Aparentemente tenho refluxo, e nos tempos em que ele ataca e tenho necessidade de expelir aquele "pigarro"

3 respostas
Aparentemente tenho refluxo, e nos tempos em que ele ataca e tenho necessidade de expelir aquele "pigarro" ga garganta, a mesma sempre sangra um pouquinho. Isso é normal?
Se o refluxo ocasiona pigarro temos provavelmente um quadro de refluxo laringoesofágico indicando um refluxo esofagogástrico mais potente que o habitual podendo sim chegar a causar sangramento. No entanto, outras causas devem ser excluídas para este sangramento. Sugiro iniciar a investigação com um médico otorrinlaringologista para descartar outros tipos de lesão que possam causar o sangramento.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
A doença do refluxo gastroesofágico pode ter sintomas típicos como epigastralgia (dor na boca do estômago), eructações (arrotos) ou sialorréia (salivação excessiva). Porém também pode ter sintomas atípicos como asma, disfagia (dificuldade para engolir) e até sangramentos da faringe ou esôfago. De forma geral, se faz necessária a investigação, podendo esta ser iniciada através de uma endoscopia digestiva alta que deverá ser avaliada junto ao seu médico.
Olá, a doença do refluxo gastroesofágico pode ter manifestações extra-esofágicas, que no caso do pigarro, rouquidão, irritação na garganta e tosse seca, são manifestações otorrinolaringológicas. E nesse caso, a doença passa ter o componente de Refluxo Faringo-laríngeo (RFL).
O sangramento na garganta não é normal e deve ser investigado.
O primeiro passo é procurar um médico otorrinolaringologista, para uma avaliação precisa, podendo inclusive ser realizado uma videolaringoscopia para avaliação direta. Esse mesmo procedimento, além de fazer o correto diagnóstico do sangramento, poderá ser sugestivo de RFL.
Nesse caso, o próprio médico otorrino o encaminhará para avaliação de um gastroenterolgista.
Para o diagnóstico de certeza de RFL é necessário a realização da pHmetria esofágica de dois canais, que é um exame simples, porém um pouco desconfortável, pois necessita passar uma sonda pelo nariz e posicioná-la no esôfago para a medida direta dos episódios de refluxo ácido. Boa sorte.

Especialistas

Edmar Silva de Araújo Júnior

Edmar Silva de Araújo Júnior

Gastroenterologista

Uberlândia

Luís Fernando Faitta

Luís Fernando Faitta

Especialista em clínica médica

Cuiabá

Thais Tomé de Souza

Thais Tomé de Souza

Gastroenterologista

Rio de Janeiro

Thaís Carminati Scarton Ramos

Thaís Carminati Scarton Ramos

Gastroenterologista, Médico clínico geral

Linhares

Jean Clever Bido Cesário

Jean Clever Bido Cesário

Cirurgião do aparelho digestivo

Porto Ferreira

Thiago Cezar Rocha Azevedo

Thiago Cezar Rocha Azevedo

Médico clínico geral

Recife

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 433 perguntas sobre Refluxo gastroesofágico (esofagite)
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.