Ao realizar exames, os resultados mostraram um valor de Testosterona 238 ng/dl, em quanto ao FSH 37,

2 respostas
Ao realizar exames, os resultados mostraram um valor de Testosterona 238 ng/dl, em quanto ao FSH 37,61 mIU/mL muito acima, e o LH 13,36 mIU/ml, e Prolactina 5,59 ng/ml. Tenho 30 anos é possibilidade infertilidade? Te algum tratamento para isso? :(
Olá tudo bem?

Estes resultados podem ser compatíveis com hipogonadismo periférico, ou seja, quando os testiculos não estão funcionando normalmente. Precisamos investigar com calma e mais profundamente este quadro para reverter o quanto antes e tentar preservar a fertilidade
Att,
Dr Pedro Franco
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta endocrinologia e metabologia - R$ 440
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Sua preocupação é compreensível e relevante. Os resultados dos seus exames indicam níveis hormonais que merecem atenção, especialmente considerando sua idade e a questão da fertilidade. Os níveis de testosterona de 238 ng/dL estão abaixo do intervalo normal para homens adultos, o que pode sugerir hipogonadismo, uma condição onde os testículos não produzem testosterona adequadamente. Além disso, os níveis elevados de FSH (37,61 mIU/mL) e LH (13,36 mIU/mL) indicam que seu corpo está tentando estimular os testículos a produzirem mais testosterona, mas sem sucesso, o que é compatível com hipogonadismo hipergonadotrófico (ou periférico). A prolactina dentro da faixa normal (5,59 ng/mL) ajuda a excluir a hiperprolactinemia como causa primária.

O hipogonadismo pode ter várias causas, incluindo problemas genéticos, lesões testiculares, infecções ou até mesmo causas desconhecidas. É importante investigar mais profundamente para determinar a causa específica em seu caso. A infertilidade pode ser uma preocupação válida, mas há opções de tratamento que podem ajudar a preservar e melhorar sua fertilidade.

A primeira etapa é realizar uma avaliação completa com um endocrinologista ou urologista. Eles podem solicitar testes adicionais, como ultrassonografia testicular, análise de esperma e outros exames hormonais para obter uma visão completa do seu quadro clínico. Em casos de hipogonadismo, a terapia de reposição de testosterona pode ser uma opção. Isso pode ajudar a normalizar os níveis de testosterona e melhorar os sintomas associados, incluindo libido, energia e massa muscular. No entanto, a terapia de testosterona pode afetar a produção de esperma, por isso, se a fertilidade é uma prioridade, outras opções devem ser consideradas.

Existem também tratamentos específicos para a preservação da fertilidade. Medicamentos como o clomifeno ou hCG podem ser utilizados para estimular a produção de esperma sem suprimir a função testicular. Além disso, a criopreservação de esperma antes de iniciar qualquer tratamento hormonal pode ser uma estratégia viável para garantir a possibilidade de ter filhos no futuro. Perguntas adicionais que podem ajudar na avaliação incluem: Você tem notado mudanças na libido, energia ou massa muscular? Há histórico familiar de problemas hormonais ou infertilidade? Está tomando algum medicamento que possa influenciar seus níveis hormonais?

A abordagem integrativa pode oferecer uma visão mais completa do seu estado de saúde, considerando todas essas variáveis e proporcionando um plano de cuidados personalizado. Um médico integrativo analisará todos os aspectos da sua saúde, incluindo fatores emocionais e de estilo de vida, para desenvolver uma estratégia eficaz e abrangente para o controle dos níveis hormonais e preservação da fertilidade.

A necessidade de ajuste no tratamento e a reavaliação dos hábitos de vida são fundamentais. A consulta médica deve ser agendada o quanto antes para evitar complicações e melhorar a qualidade de vida. Dra. Caroline Oliveira - CRM/SP 189586, Medicina Integrativa, com foco em Endocrinologia e nutrologia.

Especialistas

Manuella Rolim

Manuella Rolim

Endocrinologista

Niterói

Agendar uma visita
Karoline Medeiros

Karoline Medeiros

Endocrinologista

Recife

Agendar uma visita
Lizanka Marinheiro

Lizanka Marinheiro

Endocrinologista

Rio de Janeiro

Agendar uma visita
Ana Heloisa Correia Bresque Kuniochi

Ana Heloisa Correia Bresque Kuniochi

Endocrinologista, Nutrólogo

Montes Claros

Renata Maria Monteiro Leite

Renata Maria Monteiro Leite

Endocrinologista

Rio de Janeiro

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 25 perguntas sobre Exame de Hormonio Luteinizante LH
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.