Aos 18 anos recebi o diagnostico de transtorno de déficit de atenção sem hiperatividade e hoje com

13 respostas
Aos 18 anos recebi o diagnostico de transtorno de déficit de atenção sem hiperatividade e hoje com 25 anos também sofro de depressão e insonia. No passar dos anos tentei Ritalina, Ritalina LA, Concerta, Venvanse e não tive sucesso com nenhum. Existem outras opções de medicamento no brasil?
É indiscutível o auxílio farmacológico prestado nos casos de TDA com ou sem hiperatividade. Contudo, os resultados se tornam ainda melhores quando acompanhados de suporte Psicoterapêutico.

Um terapeuta cognitivo comportamental através de um plano de tratamento bem definido poderá desenvolver com você estratégias de mudança de comportamento onde os medicamentos poderão vir a atuar apenas como um suporte. A ação conjunta certamente irá lhe proporcionar maior bem estar e resultados perceptivelmente mais eficazes.

Numa palestra publica um famoso psiquiatra da Bahia declarou que remedios nao curam conflitos. A Psicoterapia tem excelentes contribuicoes. Sabemos que cada ciencia contribui.
Olá!
Fazer uma terapia, através de uma abordagem com a qual você se identifique, é fundamental...Situações TRAUMÁTICAS podem gerar TRANSTORNO do ESTRESSE PÓS TRAUMÁTICO que causa sintomas que muitas vezes se confundem com TDAH...ainda que o trauma seja de longa data...
Caso isso te faça algum sentido, procure um Terapeuta que atenda pela abordagem da Experiência Somática (S.E), pois ele é especializado em psicotraumatologia (traumas emocionais).

Te sugiro que leia o livro da Ana Beatriz Barbosa: "Mentes Inquietas"!

Bom tratamento,
Att,

Roberta Lima
Você fez uso de medicação associado a Psicoterapia?
Hoje o mais indicado é a terapia comportamental.
Nem apenas um, nem apenas outro. É necessário fazer terapia e ter acompanhamento psiquiátrico
O transtorno de Déficit de atenção e hiperatividade tem dois tipos característicos: 1) o tipo hiperativo ou impulsivo, e; 2) o tipo desatento. O tipo hiperativo é mais comum no genêro masculino e nem sempre ocasiona perda na capacidade cognitiva ou na capacidade de aprendizagem. O tipo desatento é mais comum no genero feminino. A Ritalina 10mg ou a Ritalina LA ou o Concerta são medicamentos psicoestimulantes que devem ser descontinuados em determinados períodos para que seu efeito psicofarmacológico não seja anulado. Estes medicamentos prescritos por psiquiatras não curam o TDAH mas atenuam seus sintomas afim de tornar a pessoa mais funcional em sua vida e com menor sofrimento. Caso seu diagnóstico de Transtorno de déficit de atenção esteja de fato correto é aconselhável a procura de um neuropsicólogo que irá utilizar de técnicas eficazes capazes de auxiliá-la (lo) a ter uma vida com maior qualidade. À sua disposiçao para maiores esclarecimentos espero tê-la ajudado (a). Um abraço! Sa
Concordo com o Dr Ricardo B. Marques, A psicoterapia pode realmente ajudar; as vezes muito mais do que somente o tratamento com fármacos. Procure um Psicanalista clínico que esteja preparado para atender suas queixas e que saiba conciliar o tratamento Analítico com o tratamento medicamentoso.
Faça uma avaliação neuropsicológica para confirmar este diagnostico e seguido de uma terapia o ajudará a controlar seus comportamentos para experencia-los e vivência-los no aqui-agora. É importante a equipe multidiciplinar
Át.
Monica Araújo
Olá, recomendo que busque a avaliação e tratamento de um Psicólogo o mais rápido possível, assim você terá uma segunda opinião para confirmar ou não seu diagnóstico. Caso seja confirmado, o Psicólogo desenvolverá um plano de tratamento que poderá te trazer diversos benefícios. Evite acreditar que as causas de seu sofrimento sejam exclusivamente internas, pois tal viés não tem embasamento científico.

Abraço!

Psicólogo Derek Kupski Gomes
CRP:08/18317
Primeiro é preciso confirmar se seu problema é realmente TDA - a proporção de diagnósticos equivocados é muito grande. Caso se confirme, precisa considerar que não é indicado, em nenhuma hipótese, o tratamento apenas medicamentoso para TDA ou TDAH, pois a medicação não resolve o problema, o máximo que pode fazer, e isso somente em alguns casos, é aliviar sintomas. É regra bem estabelecida que o tratamento seja essencialmente psicoterápico, de preferência com ênfase em TCC, mas de preferência numa abordagem ainda mais sistêmica e integrada. Há diversas situações que provocam déficit de atenção e que não estão relacionadas com o transtorno propriamente dito. Por exemplo, o estresse crônico e a ansiedade são causas bem conhecidas de déficit/memória, depressão e insônia, envolvendo mecanismos de exaustão das supra-renais, excesso de cortisol, atrofia do hipocampo, etc. Nesse caso, precisaria de uma boa psicoterapia sistêmica, apoiada por treino de atenção, memória e controle de ansiedade.
Eu recomendo que você marque uma consulta terapêutica uma avaliação mais detalhada vc terá condições de seguir um tratamento mais especifico...
Acho que o primeiro passo é rever o diagnóstico. Você tomou ótimas medicações e não deu resultado. Precisaria saber as doses e tempo de uso das medicações, para ver se fez o tratamento adequado. Procure um psiquiatra para rever seu tratamento e avaliar melhor a conduta mais correta. Investigaria melhor sintomas ansiosos e depressivos e os trataria também, assim como a insônia.
Atividades artisticas que lhe dão prazer e que, ao mesmo tempo, possam te ajudar a desenvolver recursos próprios na direção de um ganho de autonomia, aliadas a terapia psicanalitica, podem sem um caminho a se levedado em consideração.
Olá. Você já considerou outra alternativa que não os medicamentos? Se essa via tem falhado, pode ser um sinal de que um tratamento que possa funcionar seja de outra ordem. Procurar um psicanalista ou psicólogo para uma conversa inicial pode ser uma boa opção.