Ao ler textos extensos, me perco ao final das linhas, pulando-as. É difícil identificar erros de grafia

22 respostas
Ao ler textos extensos, me perco ao final das linhas, pulando-as. É difícil identificar erros de grafia e troco palavras como "correto" e "concreto". Tenho dificuldade em me concentrar, escutar música alta ajuda. Que doença posso ter? E que tipo de profissional devo procurar.
 Vanessa dos Santos Ferreira
Psicólogo
São Bernardo do Campo
Olá a falta de diagnósticos e percepção desses distúrbios neurológicos na infância, (dislexia e/ou déficit de atenção) podem ocasionar problemas de concentração e aprendizagem na vida adulta, sugiro que procure um neurologista, e junto com um psicólogo, inicie um tratamento para ajudá-lo nessas questões, além disso a depressão também pode colaborar com essas dificuldades que vem apresentando, qualquer dúvida estou a disposição.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
 Vanessa Limoeiro
Fonoaudiólogo
Rio de Janeiro
É importante fazer uma avaliação (de preferência) multidisciplinar, ou seja, com um médico, fonoaudiólogo e psicólogo.

Se o que percebe te causa prejuízo seja na escola, trabalho ou na vida pessoal é importante que busque ajuda.


Espero ter ajudado.
Abraço
Um Diagnóstico assertivo precisaria de uma avaliação de um neurologista e/ou neuropsicólogo.
As características que você descreve podem remeter a um deficit de Atenção, as trocas sugerem dislexia.
Contudo, volto enfatizar é necessária uma avaliação de um profissional especializado em questões de aprendizagem.
Fico a disposição.
 Cláudia Bispo
Psicólogo
Salvador
Olá!
Perceber essas dificuldades já é um grande diferencial! O próximo passo é buscar um profissional para passar por uma avaliação neuropsicológica a fim de levantar hipótese diagnóstica de acordo com o quadro sintomatológico apresentado. Este profissional também lhe indicará quais encaminhamentos mais deve fazer para iniciar um tratamento adequado.
Espero ter ajudado. Estou à disposição!
Dra. Gabriela Vieira de Abreu
Psicólogo, Psicanalista
Vitória
Olá! Os sintomas que você descreve: dificuldade com grafia, troca de palavras e falta de concentração podem estar relacionados com certas doenças e/ou com um momento da sua vida. Se essa situação está te causando transtornos e te incomodando o mais indicado é você recorrer a um profissional especializado. Como um psicólogo ou um neurologista. Aí sim será possível identificar o que está te propiciando esses sintomas e começar a realizar um tratamento. Espero ter ajudado!
Dr. Daniel Rodrigues Cavalcante
Psicólogo
São Paulo
A dificuldade de concentração e troca de letras podem indicar muitas disfunções possíveis, desde estresse até problemas neurológicos, auditivos ou de visão. Uma avaliação médica pode indicar quais as fontes desses problemas. No caso de estresse, o psicólogo pode te ajudar muito para organizar sua vida e encontrar formas de lidar com os momentos estressantes. O neurologista, oftalmologista e o otorrinolaringologista podem verificar a saúde de sua audição, visão e processamento, enquanto o fonoaudiólogo pode te ajudar se detectada alguma alteração de audição ou de processamento de palavras. O psicopedagogo pode te ajudar a adaptar-se para estudar melhor.
Reconhecer essa dificuldade e buscar ajuda profissional já é um grande começo, sugiro que você busque um fonoaudiólogo e um tratamento Psicológico, um cuidará do déficit de aprendizagem e o outro possivelmente cuidará da auto estima, espero que tenha lhe ajudado.
Estou a disposição
Abraço
Vera Pelizzari
Prof. Damaris Braz
Psicopedagogo
Hortolândia
Você descreve claramente um perfil de dislexia, procure um bom fonodiólogo especialista em alfabetização que e quem pode lhe dar um diagnostico preciso nessa questão de fonema/grafema. A partir dai uma psicopedagoga que é o especialista em dificuldades de aprendizagem, fará as intervenções para que você tenha um aproveitamento melhor na leitura e na escrita.
 Isabel Vieira
Psicólogo
Porto Alegre
Bom dia. Uma avaliação multiprofissional seria p ideal para entender tuas necessidades de tratamento. Mas, se optar por iniciar por um profissional sugiro que você procure um fonodiólogo que irá te auxiliar no diagnóstico e te ajudar a identificar quais profissionais possam te acompanhar. um abraço
 Gabriel Bernardi
Psicólogo, Psicanalista
São Leopoldo
Olá. Hoje em dia há uma tendência a rotular como doença o que podem ser defesas que o psiquismo encontrou para lidar com fatores de estresse. Meu conselho seria sondar primeiro a sua rotina e buscar o que desencadeia essa espécie de ânsia por "devorar" textos, "comendo" palavras e "mastigando" com pressa outras. Um psicólogo seria a indicação, alguém que vai lhe ajudar a avaliar o caso e mesmo indicar para outros profissionais, percebendo a necessidade de buscar causas orgânicas para o seu sofrimento. Vale lembrar que os sintomas são uma espécie de formação de compromisso: é o que melhor seu psiquismo encontrou para resolver algo que você, conscientemente, não estava percebendo ou dando conta. Apenas retirar o sintoma não resolveria a causa do sofrimento. Isso demanda um trabalho terapêutico de maior duração. Espero ter auxiliado. Abraço!
 Lilian Beatriz Zucca
Psicólogo, Psicanalista
Caraguatatuba
CONCORDO com o que postou o Dr. Gabriel. Possivelmente uma situação de estresse prolongado ou uma grande ansiedade faz com que você cometa esses erros de leitura e escrita. Recomendo porém avaliar a sua saúde física , e consultar também uma fonoaudióloga para ver se, além do estresse, você apresenta algum tipo de dislexia.
Feito isso, acho que um Psicólogo poderá lhe ajudar para entender melhor as causas do estresse e como você está lidando com sua vida no dia a dia.
 Eliane Pereira Mello
Psicólogo
São Paulo
Essa queixa atual deve ser melhor investigada para saber desde quando você apresenta essas dificuldades, qual a intensidade e frequência. Uma avaliação neuropsicológica completa pode avaliar as funções cognitivas e questões emocionais que podem estar atreladas à queixa. A partir dos resultados fica mais fácil indicar quais os profissionais adequados para um acompanhamento/tratamento. Fico à disposição
 Cleide Marchiotti
Psicólogo, Psicanalista
Maringá
Ola! Todas as possibilidades físicas devem ser excluídas. Procure por um neurologista para descartar essa possibilidade. Descartando, o próximo passo seria um profissional fonoaudiólogo e também um profissional da psicologia, pois pode estar relacionado com problemas emocionais.
Dra. Ionice Neves
Psicólogo
Belo Horizonte
olá! Penso que as causas orgânicas devem ser consideradas. Um diagnóstico diferencial deve ser pensado. As causas podem ser múltiplas: Acuidade visual, desatenção, cansaço, dislexia. Procure um neurologista para afastar causas orgânicas, ele irá direcioná-lo para o profissional mais indicado, que pode ser: fonoaudiólogo, psicólogo ou mesmo um oftalmologista. Lembre que um transtorno pode gerar outro: a ansiedade, por exemplo, pode ser fruto da dislexia.
Abraços!
Dra. Valeria Abatemarco
Psicólogo, Psicanalista
São Paulo
Pode ser dislexia? Pode! Pode ser TDAH? Pode ! Pode ser transtorno severo de ansiedade? Pode. O principal é que procure um bom psicodiagnóstico de equipe multidisciplinar, psicólogo, neurologista, fonoaudiólogo, psicopedagogos. Juntos darão um diagnóstico e início de seu tratamento! Abraço
Não necessariamente você possui uma doença, mas uma avaliação pode ser feita por um profissional de saúde.
 Josué Wesley Marques Silva
Psicólogo
Brasília
Procure um Neuropsicólogo, vai lhe ajudar a investigar esses sintomas, podem estar associados a um quadro de Tdah, porém, a ajuda de um profissional será útil no seu processo emocional.
Dra. Amanda Pool
Psicólogo
Curitiba
Olá! Busque um Neuropsicólogo e solicite uma Avaliação Neuropsicológica.
Com a avaliação neuropsicológica pode-se compreender quais funções cognitivas estão prejudicadas, e estão causando os sintomas descritos por você.

Após esta avaliação, juntamente com um neurologista e outras especialidades que serão apontadas na avaliação, poderá ter um diagnóstico e os possíveis tratamentos, sejam eles com fármacos ou terapias e estimulação cognitiva.

Espero ter ajudado, e um forte abraço!
Olá. Procure um neuropsicólogo, não é tão simples fechar um diagnóstico assim e muito menos por aqui. O profissional fará uma avaliação mais precisa. Atenciosamente
Procure um psicólogo cognitivo comportamental para ter objetividade no tratamento. Focal em suas dificuldades. Não é possível lhe informar com poucas informações
 Letícia de Paulo
Psicólogo
Belo Horizonte
Olá! Primeiramente um neuropsicólogo para avaliação clínica e as condições necessárias. Um abraço!
Olá, procure a ajuda de um profissional em psicologia para ponderar os pensamentos e identificar os gatilhos.

Especialistas

Tainá Marcinichen

Tainá Marcinichen

Psicólogo

Rio de Janeiro

Agendar uma visita
Mariana Barroso Scaldini

Mariana Barroso Scaldini

Otorrino

Barbacena

Karita   Siberia

Karita Siberia

Psicopedagogo

Aparecida de Goiânia

Agendar uma visita
Leandro Morioka

Leandro Morioka

Otorrino

Jataí

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 9 perguntas sobre Terapia para dificuldades de aprendizagem
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.