mas não a ponto de ficar adoecido diante da ausência disso.
Boa noite! talvez sua pergunta seja no sentido se sentir/pensar isso pode ser sinal de loucura!? E não é,porém demonstra preocupações excessivas com sua aparência e dificuldades com sua auto-estima ficando a merce da opinião dos outros! Isso pode ocorrer em outros momentos que estiver mais "carente" e/ou com outras áreas da sua vida que não sejam apenas a aparencia! Procure por autoconhecimento!
As pessoas tem o poder que a gente dá à elas.
Se você da aos outros o poder de decidir se você está bonita ou feia, magra ou gorda e tantas outras coisas, você fica refém.
A Psicologia Junguiana trabalha no processo de individuação.
Ou seja, de ser quem você é de fato, no seu íntimo, na sua essência. Sem grandes interferências dos outros.
Dando à você o poder sobre a sua vida.
É um trabalho profundo de mudança para te libertar dessas amarras.
Espero ter ajudado.
Caso tenha mais dúvidas e queira conhecer mais sobre a psicologia Junguiana, fique à vontade para entrar em contato comigo.
Um grande abraço!
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 350
Algumas questões se apresentam nesse caso. Por que é necessário receber elogio e se isso não ocorrer, como isso pode afetá-la a ponto de questionar seu corpo? Essas são questões complexas que podem ser resolvidas com a Terapia Cognitiva Comportamental que é mais indicada para essa questão. Mesmo que passado isso, esse quadro pode aparecer em outras lugares de sua vida.
Bom dia
Você deve se perguntar. Até que “devo” agradar aos outros e não a mim? Se persistir, procure um psicólogo para lhe ajudar a valorizar sua estima.
Olá! Pelas poucas informações que vc nos oferece percebo uma necessidade de "uma perfeição estética ". Uma pequena mudança visual não te trouxe críticas, mas tb não HOUVE ELOGIOS como vc está acostumada a receber. Isso me chamou atenção e colabora para os sentimentos e sensações que vc vivenciou após o procedimento estético (disformia). Seria importante um investimento seu para um processo psicoterapêutico afim de elucidar melhor sua autoimagem e sua autoestima . Espero ter lhe respondido. Um abraço.
Olá querida, tudo bem?
Que bom que trouxestes essa questão para discussão, dismorfia é um assunto muito atual e pouco falado.
Para que compreendas melhor vou dar uma breve explicação. Dismorfia pode ter vários tipos, mas geralmente a pessoa que tem sente-se extremamente incomodada com um determinado ponto da sua aparência, como se esse "defeito" ficasse gigante para ela e com uma importância muito maior do que deveria. Isso ocorre normalmente em pacientes obsessivos que tem questões mal resolvidas na autoestima e que quando não tratadas deslocam-se para um aspecto externo, como por exemplo a aparência do nariz. Daí essa pessoa do exemplo inicia um ciclo infinito de tentativa de reparação através de procedimentos estéticos, mas nunca é suficiente, isso porque a verdadeira questão é emocional. Compreende?
Caso tu queiras tratar isso eu fico a disposição. Grande abraço!
Olá! O questionamento não precisa ir pela via do que é normal ou não, mas sim em torno do que nos traz ou não sofrimento. Pelo que traz na sua pergunta essa situação te gerou um grande sofrimento, por isso merece ser cuidado. A forma como lidamos com questões de nosso corpo e aparência podem ser muito intensas e complexas, mesmo quando nos dizem que é algo "pequeno" ou "sem importância". O que você sentiu ou tem medo de voltar a sentir é legítimo e deve ser cuidado e analisado por profissionais capazes e respeitosos. Caso queira me contatar estou a disposição.
Abraço e cuide-se!
Questionar se é ou não normal não faz muita diferença. Agora, caberia indagar o quanto isso é (a) realista, (b) saudável e (c) funcional. Realista no sentido de se essa percepção está exagerada ou não, no quanto você está apenas observando um detalhe em detrimento de um todo, e considerado a parte muito sobressalente sobre o conjunto. Saudável no que tange sobre o que esse tipo de interpretação acarreta em sua vida, te deixa mais alegre e confiante ou insegura e com medo? E Funcional no que diz a respeito de qual objetivo e eficácia disso para você, aonde esse tipo de percepção e sentimentos irá te levar. Todas essas questões são bem importantes de discutir tanto internamente quanto com um Psicólogo.
Até o ponto que te cause prejuízo ou sofrimento. A situação em si pode não se repetir, mas a sua forma de lidar com suas emoções e necessidades não satisfeitas sim. Psicoterapia vai te ajudar a entender melhor sobre suas emoções e a se desenvolver. Abraço.
olá , Como vai?

O que você descreve parece ser uma reação intensa e negativa a uma mudança no visual, que pode ter sido desencadeada pela percepção de não receber tantos elogios quanto esperava. Esse tipo de reação, embora possa ser mais comum em algumas pessoas do que em outras, não é considerado "normal" no sentido de ser saudável ou desejável. Pode indicar uma baixa autoestima, uma sensibilidade excessiva à opinião dos outros ou até mesmo questões mais profundas relacionadas à imagem corporal e à identidade pessoal.

É importante lembrar que a autoestima não deve depender exclusivamente da opinião dos outros ou de elogios externos. Valorizar-se, aceitar-se e amar-se a si mesmo independente do que os outros pensam ou dizem é fundamental para uma saúde mental equilibrada.

Se você se encontrar em uma situação semelhante novamente ou se sentir frequentemente incomodada com sua aparência, é importante buscar apoio emocional de amigos, familiares ou de um profissional de saúde mental. Um psicólogo pode ajudá-la a explorar esses sentimentos, compreender suas origens e desenvolver estratégias para melhorar sua autoestima e lidar com as pressões externas de maneira mais saudável.
Olá, o que você descreveu parece estar relacionado a uma reação emocional a partir de uma percepção negativa de si mesma, que pode ser influenciada por preocupações com a aparência e autocrítica.

Embora todos possam ter momentos de insegurança e preocupações com a aparência, a intensidade e a natureza dos seus sentimentos sugerem que pode haver algo mais profundo acontecendo.

Oriento você procurar apoio de um psicólogo (a) ele (a) pode ajudar a explorar essas emoções e desenvolver estratégias para lidar com a autocrítica e melhorar a sua autoimagem.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 120
O seu relato parece ser um episódio de algo bem maior, que afeta sua autoestima, autoimagem, autovalor, tudo isso.
É preciso investigar o que mais está acontecendo na sua vida e na visão que tem de si mesmo(a).
A psicoterapia pode te ajudar muito.
Estou à disposição.
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 200

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!